quarta-feira, 2 de junho de 2010

INCLUSÃO DIGITAL.


Sempre que eu acesso a internet fico encantado com as maravilhas que a tecnologia pode nos proporcionar, seria praticamente dizer que antes tudo eram trevas e agora estamos na luz. A primeira vez que ouvi falar de internet devo dizer que nem acreditava na realidade do que estavam falando. E muito menos imaginava que o acesso a essa tecnologia fosse tão amplamente difundido e dissiminado.

O tempo foi passando, novos equipamentos e mais rapidez e com isso tudo, as redes de relacionamento foram se ampliando. Em paralelo a essa tecnologia veio o que eu chamo de "inclusão digital".

Hoje em dia ter um telefone celular é um fato corriqueiro, todas as familias das mais humildes as mais ricas têm aparelhos de celular e aparelhos de DVD, computadores. Mas as máquinas fotográficas em especial facilitaram a exposição das pessoas, de suas familias, de suas casas, de seus corpos!

Essa inclusão foi muito rápida, mais rápida do que a capacidade das pessoas de criarem um senso crítico de quanto e de qual modo devereriam se expor. Hoje, nos sites de relacionamentos as pessoas colocam fotos suas em trajes íntimos, semi nuas, quando não... totalmente nuas! Fazendo caras e bocas, quando não... fazendo sexo!

Muitas fotos que vejo consigo perceber que na hora, a pessoa está cheia de boas inteções, mas logo caem no mundo virtual e ai, ninguém consegue mais controlar. Não existe um código de ética de uso e exposição da imagem, assim todos fazem da maneira que querem. Somente com o tempo, esses limites serão criados. E até lá.....




Vamos nos deparando com fotos como estas. Pobre coitadas!

15 comentários:

Robson Schneider disse...

Isso é fato Marcos.Mas penso que bom senso é algo que nem todo mundo tem e independe de tecnologia viu?
Grande Abraço

BAU DO FAEL disse...

o pior são as velhas que se expõe...no blog da PGA, que ñão sei pq está fora do ar, muitas tias apareciam desse jeito que vc mencionou, semi nuas, ou nuas...

Fechamento dos bingos + inclusão digital + TekPix em 24 x R$ 45,00...da nisso que vemos a cima.

abração.

Anônimo disse...

Marcos, este assunto é tão constante,porém, atinge, ainda, um público muito restrito. A tecnologia é tentadora, sedutora e as pessoas vêem que podem sim serem o centro das atenções, e nesta gama de desejos, esquecem do bom senso e das consequências. Já tive que pedir a familiares para tirarem fotos minhas de seus álbuns, justamente por não me ver enquadrado nos assuntos daqueles álguns.

Por isso que as pessoas não dão muito valor ainda aos blogs como deveriam, pois como diz o ditado: "Uma imagem vale mais do que mil palavras..." É, dá trabalho ler, melhor fotografar só, que tá bom! Cada cabeça, uma sentença. Prefiro ter um blog...rsss

Abraço.
Marcelo.

Cris Medeiros disse...

Nossa! Eu percebo a mesma coisa! Gente colocando seu número de telefone nos sites, se expondo de todas as formas. Eu acho que sua privacidade e o bom senso tem que vir em primeiro lugar. Mas muitos não tão nem aí...

Beijocas

Lobo disse...

Ética e bom senso são dois valores tão em falta ultimamente...

Inclusão digital é uma coisa meio complicada... ao mesmo tempo que a intenção de proporcionar acesso a todos é muito nobre, é como você disse, o bom senso e a ética não caminham juntos... e ai já viu. Nem digo só nas classes mais baixas... o que tem de paty piriguete caindo na net também...

Abração Marcos!

Madame Mim disse...

Olá,
O problema esta relacionado também com a mídia, que ensina que mulheres belas e bem sucedidas, são aquelas que mostram o corpo, que rebolam bem e que fazem cara de "vem que eu faço sexo gostoso baby". Porque o sexo também vende, porque para se tornarem "top" elas competem até no numero de homens abatidos!

São bombardiadas diariamente nos programas de TV...e assim tentam copiar e infelizmente não percebem o quanto estão se expondo ao ridículo...É lamentável meu amigo, mas é a industria do pão e circo e suas aberrações!

Bjs e ótimo feriado para vcs!

Francisco disse...

Fecho com o Marcelo aí em cima.
Também prefiro meu blog. Vejo no Orkut, principalmente, pessoas que escrevem duas ou tres palavras, e enchem de fotos sensuais com o objetivo de enlouquecer o "eleitorado".
E como diz o Lobo Cinzento, isso não acontece só nas classes mais baixas, não! É questão de formação...ou de objetivos!
Um abração!

Edilson Cravo disse...

Realmente as pessoas precisam pensar no grau de exposição que elas se sujeitam, pois como vc disse a inclusão digital está aí - rs. Tudo de bom, querido. Abraços

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Lembro que na minha adolescência me correspondia com pessoas do mundo inteiro, brasileiros e portugueses. As cartas demoravam...
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom feriadão para você.
Saudações Educacionais !

Três Egos disse...

eu tenho vergonha alheia, fato!!! rsrsrs

e fique tranquilo, eu nao postei tdas aquelas frases ´para serem lidas ao pé da letra. apenas uma consulta! rs

abraço!

Atitude: substantivo feminino. disse...

Caralho, que visão do inferno.
Mas é assim mesmo...liberdade é isso e falta de educação também.
Uma vez li uma frase que dizia: a tecnologia une os distantes e afasta os próximos. Acho que é verdade.
Nos vemos tão próximos de uma realidade que nem sempre é a nossa que nos assustamos de vez em quando.
Esse tipo de foto por exemplo me constrange. Fico com vergonha de mim mesma, sabe. Tipo..poderia ser uma tia minha...mas ainda bem que não é!
Não dá para ter tecnologia sem cultura, sem educação.

Anônimo disse...

Olá Marcos, antes de mais nada, muito obrigada pelo seu comentário e pela sua visita no meu blog! Volte sempre! A internet é , sem dúvida alguma, uma ferramenta indispensável hoje em dia. Mas é importante nunca esquecermos que , assim como a televisão, temos sempre a opção de escolhermos o que queremos ver e ouvir, e , especificamente na internet, compartilhar. É um espaço sem regras e censuras. Um universo irresistivelmente sedutor. A prudência e atenção é dobrada para quem tem filhos adolescentes ou ainda crianças. Devemos sempre pedir discernimento a Deus em tudo o que fizermos. Um grande abraço amigo. Com carinho, DIlma.

Mulher de Fases disse...

É Marcos...a tecnologia só veio agregar mais 'poder' a essas pessoas tão sem noção.
Uma lástima nos depararmos com coisas desse tipo.
Abços

Flávia Batista disse...

Oi Marcos!!!
ótimo post! na verdade, acho que esse limite nunca existirá. A internet é um territporio sem limites. Acho muito dificil ter controle sobre ele... agora é incrível como as pssoas tem uma mania de se expor, né? sempre penso que essa galera que aparece pelada na internet não foi parar ali inocentemente. Ok! vc pode não ter nada a ver com apostagem da foto em um site qualquer, mas a partir do momento que vc topa se deixar fotografar em momentos de intimidade, tem que estar certo de que isso poderá acontecer...

bjss

She disse...

Afff! Beijo, beijo!
She

Postar um comentário

pitaqueiros