terça-feira, 15 de junho de 2010

Trem da Morte VI - CHOLAS


Já na estação de trem percebemos que estávamos em uma cidade grande. Nosso destino seria um dormitório de estudantes metodistas na cidade de La Paz. Eu precisava chegar lá logo, pois estava me sentindo um banquete para as pulgas. Elas estavam comendo melhor do que eu! No caminho, paramos para tomar café da manhã.

O lugar era simples e pedimos café com leite, pão e manteiga. O frio que estava fazendo era algo fora da nossa realidade de Brasileiro. Eu já tinha comprado um gorro e uma “chompa” que é uma malha feita de lã de Lhama, muito quente e apropriada para aquele clima. A garçonete chegou com aquele café com leite quente e cremoso. Devo confessar que aquele café com leite persegue meus pensamentos desde então. Simplesmente divino e maravilhoso! Eu e meus amigos seguimos para o albergue.

Logo nos instalamos em um pequeno quarto com beliches e então começou meu plano para eliminar as pulgas que estavam se banqueteando. Peguei um saco plástico com minha toalha de banho e segui rumo ao banheiro.

O banheiro era enorme, todo branco, um cenário de filme de cientista dos anos 50, e ai dei início ao meu plano. Comecei um “strip tease”. Explico, fui tirando peça por peça de roupa. E conforme eu ia tirando as peças eu batia aquela roupa na parede ou pia com toda força e enfiava dentro do saco plástico. Fiz isso até ficar totalmente nu! E entrei no banho, foi quando descobri que o chuveiro estava queimado! A temperatura devia de ser de uns 3 graus C. Tomei o banho mais frio da minha vida e voltei ao quarto somente enrolado na toalha. Bem, no final valeu a pena pois me livrei das malditas.

Andando por La Paz você tem duas opções, ou você sobe muito ou você desce muito. Pegamos uma avenida e começamos a subir. Muitos vendedores ambulantes na rua vendendo os mais diversos tipos de produtos. As cholas(os) (que são os índios andinos), usam aquelas saias coloridas e os chapéus coco, realmente eles fazem uma figura muito típica e vendem muitas coisas, mas o interessante é que ninguém (pelo menos naquela época) pedia esmolas na rua. A pobreza era tão equivalente a todos que não visualizamos tantos as desproporções.



Ao chegar ao alto daquela rua muito íngreme demos de cara com um rapaz segurando um papel com umas 10 agulhas de costura espetadas na cartela. Ele estava vendendo aquelas agulhas! Por conta dessa cena, eu e meus amigos ficamos nos perguntando, será que alguém que está lá embaixo e precisa costurar, se sujeita a subir toda aquela ladeira só para comprar a agulha do cara? Será que vendendo aquelas agulhas ele faz dinheiro suficiente para se manter! Essa seria somente uma das diversas pessoas que encontramos e nos fizemos a mesma pergunta.

Quando voltávamos para o albergue paramos em uma fabrica de chocolate e comemos chocolates recheados com pasta de amendoin, delicioso. Fizemos alguns passeios e fomos ao “Vale de La Luna” muito legal que parece o solo lunar!

Ficamos alguns dias em La Paz, próxima parada seria Copacabana as margens do Lago Titicaca, onde cruzaríamos a fronteira com o Peru, não sem antes colocar nossas vidas em risco de morte. (continua)

14 comentários:

BAU DO FAEL disse...

rs rs rs...vc contando sobre as agulhas me fez lembrar aquele seu amigo que comprou um container de termometros pra vender nas ruas, achando que ia ficar rico....rs rs rs...

vc ta no luxo nessa parada aí, pq até chocolate comeu.

abração

Cris Medeiros disse...

Bem essa parte foi mais light... rs... Exceto a parte de tomar banho frio com a temperatura em 3 graus... rs... Mas me deu menos agonia... rs

Beijocas

A Pimentiinha disse...

eu morria suja e pulguenta! FATO!
Tenho pele de lady. Ela não suporta água mto fria tampouco mto quente! (fresca!)
kkkkkkkkk
Mermããão... ainda bem que tu tá contando isso agora, prêu poder ficar sabendo o que NÃO fazer e pra onde NÃO ir qdo for pra essas bandas!!!
Logo apareço lá em Santa Cruz de la Sierra... Tenho uma ruuuma de amigos por lá (foram fazer medicina! aff) e já sei pra onde não me aventurar! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


xêro grande!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

banho frio ... aff ... apesar de tudo, cada vez mais curioso em me aventurar um pouco por estas bandas ...

bjux

;-)

Madame Mim disse...

Oiee
Não sei como aguentou depois de ter comido tantos Charges ainda comer o chocolate boliviano...Aff

Banho frioooooooo???
Odeio ao quadrado, só de pensar...

Ah já sei vc inventou: O LIMITE!!!

Bjs

Madame Mim disse...

Ah quando abro seu blog, o meu não aparece na sua lista...por isso perguntei...
No meu tá tudo certo!
Vc sempre na minha...
Bjs

Flávia Batista disse...

Marcos... até que esse foi mais light. Nem fiquei tão tensa quanto no outros, mas acho que no próximo a tensão volta, né?!
heheheehehehheheh

Adorei o novo layout, viu?!

bjss

Lobo disse...

Isso me lembra Friburgo, no inverno, com o aquecedora gás desligado... ahauahauahu. E o método de se livrar das pulgas foi bem inovador... o que funciona, funciona! XD

Mas risco de morte! Gente, minhas histórias são fichinha! Tô muito curioso.

E o layout novo ficou MUITO legal. Adorei esses efeitos de gotas.

Abração Marcos!

Anna Vitória disse...

Meu Deus, tô acompanhando a saga sim, e muito impressionada com a tua coragem!
Não sei é porque eu "já nasci velha", como meus amigos dizem, mas acho que nunca terei esse espírito aventureiro encara-qualquer-coisa pra sair por aí me aventurando, pro que der e vier. E o irônico disso é que eu acho toda essa coisa o máximo! Pulgas, ladeiras, cordilheira dos Andes, muito incrível mesmo!
Beijo!

She disse...

Ihhhhh tudo novo por aqui, adorei!
Depois volto pra continuar as minhas leituras por aqui, beijo, beijo!
She

Italian Stallion disse...

Como sempre muito esperto! Eu não pensaria nunca na idéia do saco...

ps: Pra quem ve esse centro de Campinas todos os dias e já acha tudo muito TENSO, imagina por lá?? a um 26, 27 anos atrás?

;)

Atitude: substantivo feminino. disse...

Vou começar a ler tudo desde esse ponto que foi onde parei...mas primeiro, interrompo o post para perguntar cadê o bihinho do pitaco????? Como assim vc tirou? Consultou seu público? Fez pesquisa? Exijo uma satisfação como cliente.
Ficou legal assim...meio frio, meio box, meio gotas frias no box...mas vc precisa arrumar outro bicho daqueles!

Luiza disse...

Que demaais !

eu nao consigo imaginar que voce vivenciou tudo isso mesmo !

She disse...

Ah esses seus posts estão demais, muito bom mesmo! A cada segundo uma aventura diferenciada, show! Bjo, bjo!
She

Postar um comentário

pitaqueiros