segunda-feira, 31 de maio de 2010

PROGRAMÃO!


Quando o meu amigo Marco sugeriu uma noite diferente em sua chácara no Pico das Cabras, nem pensei duas vezes, pois quando se é jovem, você precisa ficar criando programas para ocupar as 7 noites da semana, pois uma coisa que eu era... pode-se chamar "rueiro".

O caso era o seguinte, próximo a campinas, num distrito chamado Joaquim Egídio existe o observatório de Capricórnio. É uma região bem alta e fria e o mesmo foi inaugurado em 15 de janeiro de 1977 e foi o primeiro Observatório Municipal do País, conhecido como Pico da Cabras. Desde o seu início o Observatório desenvolve um trabalho permanente com o público em geral, e em particular com estudantes, levando o conhecimento astronômico ao maior número possível de pessoas. Suas ações abrangem atividades educativas, de divulgação e pesquisa astrônomica.

Mas para nós seria uma noite fria, regada a muita cerveja, e batatas inglesas assadas em uma bela fogueira que iríamos fazer. Seis casais conversando, assando batatas, tomando cerveja e dando muitas risadas. Já dá até ver a cena.... Delícia!

"-Marco, tá tudo certo lá na chácara? Avisou o caseiro? Temos lenha suficiente?" Perguntei ao Marco. O Marco era aquele cara que se você deixasse 2 tartarugas para ele tomar conta, as duas fugiam e levavam a carteira dele de quebra! "-Claro Marcos, ontem meu irmão esteve lá e tava tudo certo!" Ai fiquei menos preocupado que algo pudesse dar errado.

No horário certo, 19hs, nos encontramos e fomos em comboio. A viagem é curta, mas para ninguém se perder fomos juntos. As meninas já tinham comprado aquelas belas batatas e nós a cerveja.

Quando chegamos ao local por volta das 20hs, os faróis dos carros eram a única iluminação, porque era uma daquelas noites muito escuras, a lua não estava fazendo seu papel e lá no pico devia de estar uns 5 graus. Descemos todos na chacará que só tinha um Chalé! Sabe aquele de madeira que tem uma sala com cozinha conjugada e no mesanino 2 quartos.

"-Marco, Marco, onde acende a luz aqui?" procuramos por todos os lugares e ai ele respondeu: "- Ihi, acho que estamos sem luz!" Ninguém consegui enxergar as coisas pois ninguém tinha lanterna e começamos a usar os isqueiros. E o frio parecia que ia aumentando cada vez mais!

Então, resolvemos acender a fogueira porque assim teríamos luz. Quando começamos a procurar a lenha o Marco disse: "-Nossa acho que meu irmão usou toda lenha cortada, nós vamos ter que cortar a lenha. (pergunto para quem está lendo agora, você já cortou lenha? Tem a noção do que é cortar lenha?) Bem, pegamos o machado que foi apelidado de Stevie Wonder, de tão cego!

Começamos a revesar entre os meninos a cortar aqueles enormes pedaços de madeira, Mas o machado ruim, batia e não cortava nada. Para se ter uma boa fogueira para assar batatas, precisa-se de pedaços pequenos de madeira. E ficamos naquela luta por mais de 2 horas.

As meninas estavam enrolando as batatas em papel aluminio, no escuro. E uma coisa nós descobrimos, se esta muito frio do lado de fora, a cerveja não esfria! Isso mesmo, ela continua quente e cerveja quente é ruim em qualquer situação.

A galera toda já estava morrendo de fome. E após muita dor nas mãos conseguimos juntar uns 3 pedaços de madeira, foi quando descobrimos que o Marco não tinha alcool! Ninguém ali era escoteiro para saber como acende uma tora de madeira sem alcool. E fizemos isso com pedaços de jornal. Fizemos um foguinho mixuruca que ameaçava apagar o tempo todo.

Bem, descobrimos que para assar batatas em fogueira são necessáriasas mais de 2hs, mas em um fogo forte. Então após tomar cerveja quente, comer batata mais crua que assada e com as mãos cheia de bolhas por conta do Stevie Wonder, resolvermos ir embora

Próxima parada? Primeiro auto lanches com 6 casais com muita fome e frio!

sábado, 29 de maio de 2010

PROFISSIONAIS!


Todos nós sabemos que a formação de profissionais é fundamental para o crescimento de um país. O jovem quando sai da escola, digo, do ensino fundamental se quiser desenvolver uma carreira, logo já pensa em cursar uma faculdade.

Devo confessar que não é fácil fazer uma faculdade em qualquer lugar do mundo. Pois se engana quem acha que países de primeiro mundo facilitam muito as coisas para os jovens. (Raro algumas excessões onde os governos praticamente encaminham o jovem a ter uma formação acadêmica).

Conheço como é o processo no Brasil, Mexico, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra, Alemanha e Suiça. E as exigências são muito parecidas e em alguns dos paises acima absurdamente pior que no Brasil.

Criaram agora um curso "universitário" de 2 anos. Na boa, quem fez um curso regular sabe que 2 anos não vai formar um bom profissional. Se o de 4 ou 5 anos já deixa muito a desejar. Sem contar que não foi só o curso de 2 anos que foi criado, junto com ele veio o relaxo o descaso e a falta de comprometimento dos alunos.

Os alunos entram e saem a hora que quiserem, falam ao telefone, usam note book com internet durante a aula (para falar no msn ou ver emails) e o professor fica se sujeitando a falar para uma platéia de alienados. (Isso porque a "escola" é uma máquina de fazer dinheiro)

Muitos países incentivam, em nome do crescimento e da falta de mão de obra, que os jovens façam cursos profissionalizantes. Pois o tempo que ele "perderia" fazendo 5 anos de faculdade, o outro que já está no mercado de trabalho, consegue uma condição financeira muito melhor que aquele universitário. Ou seja, quando um aluno sai da faculdade para o mercado de trabalho, duro e começando uma carreira o outro já está há 5 anos ganhando dinheiro. (óbvio que não estou falando de Brasil).

Agora a realidade que mais me deixa indignado nesse países no mercado de trabalho é o dos: Pedreiros, encanadores, pintores e eletricistas (e vamos incluir os pseudos marceneiros). Pergunto a você que está lendo agora. Você já precisou de algum desses profissionais? Como foi sua experiência? Eu já construi 3 casas e reformei outras 2 e sei o que estou falando.

Eu não quero criticar os bons (que são atualmente 3 no Brasil inteiro), mas porque aceitamos que existam "profissionais" trabalhando sem a mnima qualificação profissional? Você aceitaria um técnico para mexer no seu computador que nunca fez um curso de aperfeiçoamento? Ou um dentista sem um curso de odontologia? Contratar um profissional de marketing que nunca entrou numa sala de aula? ´Fazer uma cirurgia com um cara que não é médico, mas na realidade ele assistiu há várias cirurgias que um amigo dele fez. Então porque não exige-se uma formação profissionalizante para essas áreas? Porque aqui o cara vê o outro "pedreiro" trabalhando e em 2 meses já está pegando um "bico" por ai. (Puro estelionado profissional).

Detalhe, não há código de defesa do consumidor que consiga fazer um pedreiro refazer um serviço "porco" ou reembolsar vodê do prejuízo que teve com ele.

Hoje algumas autoridades estão muito preocupadas com o exercício ilegal de algumas profissões, mas este país está sendo construido por falsos profissionais.

A única coisa que me faz enteder a lógica de ser omisso referente a exigir uma qualificação dessas pessoas, antes que elas entrem na sua casa e façam um estrago e deixem você estressado e com prejuízo, é que nossos próprios políticos, legisladores e administradores, presidente e tantos outros também não tem qualquer tipo de educação formal.

Isso tem que acabar, pronto falei!

terça-feira, 25 de maio de 2010

INTERCÂMBIO.



Quando eu abri o portão de casa chegando da escola, minha mãe veio ao meu encontro com uma carta na mão e lágrimas nos olhos.

Minha mãe é uma mulher incrível, eu a admiro não somente pelo fato dela ser minha mãe, mas porque ela tem um história de vida incrível. Mãe de sete filhos (eu sou o sétimo), acompanhou meu pai em sua carreira e vocação e passou por muitas privações na vida em prol dos filhos. E agora lá estava ela com a carta na mão. E assustado perguntei:

"-Mãe o que esta acontecendo a senhora está chorando?" Olhando para mim, entregou-me a carta e disse: "-Você conseguiu, aqui nesta carta está informando que você foi aceito para fazer o intercâmbio e vai ficar um ano fora do Brasil!"

Eu quase nem acreditei, abri a carta correndo e li, e reli varias e varias vezes e quase não acreditava no que estava acontecendo. Minha cabeça foi a um milhão, pensando em tudo! Eu sabia que a passagem para Australia ficaria mais de cinco mil dolares.

Eu estava tentando ser aprovado para conseguir aquela vaga e ir em intercâmbio para austrália, já fazia um ano e teria que ser pelo Rotary, que além de ser mais conceitudo não cobrava nada por mes, seria somente a passagem. Tinha feito as entrevistas, mas muitos filhos de rotarianos acabavam tendo preferencias. Fui falar com varios rotarianos para me apoiarem (eu nem sabia que isso era o que chamamos hoje de marketing pessoal), mas tinha que aguardar a resposta.

Minha mãe estava chorando pois sabia que ali seria o fim de um ciclo. As nossas vidas são feitas de ciclos e assim que fechamos um ciclo, abrimos um outro e assim por diante. E eu aos 16 anos ir para um país tão longe era motivo de preocupação.

Vencida aquela etapa ainda tinha a questão da conversa com meu pai, pois aquele gasto não estava no orçamento e lá fui eu falar com ele. Quando cheguei perto dele e me olhou e disse: "- Você quer mesmo ir fazer esse intercâmbio?" Eu respondi que sim pois já fazia muitos anos que sonhava com aquilo. Ai ele continuou.

"-Filho, você fez tudo sozinho, correu atrás das pessoas para te indicar, fez as entrevistas e nunca veio pedir a minha ajuda! Agora eu acho mais do que justo eu fazer a minha parte e pagar a sua viagem!" Nossa eu nem acreditei de tanta alegria.

Realmente, aquela viagem seria um fim de um ciclo e o início de outro. O ano que eu fiquei fora me fez ser uma pessoa melhor. Aprendi a conviver com pessoas de habitos e cultura diferentes, me fez aprender a ter limites, conheci muitos lugares, fiz muitos amigos, senti muita saudades de casa e aprendi a valorizar o que eu tenho aqui, aprendi um outro idioma enfim, se todos os jovens tivessem a oportunidade dessa experiencia o mundo seria outro.

Recomende aos jovens que se motivem para fazer um intercâmbio pois a experiência será unica na vida dessa pessoa.

SELINHO!!


Bem, eu estou entendendo que selinho é algo que está evoluindo... o que antes era algo que colocavamos em cartas, passou a ser considerado beijo rápido, selo também com o sentido de nunca ter sido violado.... errr


Bem recebi um selo da minha amiga de Mulheres de fases http://mulherdeaquario.blogspot.com/

e na sequencia estou escrevendo assim:
Para esse selinho temos uma mecânica divertida:

A- Postar o selo no seu blog;
B- Deixar um comentário nesse post com o link do seu post no seu blog;

C- Dizer 3 coisas que a maioria das pessoas não sabe sobre você.
1- Uma coisa que o seu amigo vai pensar: Humm, interessante! Eu sou apaixonado por Jaboticaba, na realidade quando vejo uma arvore carregada, não queira que eu divida com ninguém! Se alguém chega com uma bandejinha eu nem começo a comer para não passar vergonha.

2- Uma coisa que o seu amigo vai pensar: Uau, nunca ia saber isso! Eu não iria a um rodeio nem que ganhasse passagem, estadia e alimentação... Sou avesso ao tratamento dado aos pobres animais.

3- Uma coisa que o seu amigo vai arregalar os olhos e dizer: O quê? (e vai ficar de boca aberta!) Eu não uso cuecas com bermudões! Pronto Falei!

Eu não vou indicar 3 pessoas pois acabei de indicar para o meme que respondi recentemente: Mas vou indicar meu amigo do Bau do Jamal, pois ele deve ter bem mais do que 3 coisas para contar...rs...rs...
Abçs e

domingo, 23 de maio de 2010

FUTEBOL, PAIXÃO NACIONAL????


Sempre que chega a época da copa do mundo, meu interesse por futebol surge e acaba como um ráio. Isso mesmo, na mesma velocidade que vem ele vai. Melhor eu explicar isso.


Tenho uma tremenda antipatia pelo "culto" feito ao futebol no Brasil. Acho uma forma extremamente exagerada como os meios de comunicação estressam o assunto, de forma a você muitas vezes pensar, "Será que eu estou errado? Será que as pessoas amam tanto futebol ao ponto justificar essa informação massiva na TV ?" Ou será pura falta de explorar outras atividades esportivas? Ou por ter puros interesses financeiros acobertados pela "paixão nacional".


Sabe, tudo bem que eu nunca fui fã de futebol. E também não é pelo fato de não saber jogar. Acho até legal a forma como os times competem, mas o que sou contra é o fato de ter futebol enfiado guéla abaixo.


Os repórteres fazem entrevistas nas ruas testando os conhecimentos das pessoas, perguntando em qual posição é de "tal" jogador, o que é cabeça de área, volante e quantos nomes as pessoas conseguem lembrar de jogadores o que é 442 e 443, centro avante. Caramba!


A coisa não é querer esclarecer dúvidas e sim, falar de uma forma subliminar: "você não entende de futebol, faz um favor? Fica sentado e calado ali naquele cantinho por favor".


A globo é campeã em manipular esse "endeusamento". Todo dia tem um jornal de esportes, dedicado 90% do tempo ao futebol. Todos os jornais tem "os gols" ou as informações de esportes (entenda esportes = futebol), quarta feira a noite... Futebol. Domingo a tarde.... Futebol!


Você acaba até se sentindo excluido e que "está fazendo algo errado... ou está indo contra o rumo". Agora, o pior é quando você chega na casa de um amigo e ele te fala: "Cara assinei o canal de esportes e posso acompanhar os jogos (de futebol) da europa" Caramba! Não bastasse ter que aguentar o que tem na TV aberta o cara vai buscar o que esta acontecendo na europa?? (tenho que rever os amigos...rs)


Tudo tem limites e sinceramente acho que o assunto futebol extrapola a todos. Sabe o que é interessante, as propagandas de cerveja sempre querem ligar, futebol a cerveja! Olha que coisa mais legal, ficar assistindo futebol tomando cerveja!


A copa do mundo é legal, as competições e a interação entrer os povos, a competicão. Tenho certeza que vou acompanhar os jogos do Brasil por uma questão até de ser levado na onda. Mas hoje, domingo... dia 23 de maio, nem sei quantos dias falta para o início da copa do mundo, JÁ ESTOU DE SACO CHEIO DE FUTEBOL E COPA DO MUNDO.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Acredite Se Quiser!


“-Será que a Soraia não vem? Ela deu certeza que estaria aqui!”. Falei já meio irritado para a turma. “ -Vamos esperar mais 10 minutos e daí vamos sem ela.” Afinal essa viagem tinha sido super planejada e não era justo atrasar a chegada na praia por conta de uma pessoa. Já tínhamos feito varias ligações pelo orelhão e ninguém atendia na casa dela. Estávamos reunidos na frente da escola desde as 9hs e até Ubatuba levaria mais umas 3hs.

“- Chega galera, vamos entrar nos carros e vamos embora... infelizmente a Soraia vai ficar!” O Julio já estava agitado e foi chamando todo mundo para os carros e partimos todos para um final de semana prolongado.

Segunda feira na escola eram somente comentários do final de semana que tivemos. E a Soraia não tinha chegado à sala ainda, no primeiro intervalo vejo de longe a Soraia que andava lentamente em minha direção e fui ao seu encontro: “- Soraia... o que aconteceu com você? Perdeu a viagem!” Ela me olhou e quase chorando me disse. “-Tive que mudar as pressas, mas vou te contar o que houve!”

Soraia era de Fortaleza, veio para Taubaté SP visitar os tios, que era um casal bem jovem e acabou ficando por aqui. Depois de uns anos os tios mudaram para Campinas e ela com outra prima, a Sheila, vieram juntas. Desde que começamos a estudar juntos nos demos bem e conversávamos de tudo.

“-Marcos, vou te contar, mas não quero que ninguém mais saiba disso, porque não estou a fim de ficar dando explicações e respondendo as perguntas.” “-Na quinta feira à noite estávamos, eu e Sheila, arrumando a mala para a viagem, quando coisas esquisitas começaram a acontecer. A porta do guarda roupa começou a abrir sozinha, três quadros caíram da parede e a toda hora ouvíamos a porta da cozinha sendo forçada! Ficamos morrendo de medo. Chamei meu tio que disse que aquilo era coisa das nossas cabeças.” Ela quase nem respirava para contar e eu só ouvidos. E ela continuou.

“- Então, eu e Sheila ficamos encanadas com aquelas coisas, mas fomos dormir, assim que apagamos a luz, a janela do quarto abriu! Nem preciso contar que gritamos feitas loucas e meu tio veio correndo ao nosso quarto e a porta no fundo começou a ser forçada. Meu tio e minha tia começaram a mudar de idéia de que estávamos ficando loucas. Os quadros da parede começaram a cair novamente e passamos a noite toda acordados e chorando de medo sem saber o que estava acontecendo”.

Eu estava achando aquela história muito estranha e também comecei a achar um tanto forçada. Não sou espírita e tem certas coisas que não entram na minha cabeça, mas era a Soraia que estava contando. Perguntei: “- E ai Soraia, que loucura, que medo, mas e ai que aconteceu?” E ela continuou.

“-Então Marcos, depois da noite agitada, resolvemos ir à padaria e vimos um carro parado na porta de casa, quando olho para dentro dele, reconheci meu amigo Felipe, um amigo da minha família lá de Taubaté, ele estava debruçado sobre o volante, bati no vidro e falei: “- Felipe! Felipe! Acorda menino, o que você esta fazendo aqui? Não sabia que você viria! Acorda!” “Foi quando ele Marcos, virou para nós e com uma voz aterrorizante disse: “Eu não sou o Felipe, sou o dono desta casa.” “Bem, ele saiu do carro e entrou correndo para dentro da casa direto para cozinha. Saímos correndo para chamar a Dna Cleuza uma vizinha espírita pois algo não estava certo e ela parecia a melhor opção no momento.” Conforme Soraia ia contando a história, sentia uns arrepios na espinha.

“-Bem, Dna Cleuza chegou já rezando e o Felipe só repetia; Eu sou o dono da casa e quase matei seu amigo vindo de Taubaté... hahahahaha, eu sou o dono dessa casa e quero que vocês saiam daqui hoje!”

Encurtando a história, Dna Cleuza ficou horas com Felipe até que ele “acordou” sem saber onde estava e chorou muito, não lembrava como tinha vindo para Campinas. Minha amiga a Sheila e seus tios juntaram algumas roupas e saíram daquela casa naquele dia mesmo. O dono da casa foi procurado e disse que naquele local havia morrido o ex proprietário do imóvel.

Bem, história contada!!! Verdade?? Mentira?? Você decide!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A CANARINHA.


Eu não sou de assistir futebol, acompanhar formula 1, voley ou qualquer esporte. Não coleciono nada, criação para mim resume-se a uma cachorrinha. Não que eu seja contra quem faça ou curta, simplesmente não é minha praia. Respeito quem tem times e curte essa atividade mas não serve para mim.

Mas a história não é essa, a história começa com um móvel que eu comprei para reformar. Era uma aparador com espelho bisotado, daqueles antigos, todo entalhado a mão, quase que um achado mas, precisava de ser restaurado. Claro que aquela peça não poderia ser tratada por um cara "meia boca". Minha casa é bem moderna mas um móvel desses quebra a rigidez do contemporâneo.

Pergunta de cá pergunta de lá... me indicaram o "Chileno". Não entendo porque as pessoas quando vêm de algum lugar os "amigos" já vão dando apelidos tão originais como: O Bahiano, o carioca, o Paraíba... e para os estrangeiros... o Chileno! Eu não curto esse tipo de apelidos... Bem, o Chileno, Errr, ele veio do chile e trabalha com restauração de móveis. Conseguir um espaço na agenda dele era quase como ganhar um ingresso para assistir "Beyonce" na primeira fila. Eu ligava direto para ele mas ele nunca podia "pegar" meu móvel para reformar, até que um dia liguei e ele disse... "- Mãrcos pûde trázeér su móvel que yo voy reformá-lo". Nem preciso falar que fiquei super feliz por entregar aquele móvel em mãos tão competentes.

Contratei um carreto e no dia seguinte a "peça" já estava lá. Prazo e preço não eram negociados. Ele cobrava o quanto queria e entregava quando queria. Isso fez com que eu frequentasse muito a oficina dele, até para fazer uma "pressão". Um dia em uma dessas idas até lá percebi que ele tinha uma gaiola grande e redonda coberta. E não aguentei a curiosidade e perguntei:

"-Chileno o que você tem nessa gaiola?" Ele com aquele sotaque típico disse: "-Son uns cânârinhus que yo estoy criându." Nossa, achei aquilo a coisa mais legal e fui ver. Os filhotinhos todos juntos e mais uns 4 canarinhos ali dentro. Foi quando percebi numa gaiolinha minuscula, sabe aquela que é uma arapuca. Bem, lá dentro tinha um passarinho amarelinho e não entendi o porque aquele passarinho estava ali. "-Chileno, o que esse passarinho tá fazendo aqui nessa gaiolinha minuscila??? Putz cara ele não tem nem puleiro e não dá para voar, porque ele tá ali?? Ele vai morrer!!" Já fui falando meio que indignado e ele respondeu:

"-Esse éh uma canarinha Marcos... num prêsta prá nada... num cânta, tá ai prá morrê mesmu." Tive que me controlar pra não surtar! Ele achou que estava justificando algo para mim. Como disse no começo, eu não curto esportes, criações, coleções.... mas eu tenho uma coisa.... quando tenho que assistir a um jogo, sempre torço para o time mais fraco. Ou para o cara que tá apanhando no boxe. Acho que gosto de ver aquele que ninguém acredita, "Dar a volta por cima" e calar a boca dos outros.

"-Chileno, vou levar ela embora então." Bem, ele nem se esforçou para responder. "-É um favor!." Sai dali e fui a uma clinica veterinaria na própria rua e comprei, ração, vitamina e a melhor e maior gaiola que tinha lá. Muito maior que a dele com 4 passarinhos. E voltei pimpão para o ateliêr do Chileno.

Desci a gaiola e falei para ele: "-Essa canarinha aqui chileno, vai ter vida de rainha, vai morar nesse palácio sozinha e não é porque ela não canta que não vai ter as regalias de canário cantador." Sabe, eu não aguento essas discriminações. Essa prática é feita com mulheres, por isso abonimo qualquer tipo de agressão a mulher. (Eu quase sai no começo do filme "Monster -Desejo Assassino".)

Levei a canarinha para casa e logo arrumei um namorado para ela... Ela teve mais de 12 filhotes e TODOS sem excessão eram machos e cantadores. O chileno só esqueceu que para ter canários machos eles vêm de uma fêmea. OBS- Não gosto de aves em gaiolas, sou CONTRA, mas essa era de cativeiro e soltá-la seria sentenciá-la a morte.

sábado, 15 de maio de 2010

RUA DA PERDIÇÃO!


Quanto entramos naquela avenida cheia de luminosos, em Newark Nova Jersey, nem percebemos que estava nevando do lado de fora. Era uma casa noturna ao lado da outra, “GOGO girls”, “Stripers”, “Night Clubs”, “Mature adveture”, e por ai afora, meu amigo e eu ficamos doidos. Imagine 2 caras solteiros com 20 e poucos anos com tudo aquilo para curtir!

“-Cara, é só você fazer as contas, se nós vamos gastar U$60,00 em uma noite de hotel, porque não passamos a noite de bar em bar?” Falei entusiasmado para meu amigo. Já era meia noite e não seria dificil tomar uma cerveja em cada boate até o dia amanhecer, usando o dinheiro do hotel. Meu amigo demorou uns 5 segundos para topar a idéia. E já fui parando o carro no primeiro bar que estava agitadíssimo!

“- Ma’am, get us a pitch of beer, please!” Já fui gastando o inglês pedindo uma jarra de cerveja para a garçonete peituda! Resolvemos beber rapidinho para dar uma esquentada porque estava muuuuito frio. A música animada, uma gente bonita e dançando e nós animados que a noite seria muito agitada e não deu outra!

Terminamos a jarra de bebida e seguimos para o outro bar com garçonetes “top less” e lá veio outra jarra de cerveja. Claro que a segunda jarra não desceu tão rápida, mas já estávamos meio “zuretinhas”. E partimos para o terceiro bar. O acesso para entrar estava molhado, uma mistura de gelo com barro que congelou nossos pés e entramos, mas o clima estava meio esquisito, um pessoal meio “country”, mas tínhamos a noite toda e pedimos a terceira jarra de cerveja. E percebemos que o lugar começou a esvaziar rapidamente mas ainda era 2 horas da madrugada e resolvemos ir para outro lugar porque aquele estava deprê.

Quando saímos para pegar o carro, aquela avenida iluminada estava inteira apagada! Parecia uma cidade fantasma! E perguntei para um rapaz que estava pegando o carro o porque que a rua estava apagada e ele respondeu (em inglês obvio): “- Isso é normal, TODAS as casas noturnas fecham as 2 horas da madrugada”.

Não preciso nem falar que eu e meu amigo ficamos com aquela cara de ponto! Nosso dinheiro para o hotel já tinha ido quase que todo, estávamos no meio de um lugar desconhecido, nevando, bêbados e sem saber para onde ir. E começamos a procurar um lugar para dormir. Como era uma área com muita indústria, as ruas eram escuras e tinha aquele ar de filme americano de guetos. Nisso percebemos um carro atrás de nós, fui parando e ele também... até que parei no meio da rua.... E ele também parou! Pânico!! Estávamos sendo seguidos por um carro com 5 caras mal encarados! Saímos em fuga até despistarmos daquele carro.

Chegamos numa região que só tinha motéis! Mas os motéis ali eram para os mesmos fins que os motéis aqui no Brasil, afinal estávamos numa região de vida noturna. Todos estavam lotados e já era mais de 3 horas da manhã. Estávamos com sono, bêbados e com medo! E resolvemos parar no primeiro lugar que tivesse vaga. E lá fomos nós!

Paramos no “Patel Motel” e pedimos um quarto, o Indiano que era dono respondeu: “- Setenta e cinco dólares”... E nem pensamos duas vezes. E dissemos: “- OK, we’ll take it”. Pagamos e pegamos a chave e embaixo de neve e garoa fomos para o quarto. Quando entramos, eu e meu amigo demos de cara com uma, eu disse uma cama redonda com lençóis vermelhos, teto de espelho e paredes vermelhas!

Bem, aquela noite que achei que seria a mais divertida, acabei bêbado, com frio, gastando muito e dividindo uma cama redonda com meu amigo!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

COISAS DA VIDA!



“-R$ 650,00 mais as comissões, quer dizer, se você se esforçar vai ganhar uns R$ 1.300,00 por mês. Mas diga, qual foi seu último salário?” O jovem que havia respondido ao anúncio do jornal, era loiro de olhos claros, meio gordinho, com roupas boas, mas sabe quando a camisa fica amassada, pra fora da calça... Enfim, desarrumado!

Ele respondeu a pergunta meio que constrangido: “- Limpo na minha mão foi de R$ 8000,00, mas eu me interesso pela vaga, não leve em consideração meu salário anterior, por favor!” Apressou-se em falar.

Claro que eu fiquei chocado dele se interessar por um salário muito mais baixo e devo confessar que fiquei preocupado. Mas ele me explicou. Ele estava trabalhando em uma boate como gerente (uma muito famosa), mas estava cansado daquela vida, trabalhando a noite toda e acabava bebendo, dormindo durante o dia além de haver muito consumo de droga na casa. Ele queria um trabalho “normal”.

Achei a explicação dele boa e resolvi contratá-lo. Ele estava fazendo faculdade, chegava atrasado todas as manhãs mas dava resultado. Era um rapaz alegre, comunicativo, fez logo uma boa carteira de clientes e acabou ganhando muito mais do que a expectativa inicial. Em uma das nossas conversas ele disse que aquele era o primeiro emprego de verdade. Porque na boate ele não achava que tinha sido uma boa experiência.

Ele falava das dificuldades para pagar a faculdade e a prestação do Escort velho que possuia. O carro vivia sujo de poeira. Perguntei onde ele morava e ele me disse que estava morando na casa da namorada em um chácara, mas o pai dela era viúvo e ele não dormia com ela pois o pai dela era muito bravo! E o homem ficava na cola dele e ele dormia no quarto com ele. Fora isso ele era muito na dele não se abria muito sobre sua vida pessoal.

Após mais de 2 anos trabalhando na empresa, aquele jovem começou a relaxar no trabalho, chegava mais tarde, não estava focado, clientes atrás dele e percebi que ele estava desmotivado e chamei ele para uma conversa. E disse:

"- Alex, tenho percebido você desmotivado, você já está aqui a um tempo e vou fazer para você uma coisa que você não tem coragem de fazer.... Você está demitido!" O jovem ficou branco que parecia assombração e gaguejando respondeu!

"- Não, por favor não faça isso, me dê uma chance, eu sei que tenho pisado na bola, mas vou melhorar..."

Bem, Alex saiu naquele dia mesmo, revoltado e inconformado por ter sido dispensado sumariamente. Mas falei para ele que as coisas em um primeiro momento parecem ruins mas com o tempo elas se provam serem boas. Ele nem quiz ouvir e foi embora.

Não tive mais noticias do rapaz até que após cerca de um ano recebi uma ligação.

"- Alô, Marcos é você? Aqui é o Alex, eu estou do outro lado da rua, será que você poderia vir aqui me encontrar, preciso falar com você!"

Minha nossa... devo confessar que me deu um frio na espinha, mas fui ao encontro do ex funcionário. Atravessei a rua e lá estava o rapaz, mais magro, bem vestido e de óculos de sol! Quando cheguei perto ele já foi dizendo:

"Olha, já faz um tempo que estou querendo vir aqui conversar com você para te agradecer!" Bem, confesso que fiquei bastante confuso mas ele seguiu explicando.

"-Eu quando vim procurar emprego aqui foi por conta do meu sogro que não queria que a filha namorasse um cara da "noite". E se eu provasse para ele que eu conseguia trabalhar em uma atividade "normal" ele permitiria que continuassemos namorando. Quando fui demitido, consegui um ótimo emprego em um banco, por conta da experiência que tive aqui, estou ganhando muito bem, comprei essa Ranger estacionada ai na porta e meu sogro e minha namorada estão muito felizes e eu ganhei a confiança deles. Fiz isso por amor!"

Fiquei realmente impressionado com aquela situação e ai fiquei sabendo que a namorada dele era filha única de um homem muito rico em campinas, dono de muitos imóveis e a "chácara" que eles moravam, na realidade era uma fazenda maravilhosa. Os dois se casaram e moram hoje em uma bela casa construida na fazenda, além de hoje, ele ajudar o sogro nos negócios.

Coisas da vida....

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A VIAGEM DE ONIBUS!



Duas vezes por semana eu resolvi dedicar-me a um curso em São Paulo pensando em aprimorar-me. Assim, toda segunda e quarta-feira eu saia de Campinas e ia até o bairro da liberdade. São 90 kilometros de boa estrada e fora a marginal, eu pegava contra fluxo.

O curso duraria 6 meses e acabou sendo uma ótima experiência. Saia mais cedo do trabalho, pegava meu carro e ia ouvindo meus cds tranquilamente, ao final das aulas, saia para jantar com amigos e voltava para casa. Um amigo meu deu uma dica: "-Cara, porque você não vai de ônibus, têm saidas de 10 em 10 minutos e o metrô para na porta!". E resolvi experimentar fazer o trajeto, até pensando na possibilidade de dormir na volta e economizar no final das contas. Parecia a coisa certa.

Peguei o ônibus com duas horas e meia de antecedência. A condução saiu da rodoviaria e nem havia rodado 200 metros já parou para pegar passageiros (sabe quem quer economizar a taxa de embarque), e foi parando até pegar a anhanguera! Nisso tinha se passado 40 minutos, não estava acreditando nisso! Pensei com meus botões, na pista ele tira o atraso... Que nada, puro engano, o motorista colou nos 80km/h e foi o tempo todo. Eu me contorcia de nervoso....

Quando já estavamos chegando em São Paulo, resolvi sentar-me mais a frente (na expectativa de chegar antes...rs...rs...rs) e percebi uma mulher que falava alto, e gesticulava demais. E me chamou atenção aquela agitação. Vi que tratava-se de uma mãe de cerca de uns 30 anos falando com sua filha de cerca de 8 anos, uma menina muito magra e de olhar triste.

"-Não vai sair dai Laura! Você não vai sentar com sua avó lá na frente! Vai ficar aí sentadinha" a menina sussurou algo e aquela mulher respondeu: "-NÃO LAURA! VAI FICAR AI E NÃO ENCHE O SACO. QUE MENINA IRRITANTE!" (isso foi dito aos urros). A menina sussurou algo mais e derrepente a mulher levantou-se e puxou a menina pelo braço e arrancou ela do assento próximo a janela e berrou: "-VAI PRAGA! AGORA VOCÊ VAI NA MARRA!

A pobre menina ficou plantada no meio do corredor e a mãe voltou a sentar. Ela se equilibrava com o balanço do ônibus e ficou ali parada ao lado da mãe. Eu fiquei impaciente com a cena e muito incomodado com aquela situação, sentei-me no banco de trás delas. A menina quase caiu com o sacolejar e pediu para mãe. "- Quero voltar mãe!"

A Besta abaixou naquela mulher e em um único movimento, pegando a menina pelos braços, arrastou a menina por cima dela como se ela fosse um saco de batatas. Levantou-se e começou a espancar a menina, dizendo: "-TOMA ISSO! Um tapa! Dois tapas! No terceiro, eu levantei e segurei o braços daquela doida! E disse: "-Chega! Você não encosta mais nenhum dedo nessa menina, pelo menos aqui na minha frente!"

Nem preciso falar que o ônibus ficou mudo! Ninguém reagiu! E aquela mulher enfurecida berrou. "-Ela é minha filha e eu bato nela sim!" Ela se achava cheia de razão e retruquei! "-Se você encostar nela novamente esse ônibus vai parar na próxima delegacia e você vai responder ao delegado os maus tratos a essa menina e não vão faltar testemunhas!"

Ela sentou-se murmurando ofensas e me encarando até a parada final dentro da rodoviária.

Ela não se deu por satisfeita e ao ficar em pé para sair do onibus, virou-se para mim em alto tom e disse: "-Está feliz que deu seu show? Freud explica!" E saiu arrastando Laura, que ao sair do seu lugar, parou, encarou-me e deu um sorriso triste e amarelo! Meu coração apertou!

Um dia essa menina vai lembrar que um estranho, dentro de um ônibus, foi em seu socorro para evitar um dos muitos ataques e agreções que certamente, devia de ser uma constante em sua curta e indefesa vida.

Nunca mais fui para São Paulo de ônibus!

RESPOSTA DO MEME.




Sou bastante mirim em questão de blogs e recebi o "meme" do blog -Tres Egos que sempre comenta meus posts. Obrigado pela indicação e acredito que isso seja uma deferência dentro da blogosfera. O meme pelo que entendi, é falar 6 coisas a meu respeito que ainda não comentei aqui no blog e também que muita gente não saiba a meu respeito:

Sou um livro aberto..... e não sei se as pessoas irão se interessar por coisas que são "meio segredos" então vamos lá!

1) Não que eu seja uma pessoa vaidosa ao extremo.... sou normal! Mas fiz Rinoplastia (plástica no nariz), ele não era grande, não tinha apelidos tipo "o napa" ou "tucano", alias muita gente nem percebeu que operei, mas somente eu sei o que passei pra ter esse "narizinho lindo"..rs...rs...rs.... Então, isso é uma coisa que não comento muito...rs...rs.

2) Sempre quiz fazer teatro! Eu quando era adolecente fazia "skets" com os amigos da igreja e algumas peças, mas achava que se fizesse teatro iria morrer de fome porque ator de teatro não ganha bem. Puro preconceito, ai acabei fazendo direito... sabe não sai muito da área!

3) Quando eu estava no prezinho, com 6 anos de idade, uma menina que chama-se Cecília saiu da fila onde ela estava e veio até mim e me deu um beijo... bem, essa foi a minha "primeira namorada". Isso para aquela época era algo bem pouco comum. Meus irmãos que tinham poucos anos a mais do que eu viviam me enchendo por conta disso.

4) Sempre gostei de moto, e comprei uma moto... só para matar a vontade de dar umas voltas mas meu irmão tem uma moto daquelas gigantes, "chopper" e outro dia ele veio visitar minha mãe e pedi para dar uma volta. Bem, dei uma volta no bairro e quando fui fazer um retorno numa subida, parei a moto e ela caiu para o lado. Bem, não consegui erguê-la sozinho e tive que pagar o mico de pedir para um cara que estava passando me ajudar a ergrê-la. (se minha mãe ler este post, já aviso que faz tempo e não me machuquei! rsrsrsrs)

5) Eu adoro cinema, costumava ir toda semana, quando não duas vezes! E sempre que dava ia na pré estréia. Todos sabem o sucesso que foi Harry Potter. Pois bem, eu dormi em TODOS os filmes do H.Potter. Sei que posso ser banido da lista de alguns cinéfilos e harrymaniacos... mas não deu, ou dormia no começo ou na metade ou mais para o fim... mas dormi em TODOS!

6) Eu e um amigo fomos viajar para os EUA. Numa das noites, saimos para um bar para beber e paquerar. Sabe como é, dois brasileiros num Pub onde éramos os únicos estrangeiros latinoamericamos, então, para melhorarmos nossas "chances" com as gringas, resolvermos nos passar por franceses! Isso mesmo, franceses! Eu não falaria uma palavra em ingles e meu amigo faria a tradução. Detalhes básico... eu não falo francês e nem meu amigo! A noite foi um sucesso...rs...rs..

Tá ai, 6 "memes" para quem por aqui passar me conhecer um pouco melhor!

Como tenho que convidar outras pessoas, vou convidar 3 outras mas, fiquem a vontade para aceitar ou não o convite. São tres blogs que eu gosto muito e acompanho sempre as novidades pois são muito legais e inteligentes.

Nunca soube se prestava - Sal
Hoje sem surto - Francisco
Devaneios e Instintos dissonantes - Andrea

Valeu!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

RELÓGIO!


Dna Aninha (leia donaninha) era exatamente como o nome, pequenina e rápida. Viúva, mas independente, filhos criados e morava sozinha em uma casa na periferia. Já havia passado dos 70 anos mas era muito ágil e vivia indo visitar amigos, parentes e o que mais gostava, ia a igreja! Já fazia mais de 60 anos que frequentava aquela comunidade. Durante a semana ia para o encontro com as senhoras e aos domingos para o culto.

Certo domingo, Dna. Aninha arrumou-se toda com direito a batom vermelho e perfume de Alfazema e seguiu em direção a Igreja como fazia costumeiramente. Bolsa e sombrinha a tira colo. O ônibus 375 chegou e estava lotado, mas não o bastante para ficar uma pessoa empurrando a outra. Ao aproximar-se de seu ponto, deu o sinal e enquanto caminhava para porta de saida, um homem jovem trombou com Dna. Aninha enquanto o onibus freava. Ela achou um tanto grosseiro mas nada disse pois queria descer logo para não perder a parada.

Desceu e foi caminhando segura de seus passos para não perder o culto que iria começar as 9hs. Preocupada, foi conferir as horas no antigo relógio de seu marido, que usava de forma a manter sempre uma lembrança consigo, foi quando percebeu que havia sido roubada! Dona Aninha quase caiu das pernas! Aquele moço no ônibus roubou o seu relógio na hora que deu uma "trombada" nela (até por isso chamam esses delinquentes de trombadinhas). Ela, que era só alegria ficou arrasada, não foi pela perda financeira, mas pela memória que o relógio lhe trazia do marido.

Chegou ao culto e contou o ocorrido, os irmãos da igreja foram solidários e disseram que iriam orar por ela, para acalmar seu coração. Dna Aninha naquele domingo pediu justiça! Orou, mas seu coração estava apertado! Assistiu o culto chorando pois o elo com se falecido havia sido tirado dela de forma tão bruta.
Finalizados os trabalhos na Igreja rumou para casa, já mais conformada, aquela senhorinha não estava tão ágil quando subiu no onibus 375 de volta, sentou no fundo da condução. Quando já estava se aproximando de sua parada, foi encaminhando-se para frente e derrepente congelou! Não acreditava no que via, aquele trombadinha no mesmo ônibus da volta. Ela perdeu o chão, seu coração disparou, não sabia o que fazer. Pedir ajudar? Expor os ocupantes do ônibus 'a aquele delinquente? E se ele estivesse armado? Ela olhou no pulso do miserável e lá estava o seu relógio! Lá estava o objeto roubado no braço do marginal!

Dna Aninha sacou sua sombrinha e sem que o rapaz a visse, encostou a sobrinha nas costas do mesmo e disse: "-Passe o relógio ou eu atiro, estou armada e quero o relógio!" O rapaz logo percebeu que não tinha como reagir e sacou o relógio do pulso e deu para aquela senhora. Logo o onibus parou e ela desceu rapidamente sem olhar para o ladrão.

Ela não acreditava na sorte que tinha tido, havia recuperado seu relógio e seguiu em passos largos para casa, toda faceira por sua grande ideia e iniciativa. Ao chegar em casa toda feliz, foi tomar um merecido banho. Pegou o relógio e foi colocá-lo em cima da penteadeira como de costume, quando surpresa, percebeu! Lá estava o relógio de seu falecido marido, que ela havia esquecido de colocar no pulso naquele domingo de manhã!

terça-feira, 4 de maio de 2010

AMIGOS OU AMIZADE!


Engraçado como existem diferentes tipos de amigos, amizades e relacionamentos com pessoas de todos os tipos, origens e histórias que cruzam nossas vidas.

Quando se é criança, você entra na escola e vai para o "recreio", encontra um outro menino e pergunta, "-você gosta de carrinhos?" Ele te responde que sim, você replica: "-Nossa eu também, quer ser meu amigo?" E a partir dai você tem um novo amigo. Um ou outro desses amigos vão continuar na adolecência.

Quando você é adolecente, as amizades vêm em "grupos", se você gosta de uma banda, frequenta um clube, vai a igreja. Lá seus amigos vem por afinidades. Os encontros são grupos e dificilmente você fica isolado com uma pessoa só. O telefone bomba!

Quando fica mais velho, 20 e poucos anos (jovem), você se divide, nos amigos que vem da adolecência, com os novos amigos de novos lugares que está frequentando (faculdade e trabalho) e ai você tem varios grupos distintos de amigos, que não se misturam. Você funciona com um um elo entre essas tribos. Mas nada muito profundo, muito volume e pouca qualidade nas amizades.

Quando passa dos 30 anos, as amizades mais antigas são "aposentadas" e somente um ou dois você carrega com você. Agora você está envolvido mais com trabalho e amizades "profissionais", as baladas vão diminuindo e se você está namorando ou se casa... bem ai é tudo em casal! Casais para jantar, casais para sair para dançar, casais para viajar. E você ou ela acaba TENDO que ser o melhor amigo do marido da amiga dela e vice versa.

Quando você fica um pouco mais velho, procura aqueles amigos que eram da sua adolecência ou juventude que deixou para trás e percebe que aquelas amizades eram incondicionais. Fazer novos amigos nessa fase é bastante dificil. Muitos são pais dos amigos dos filhos (ou seja não foi você que escolheu). Você fica mais criterioso, fechado. Pode até se relacionar com muita gente, mas somente uma ou duas pessoas você realmente vai considerar AMIGO!

Porque isso?? Como vai ser mais para frente?? As pessoas não querem mais investir em amigos. Parece até que a cota de "amigos" está esgotada. Lembro de um churrasco que fui (após muita insistência) com os amigos de uma amiga da minha esposa. Os homens se juntaram em um lugar, as mulheres em outro e eu não estava "inserido" no grupo, pois não conhecia ninguém... fiquei um sabado inteiro conversando com a mãe da dona da festa (divertidissima alias) mas um grupo já completo, sem espaço para novos entrantes.

Enfim, tenho ótimos amigos, bons amigos, amigos e colegas, mas realmente é dificil fazer novos!


sábado, 1 de maio de 2010

ENVELHECER!




Um dos meus amigos de infância se tornou o meu cunhado por coincidência do destino. Enfim ele acabou de se tornar pai e está descobrindo uma nova fase da vida dele. Mas em contra partida da grande alegria que o cerca, ele também está convivendo com a realidade de um pai idoso.

Ha cerca de 2 anos seu pai com mais de 80 anos que então morava sozinho, começou a apresentar problemas da idade e ele acabou levando ele para viver em sua casa. Ele, filho único e seu pai separado precisando de assistência. Nem preciso falar a dificuldade que foi em todos os aspectos: emocional (por ver seu pai debilitado), profissional (por ter que acertar suas atividades com as necessidades do pai) e familiar (esposa por ter que cuidar de um idoso muitas vezes sozinha).

Chegou a um ponto de que para manter a estabilidade familiar ele teve que optar por colocar seu pai em uma casa de idosos, com uma equipe para dar assistência e com outras pessoas da mesma idade.

Criticas vieram de todas as partes (até mesmo quem esta lendo agora este post, pode estar pensando... eu não faria isso com meu pai!) Mas o fato é que dentro das opções era a que melhor se enquadrava. Olha, ele sentiu muito a decisão, sofreu mas teve que fazer.

Eu sempre fui uma pessoa preocupada com o fato de envelhecer e não ter uma assistência na velhice. Não tenho filhos, mas mesmo que tivesse não sou do tipo de pessoa que repassaria a responsabilidade da minha velhice para eles, (porque muita gente acha que filho é para cuidar da gente na velhice), porisso já convivo com o fato de na velhice morar em um lar para idosos, hoje existem otimos lugares sem aquela cara de "asilo". (alias o pai do meu amigo está em um lar com uma proposta dessas)

Voltando então ao meu cunhado, seu pai teve altos e baixos nos últimos 2 anos mas hoje está bem e nos finais de semana ele fica com meu amigo e hoje seu pai foi apresentado para a primeira neta com 4 dias de vida e ele chorou de emoção. Meu cunhado tirou foto com ele, já imprimiu para ele levar para sua "casa" e compartilhar com seus amigos de lá, levou lembrancinhas para distribuir e assim perceber o momento que ele esta vivendo de se tornar avô e estar integrado a familia.

Quando levou seu pai de volta hoje, a enfermeira veio ao seu encontro e disse: "Seu pai me disse que desde que veio para cá ele vê o filho mais do que quando estava morando sozinho e ah!! não sei se você sabe, mas ele tem ajudado muito o seu colega que teve um derrame e esta "hemiplégico" (metade do corpo paralisada)"

Isso fez meu cunhado pensar, se ele tivesse contratado enfermeiros para deixar seu pai em sua casa, ele passaria o dia sozinho e não teria tido o acesso a novos relacionamentos de amizade e o mais interesssante, ele passou de uma condição de assistido para assistidor. Assim, hoje apesar de suas limitações, está se sentindo importante e util por poder "ajudar" o próximo.