terça-feira, 31 de maio de 2011

Pernil de Porco





Eu não sou muito de ficar falando de comidas e pratos especiais e nem que estou morrendo de vontade de comer algo. Não sou "gourmet", mas gosto de coisas boas.


Nunca fui de desejar esse ou aquele restaurante, de babar e querer comer "aquela" sobremesa ou prato em especial, mas para algumas coisas ou melhor, para alguns pratos, devo tirar o chapéu.


Esse prato acima foi deliciosamente apreciado no restaurante Portugalia em Portugal quando lá estive este mes. Na realidade esta escrito Pernil de Porco, mas fato é joelho. Absurdamente delicioso e derrete na boca.


Uma coisa que posso falar de Portugal é que comi muito bem! Apesar de que quebrei a cara em duas ocasioes. Primeiro foi em um restaurante que tinha lula negra. Pedi o prato e quando ele chegou, tirei uma pequena fatia das 3 lulas que pairavam ali bem expostas no prato.... e na mesma vinda do garçom a mesa, o prato foi embora com ele.... impossível comer.


E outra foi em um restaurante Alentejano, inclusive considerado pela quatro rodas, como o melhor restaurante de Portugal. O restaurante da D. Gertrudes. Meu amigo que me convidou escolheu o prato. Iscas de Porco. Ele perguntou se eu gostava.... Bem iscas, eu imaginei como se fossem pequenos pedaços de carne de porco... Bem, tratava-se de figado de porco bem temperado e grelhado. Ainda bem que tinha uma couve e um pure de batatas.


Mas tirando fora os foras que eu dei, comer em Portugal é muito bom! Esse prato acima deixa saudades. Quem for para lá, não esqueça de provar.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Injustiça do Trabalho




Voltei, assim sem mais nem menos para escrever.


Alias, eu estava acompanhando o blog do Bau do Jamal e meu nome estava lá, como o blog que escreveu algo há mais tempo! 3 meses sem escrever!


Eu tava sem inspiração e muita coisa acontecendo de novidade na minha vida, eu tive algumas ideias, mas sem inspiração para escrever. Mas eu quiz registrar aqui um fato da Injustiça do Trabalho!


Eu tive uma funcionária que me roubou! Ou em termos técnicos, apropriou-se indevidamente, pois estava responsável pela guarda do caixa da empresa. Foi um rombo feito ao longo de varias semanas ou meses, não sei precisar ao certo, mas quando ela saiu de licença maternidade a sua "comparsa" não conseguiu acobertar e tudo foi descoberto.


Vinte mil reais que eu tive que honrar para não me prejudicar. Fiz a dispensa por justa causa da funcionária, que inclusive assinou uma confissão, e a outra que estava de licença maternidade, foi dispensada também por justa causa assim que voltou ao trabalho. Afinal como confiar nela?


Fiz a notificação na polícia e após o inquérito foi a julgamento.


Mas para quem já tinha feito o que fez, a que estava de licensa maternidade resolveu entrar com uma ação contra a minha empresa na justiça do trabalho, alegando que não poderia ter sido dispensada por estar em estabilidade pós gravidez.


Bem, ela perdeu tudo que pediu. Mas o juiz trabalhista entendeu que eu não poderia ter mandado embora por justa causa, porque o processo criminal não tinha condenado ela. Ou seja a justiça criminal foi mais lenta que a trabalhista. E quando é que vai dar para mandar embora por justa causa? Eu já sabia o que tinha acontecido e também tinha documentos com assintaura dela. Totalmente ridiculo a logica do juiz.


E o juiz do trabalho me condenou a pagar as verbas rescisórias! Equivalente a 15 vezes o que ela ganhava! Totalmente sem proporção, porque se eu tivesse pago as verbas rescisórias dela, ela não receberia mais do que 3 vezes o salário dela.


Passados alguns meses, a justiça criminal deu a sentença! Condenadas (as duas) a 2 anos e 7 meses de reclusão. Tempo esse que nunca será cumprido por conta dos benefícios da justiça aos condenados sem antecedentes! Ou seja roubar uma vez pode!


Estou relutando a pagar esse valor trabalhista para ela, mas não vai ter jeito! Vou ser mais uma vez prejudicado.


A Justiça é cega, mas as injustiças nós vemos!