sábado, 19 de junho de 2010

Trem da Morte VIII - CORRUPTOS



Quando saímos da hospedaria em Copacabana, seguimos a pé rumo à fronteira da Bolívia com o Peru. E descobrimos outra realidade, apesar de estarem tão próximos os peruanos são bem diferentes dos bolivianos. A fronteira cheia de “oficiais” que levavam nossos documentos para cima e para baixo até que “criaram” uma taxa de entrada que não existia. Corruptos baratos, cobraram para “facilitar” a entrada coisa de U$3,00, que era o equivalente a três noites de hotel ou umas 5 refeições. Apesar de indignados resolvemos pagar e atravessamos fronteira.

Do outro lado seguimos de “van” até Puno. Estávamos a cada dia chegando mais próximos de Machu Pitchu. Em todos os lugares os turistas mochileiros se encontravam e trocávamos experiências do que já havíamos passado.

Uma praça central em Puno chamava muito a atenção pela quantidade de venda de artesanato misturado com venda de comida ali oferecido. Eu e meus amigos estávamos sem dinheiro local e vários peruanos chegavam para nós e falavam “cambio señor?” e fizemos uma rápida cotação até que resolvemos trocar coisa de U$ 10,00, com esse dinheiro teríamos tranqüilidade para gastos, pois tudo era muito barato. Logo que fizemos a troca dos dólares pelos pesos a policia nos abordou!

“-Señor, ¿sabía usted que el intercambio de dólares de los EE.UU. en la calle es un delito?” Na hora congelamos! E os policiais com cara de poucos amigos disseram: “-Estás arrestado! Ven con nosotros.” Para quem fala inglês, não foi difícil entender que eles estavam nos prendendo (arrest = preso) e na hora o gosto metálico de bile subiu na minha boca. O Peru estava vivendo uma ditadura militar e nós parecíamos um prato cheio para eles nos esfolarem!

Seguimos aqueles policiais e nossas pernas estavam bambas sem saber o que iria nos acontecer. Chegamos à delegacia e nos levaram para uma sala muito horrível. Eles diziam: “-tenemos que hacer la investigación!” Eu argumentei muito com eles que não sabíamos o que estava acontecendo, (no Brasil uma época era proibido trocar de dólares fora das casas de cambio ou bancos também!). Eles falavam que era um delito, que teriam que aguardar o chefe de policia... bla bla bla... e puro terrorismo nas nossas cabeças. O Ype não entendia o que rolava pq imagine um holandês entender policiais corruptos.



Depois de um tempo dentro daquela sala, com policiais entrando e saindo, lembrei daqueles policiais da fronteira que eram uns corruptos baratos e perguntei: “-¿Y si pagamos una multa ahora?” Bingo! Chegamos a onde eles queriam. Dez dólares por cabeça e nos deixaram ir sem fazer a “investigação”! Foi cerca de uma hora de muita tensão e ficou barato para nos livrar daqueles policiais corruptos! Mas aprendemos a lidar com a “milícia” peruana, ficando longe deles.

Ficamos hospedados em um hotel muito, mas muito vagabundo. Nas camas a coberta era curta e que quando puxava para cobrir o pescoço o pé ficava de fora. Lutei a noite inteira para me manter aquecido. A porta era fechada com uma corrente e um cadeado passado por dois furos na porta! Mas a cidade tinha uma vida noturna agitada. No Peru tudo tinha que ser pechinchado e eu, odeio pechinchar. A cultura deles é de formar o preço conforme a cara do freguês.

Uns mochileiros nos deram a dica de ir para Cuzco de Van e disseram quanto haviam pagado. No dia seguinte contratamos a Van e o motorista cobrou um valor a mais, dizendo que era uma taxa. Eu dizia para ele: “- Motorista ontem ninguém pagou!” E ele fazia aquela cara de paisagem não entendendo o que eu falava, até que abrimos o dicionário e montamos a sentença: “- Maestro, Ayer nadie hay pagado!” Então, brasileiro que acha que fala espanhol e saiba que fica ridículo falar portunhol! E lá fomos para Cuzco e descobrimos como fazer sexo na frente dos outros! (continua)

17 comentários:

Flávia Batista disse...

Oi Marcos...

viagem mais louca essa sua, hein?! e sorte do Ype ter ido com vcs, já pensou se ele tivesse só, ia passar por cada coisa - certamente pior do que a que vocês passaram...

bjss

Cris Medeiros disse...

Opa! Sexo na frente dos outros? Isso me interessa... ahahah

Depois que descobriram que podiam pagar uma "multa" pra tudo, ficou mais fácil.. rs

Beijocas

Nina disse...

Ah, eu tenho uma imagem do Peru baseado nos livros do Vargas Lhosa, tô adorando essa parte da viagem!

Conta logo tudo, rs!

Bjo

Lia disse...

acompanhando ansiosa.
bj

JPM disse...

Olá,
Tudo dentro do "script", se lá por cima é assim, quem importunará um policial que deseja um extra?
Saúde e felicidade.
JPMetz

Isadora disse...

Marcos, uma vergonha isso, não é? Corrupção para todos os lados, sem distinção, de raça, cor, língua. Conhecemos bem histórias assim, mas felizmente no caso de vocês, que poderiam ter passado por coisa muito pior, temos que agradecer por serem corruptos.
Agurdando o desenrolar da história.
Muito obrigada pelas palavras carinhosas deixadas por conta do aniversário da pequena Bia. Eu e ela agradecemos muito.
Um beijo e bom jogo amanhã

Italian Stallion disse...

Ai meu Deus! Subornando hãn? Apesar que hoje se vc oferece 10 dólares para um policial brasileiro acho que aí sim acaba em cana.

ps: Essa luta com os cobertores é diária, sei bem o que é, aliás acho que durmo apenas 80% do corpo... os braços ficam sempre alerta para puxar/empurrar a coberta para os pés...

;)

Agora sim como a todos os outros acompanhates desta viagem.... No aguardo do próximo!

Fermina Daza disse...

Olá, Marcos!

Deixa eu lhe fazer uma perguntinha, vc tem fotos ou lembranças (artesanais) desses lugares? Seria legal postar no blog. Viagens assim são riquezas.

Sabe, eu sempre tive uma vontade louca de conhecer Machu Pitchu. Quanto você citou no texto, me veio a vontade de novo...rsrs

p.s.: Adorei o novo visual do blog!

Beijos,

Três Egos disse...

Odeio pechinchar também, primeiro porque eu não sei e segundo porque, como eu não sei, sempre saio perdendo... rsrsrs. Fora que sempre acham que eu tenho cara de quem tem dinehiro sobrando... Aff...

E sexo em público hein?! Nunca pensei que este tal de trem da morte se tornaria um conto erótico... huahuahuahuuah...

Ah... e seu layot ficou ótimo!

Abraço!

Anna Vitória disse...

Olha, já aconteceu tanta coisa nessa viagem que nem sei como fiquei surpresa ao ver que vocês foram presos!
haha
Quero só ver o que virá nessa próxima parte.
Beijos

BAU DO FAEL disse...

ah tha...foram pra sacanagem no fim da viagem então? rs rs rs....

ehhh policia boa que temos aqui na america latina....que orgulho!!

abraço

Lobo disse...

Corrupção existe em qualquer lugar mesmo, só muda a cara dos cara de pau... Cara de pau que me falta para trabalhar na pechincha... sou levado fácil na conversa hahaha

Sexo na frente dos outros? UI! Babado! ahaauahu

Abraços Marcos!

A Pimentiinha disse...

já vi que policia é policia em qq lugar mermO! affffff rsrs
quer dizer que vem sexo aê?!?!?!!?
Vou colocar minha pipoca do microondas e abrir o refrigerante, pera! kkkkkkkkkkkkkk

tô acompanhando!!!!!

\o/

Isadora disse...

Marcos estou aqui sem palavras para agradecer por toda a generosidade de sua palavras, sempre.
Obrigada por toda a energia boa que você deixa ao visitar o meu cantinho.
Sem sombra de dúvida, você se tornou uma presença "virtual" indispensável e que se não estiver presente fará muita falta.
Te desejo em dobro todo carinho.
Um beijo

Atitude: substantivo feminino. disse...

Surrealllll
Surreallll
Não o fato dos policiais levarem o da cervejinha por fora porque aqui é assim também vamucombiná
Mas vcs foram presos???!!!! Isso sim é surreal...
que medo!!! Por isso não embarco nessas furada...programa literalmente de índio..índio peruanos ainda por cima!

She disse...

Afff mas ô polícia mais .....
Bjo, bjo!

Anônimo disse...

Quando pagamos a tal "taxa" para os policiais que nos prenderam, eu pedi um recibo. Em vista da cara que eles fizeram, eu falei que era brincadeirinha.

Postar um comentário

pitaqueiros