quinta-feira, 24 de junho de 2010

Trem da Morte X - Final


Lá estávamos nós dentro daquele trem lotado rumo a Machu Pitchu. Eu confesso que estava muito cansado. Por estar a mais de 4000 metros nos Andes, tem-se muita canseira e o ar muito rarefeito torna a respiração difícil. Já estava a mais de 25 dias viajando, comendo mal, dormindo mal e andando muito. Claro que mascávamos as folhas de coca para ajudar. Tomei muito chá de coca que é bastante gostoso e não vicia e não deixa “maluco”, ok? A folha de coca é muito usada e não tem nada de droga.

Eu não agüentava mais as pessoas me oferecendo coisas para comprar, até leitoa dentro do trem e quando o trem chegava a uma estação muitas cholas e cholos vendiam seus produtos do lado de fora do trem, oferecendo pela janela. Eram dezenas de pessoas, jovens, velhos e crianças. E eu fiz uma coisa muito feia. Hoje me arrependo disso, mas naquele momento foi uma pequena “vingança”. Eu estava sentado na janela do trem e as pessoas vinham oferecer seus produtos e eu demonstrava interesse pelo que vendiam e eles se amontoavam próximos a minha janela na expectativa de me vender algo, eu apontava para um e depois para outro, eu virava para dentro e falava: “eu não vou comprar nada! Só que tomar o tempo deles” Bem, confessei! Coisa feia pois os coitados estavam trabalhando, mas eles são tantos o tempo todos que você acaba ficando estressado com aquela situação.

Chegamos à entrada das ruínas e eu estava morrendo de fome. Lá não iria ter um Mc Donalds e nem uma lanchonete. Tudo era muito precário e comprei quatro pães e quatro bananas. Comi pão com bananas que foram fatiadas na minha boca. Eu estava realmente me tornando primitivo.


As ruínas de Machu Pitchu são incríveis, imaginar que ali viviam milhares de pessoas em sociedade organizada. Eles tinham um sistema de transporte e comunicação que permitia que tivessem peixe para comer mesmo estando muito distante do mar. Enquanto você anda pelas ruínas você se admira com a precisão das construções, realmente impressionante! Você acaba fazendo uma viagem ao passado, se imaginando vivendo naquele lugar, como seria. É emocionante.

Minha missão estava cumprida! Eu me sentia muito orgulhoso de ter feito essa viagem, de ter passado por tantas situações e provações que não deu para colocar nos posts. O que relatei foi o mínimo do mínimo vivido nessa incrível aventura. Fiz muitos amigos, me diverti muito. Aprendi muitas coisas. Os Incas fizeram história, aquele lugar é mágico! Mas eu também fiz minha história, com minha própria conquista.

Não encontrei o Eduardo e nem o Ype conforme combinado. O Eduardo deu noticias após duas semanas. O Ype continuou viajando por mais um ano pelo Chile, equador e descendo o rio Amazonas até chega ao Rio de janeiro.

Ao pegar o trem de volta a Cuzco, comecei a viagem de volta. O Roberto me acompanhou na volta. A Simone resolveu ficar mais uns dias, o seu ex namorado Carlos não tive mais noticias.




Que bom poder voltar para casa! Levei cerca de uma semana viajando direto! Quando cheguei a Campo Grande, eu só tinha o dinheiro da passagem, um pacote de bala “kids”. O Roberto que estava comigo, não tinha nem dinheiro para o metrô. Comprei dois pães e duas laranjas e aquela foi nossa alimentação durante mais de 15 horas de ônibus até São Paulo. Peguei o ultimo ônibus para Campinas a meia noite! E finalmente cheguei em casa com uma coisa que eu não tinha quando havia saído.... Uma experiência de vida que me fez enxergar a vida de forma diferente.

Sei que os 10 posts foram cansativos, mas obrigado pelos comentários, pelos elogios, pelas criticas e pelo carinho de cada um que acompanhou aqui pelo blog, um pouco do que é, ou melhor, do que foi o Trem da Morte!

Fim!



16 comentários:

Nina disse...

Adorei acompanhar essa viagem com você! Muito boa a frase: "cheguei em casa com uma coisa que eu não tinha quando havia saído..."

É isso mesmo, como disse o Amyr Klink:

""Hoje entendo bem meu pai. Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver".

Beijo

Isadora disse...

Ai Marcos terminei a leitura com pesar. Sua viagem foi incrível e viajei um poquinho com você já que ainda não conheço.
Eu, partcularmente, não achei cansativo e acho que você poderia contar mais e mais. O tamanho dos posts foram na medida.
Imagino a felicidade de voltar para casa e que essa lembrança, agora, aqui eternizada seja contada muitas outras vezes.
Um grande beijo

BAU DO FAEL disse...

ah tha...aprendeu um monte de coisa? esqueceu tudo pelo jeito...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Foram muito bons seus 10 posts...ja fiz algumas criticas pessoalmente...

Agora falta vc fazer um post sobre sua ida a Springsfield na Australia e as histórias peculiares dessa viagem....mas espera um pouco pra contar...10 posts foram como as temporadas de Lost...rs

abração.

SAL disse...

Marcão, meu amigo pitaqueiro de marca maior!!!

quantas mudanças agradaveis por aqui... todo modernooooso!!! gostei!!!

e essa viagem... rapaz, vc tem historias booooooas viu?! eu li os ultimos posts e... estou muuuito feliz em ver como isso aqui ta bacana viu?!

melhoooooooor q Lost!!! hehehehe
bjooo

Cris Medeiros disse...

Muito legal os posts, nada de chato! Até mesmo eu que nunca faria algo assim, me deliciei com a história e tb me assustei muito... rs

Agora, sobre a coisa feia que vc fez... Nossa! Vou te contar algumas coisas feias que fiz 100 vezes piores do que essa aí que vc me contou, que eu tb ja fiz... Eu não presto tb... rs

O Rafa falou algo de Austrália... Meu Deus!!!! Com todas aquelas aranhas venenosas que se concentraram por lá... Tb tô fora... rs... Mas quero ler, faça os posts... eheheh

Beijocas

Lobo disse...

Nunca conseguimos lembrar de todos os detalhes... sempre acontece tanta coisa. O blog serve em parte pra isso também: para que daqui a algum tempo, quando esquecermos mais detalhes ainda, possamos ler e relembrar.

Agora quando se está com fome, até pão ressecado de dois dias atrás fica uma delícia! ahauahauahua

Muito legal sua aventura Marcos! Tenho vontade de fazer umas viagens loucas assim um dia, mas falta achar um maluco que se disponha a vir comigo! Hahaha.

Abração!

A Pimentiinha disse...

nossa! adorei cada post!
viagem 'do caralho' véi! rsrs

pode fazer outra 'série' dessaê que eu tô disposta a ler vum??? rsrsrsrs

xero moçOO!

Luiza disse...

ADOREEEEI !!

Eu acho que você deveria fazer posts como esses de todas as suas viagens !

E que susto que eu levei quando disse que tinha feito uma coisa muito feia, por pouco não mudou meu conceito, fiquei aliviada quando vi que nao foi nada 'tao grave'. ahahaha

Beeijos e quando te encontrar quero mais detalhes da viagem !!

Flávia Batista disse...

Marcos! Casantivo nada. Eu, pelo menos, ficava ansiosa para saber o que mais faltava acaontecer com vcs... hehheheheheheh

Achei super legal essa sua odisséia e confesso que espero que vc tenha muitas outras pra contar... jhahhahaahhaahaha... tá, não aventuras assim, mas as suas boas estórias!!!

sobre o post lá no meu blog: graças a Deus que vc nunca ouviu um homem dizer isso, pense em que facada no peito seria para uma mulher ouvir isso??? Enfim, só nós, mulheres sabemos o que esses malditos furos representam a nossa autoestima, e, pelo menos, eu, agradeço por vcs notarem muito mais em nós que esses detalhes bobos.

MAs me diz uma coisa com toda a sinceridade masculina: Vocês nunca reparam mesmo???

bjss

Fermina Daza disse...

Marcos,

Pouts, a minha vontade de ir a Machu Pitchu aumentou significantemente. Sobre sua "maldadezinha" com os vendedores, ah, não se sinta tão culpado assim. Vc deve ter aliviado a vida de outras pessoas com o ato, acabou fazendo mais bem do que mal. rsrs

Ah, vc me fez lembrar das balas Kids...hahaha...

Beijones, e conte mais sobre suas experiencias!

Três Egos disse...

Foi muito bom ler esta viagem que a cada post eu ficava com medo de ler caso houvesse alguma morte indesejável. rs. Foi um guia bem legal e útil para as pessoas fazerem seus mochilões. Eu, como já disse, acho que prefiro viagens mais cômodas. Tudo bem que não terei as mesmas experiências de vida, mas enfim... rsrs

Abraço!

E não existe outro trem da morte não né?! rs

Sylvio de Alencar. disse...

Fiz esta viagem.
Realmente muito legal de se fazer.
Uma viagem traaz mudanças muito importantes.

Abrçs.

Sabrine disse...

Acompanhei todos os posts da viagem, adorei ua narrativa e quero muito ter essa experiencia um dia. Vou gostar muito se vc contar mais historias como essa por aqui.

Beijos

Anônimo disse...

Valeu Marcos - muito legal - recuperou coisas aqui do winchester que eu tinha me esquecido. Abrazo, Eduardo

Atitude: substantivo feminino. disse...

Para vc foi o trem da vida né?
Cara, o Carlos (ex da Simone) se desintegrou.
Coitado. Deve ter ido comprar fraldas e voltou para o Brasil.
Adorei seus relatos aventureiros e vou votar em vc para substituir a Dani no programa Extremos do Multishow. Rá!

bi soares disse...

Genteee!!! hahahaha Ri horrores com teus textos.
Estou procurando relatos para fazer essa viagem ano que vem... E não li nada parecido com o teu! Passei aos meus amigos e todos com trabalho a fazer não conseguiamos parar de ler!
:D

Adorei o Blog!
Beijos

Postar um comentário

pitaqueiros