segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mi Buenos Aires Querido!



Quanto tempo que não blog, que estou com saudades dos meus amigos aqui. Obrigado por todas as mensagens recebidas no meu ultimo post que faz um tempão mas eu estava precisando de umas férias merecidas.

Eu não sei se acontece com quem está lendo agora, mas chega um momento que o trabalho não rende. Eu fui muito “workaholic” e acabei acumulando duas férias e mais outras duas que não tirei inteira. Isso faz mal, se você estiver fazendo isso, pare já!

Mas não estou postando hoje para falar das mazelas de férias não tiradas e do stress todo que acumulei nesses anos todos, esse vai ser outro post no futuro.

Quero compartilhar a grata surpresa que tive ao visitar Buenos Aires. Claro que tive uma ajuda ENORME da dona do Blog atitude que me deu dicas ótimas sobre a cidade e sobre lugares para ir e os “macetes” todos para fazer um turismo seguro.



Buenos Aires é uma cidade linda, limpa, com uma arquitetura super bonita, com avenidas largas e arborizadas. Lugares e passeios ótimos, muito vinho, gente bonita e preços relativamente bons! Difícil ter que dizer, mas a Argentina me surpreendeu e eles têm do que se orgulhar. Mas eles sabem que “se acham” mais do que o resto da America latina e estão mordendo uma corrente porque o Brasil está com uma economia estabilizada.

Quarenta por cento do turismo deles vem dos brasileiros (dados da revista Veja). Estava eu belo e formoso andando pela Calle Florida, uma tradicional rua de lojas com muitos turistas onde os “camelôs” locais oferecem shows de tangos e restaurantes da região quando um cara vendendo não sei o que, me abordou falando em inglês. Por certo me tomou por turista que não fosse latino americano. Ele perguntou:

- Hi there, where are you from?

Eu respondi, Brasil!

Ele transfigurou e disse: - Queria que a Argentina estivesse tudo muito caro para nenhum Brasileiro pisar mais aqui!

Enfim, uma demonstração de racismo e preconceito que eu jamais havia provado! Admito que me fez refletir a situação toda. Fiquei incomodado, mas conformado pois afinal nos somos mais de 190 milhões e devemos ter um numero muito maior de brasileiros maltratando Argentinos.

Em contra partida, varias demonstrações de civilidade e educação, tiraram essa imagem. Varias vezes minha esposa teve o lugar cedido no metro por alguém que estava sentado (claro que perceberam que éramos turistas). Varias vezes abriram a porta dando a vez para ela passar. Então mais créditos do que débitos no período que lá fiquei.

Um passeio que recomendo para quem quer visitar uma cidade agradável com bons vinhos e bons restaurantes (apesar que sofri para entender o cardápio deles), mas esse assunto vai para outro post.

22 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Marcos
Conheço a Argentina e gosto muito, todavia também tive problemas com a falta de educação de alguns, inveja pura, mas o saldo foi positivo.
Abração

Arsênico disse...

Taí uma cidade que tenho muita vontade de conhecer... quem sabe num futuro mais estabilizado!!!

***

;-D

Cris Medeiros disse...

Que bom! Viajar assim é tão legal, se é que me entende, já que minhas últimas viagens não me trazem essa sensação boa... rs

Legal te ter de volta eu estou aqui na correria pra sair e ainda estou na net dando uma ultima olhadinha!

Beijocas

Unknown disse...

'bora pra casa do Marcão comemorar o Natal? Hein? Hein?

O que não gostei de Bs. As. nesta última vez foi não aceitarem cartão de crédito no McDonald's. :-)

Lobo disse...

Tenho muita vontade de conhecer o sul da argentina... Dizem que Buenos Aires é ótimo, mas prefiro gelo! XD

Abração!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Saudades querido ...

Amo Argentina, amo Buenos Aires, amo Argentinos ... nunca tive o menor problema com eles ... acho inclusive q eles estão milhões de anos à nossa frente em educação, civilidade e cultura ...

bjux

;-)

David® disse...

nossa..q saudade dos seus pitacos!

Deve ter sido essa sua curtis de homem nórdico q fez o argentino pensar q não era latino..rs

E sim, estou acumulando férias..5 por enquanto :(

abração

BAU DO FAEL disse...

Não gosto de argentinos, pronto!

Se acham europeus demais. São falidos e wuerem bancar os milionários...enfim, o dia que for pra Buenos Aires comprovo pessoalmente se tudo isso é bonito ou não...até lá me contento com 1 ( um ) uno, alfajour que ganhei...

abração...

Unknown disse...

Meu primeiro foi um KA 2000. O segundo foi uma Kia Sportage 97. O terceiro Mille Way 2009. Agora um Sandero GT. Resumindo: tenho pauzão, grossão, bundão, gostosão! :-) Acreditou??? :-)

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

voltando para agradecer o carinho em meu nome e em nome do Wander ...

o fato é verdade mas claro com umas pitadas de exagero né? rs

bjux

;-)

Silvana Alves disse...

quero aprender a dançar tango.
voltei com um blog novo... depois me visite
beijos

Luana disse...

Ei! Gostei daqui! Posso voltar mais vezes? hahaha!
To seguindo!
Passa pra conhecer o meu, depois! Beeeijos

A. Marcos disse...

Certa vez eu escrevi lá no blog que brasileiro tem "síndrome do lixão" porque valoriza tudo que vem de fora e despreza o que temos aqui.

Eu conheci a Argentina, não somente Buenos Aires que é o que o País tem de mais avançado, e posso afirmar que é falsa a idéia de que Argentinos estão à nossa frente em cultura ou educação ou seja lá o que for. Não é assim nem mesmo em B.A.

Filmes como "Buenos Aires 100km", "Clube da Lua", "9 Rainhas" e "O segredo dos seus olhos" dão uma prévia de como nossos países sofrem as mesmas mazelas.

Por outro lado, nem mesmo argentinos de outras procedências gostam do estilo arrogante do Portenho (natural de B.A.). Não é à toa que na comunidade latina em geral os argentinos (personificados pelos portenhos) não são bem vistos.

Os argentinos, em geral, são educados, alegres, solicitos e, agora com a situação econômica dos dois países desequilibrada, necessitam cada vez mais de nós, brasileiros.

A maior parte dos produtos fabricados na Argentina (entre os automóveis é algo na casa dos 80%) são exportados para o Brasil, só para se ter uma idéia. E quase tudo que se compra por lá em termos de higiêne pessoal é do Brasil.

Mais de 60% do turismo de B.A. é sustentado por brasileiros e o Peso Argentino custa menos de R$ 0,40.

Dá para entender o rancor do portenho que o tratou de forma grosseira?

É fruto da tristeza de saber que há pouco mais de 10 anos a situação era invertida e eles pintavam e bordavam por aqui.

Luzia Lira Pedagoga disse...

Li por acaso seu post. Achei interessante. Preciso juntar uma graninha pra ir na Argentina. INVEJA! queria umas férias assim.

Bjos...

Luzia Lira Pedagoga disse...

Li seu post e achei interessante. Sonho em conhecer a Argentina. Vou sonhando, quem sabe!!!!

Três Egos disse...

Desse jeito daqui a pouco irei migrar para Buenos Aires... rsrs
Todo mundo anda me recomendando ir para lá, até o meu cabeleleiro hj me falou para ir lá na primeira oportunidade que tiver... rs

Abraço!

Atitude: substantivo feminino. disse...

Caraca..vc deu 1 alfajor para o Rafael, seu fiel comentador!!! 1 Alfajor!!!
Mão de vaca, mão de vaca.
Pelo menos foi Havanna, ou vai me dizer que foi Jorgito, comprado no Carrefour da Santa Fé???
Affff essa Campinas está perdida!!!

Querido, adorei seu retorno!
Agora é contagem regressiva para a próxima não é não?
Estou contando minhas migalhas financeiras para fazer o sul da Florida!

òtimo final de semana!

Marcos disse...

Sabe, um as vezes é até demais... eu fui para lá e comi 2 o tempo todo e até hoje... Não sei quem falou que o Jorgito é melhor que o Havana, então compramos os dois e sem saber qual era qual não conseguimos distinguir um do outro... logo Jorgito pra galera, quem quiser outro... "fly over"

Luis Fabiano Teixeira disse...

Oi Marcos, eu entendi a sua preocupação sobre uma campanha que focasse em outros alvos também, mas quanto aos usuários de drogas injetáveis, sei claro que eles existem, até me espanta saber que em Porto Alegre eles são em maior número, mas eu não me sentiria confortável fazendo uma campanha dessas, sem correr o risco de, de certa forma, estar estimulando o uso de drogas. Não sou moralista, mas cada um é cada um, né? Então foquei naquele alvo que considero o mais abrangente. Mas que bom que você aprovou a iniciativa. Nunca estive em Buenos Aires, mas pelas fotos me pareceu um lugar muito simpático. Ótimas férias! Abração!

O psicolouco disse...

É... esse ano ia pra lá, mas não deu!
Ia aproveitar a queda do dollar, mas aproveitei pra outros fins.
Pow que sacanagem esse cara chegar do nada e pensar que seria um europeu ou norte americano. O que você fez com ele?

Grande abraço!

She disse...

Olá queridooooo! Ah que delícia de viagem, adorei, pois sou louca pra conhecer Buenos Aires...

Mas, heim?! Que homem grosso!!! Afff!

Beijo, beijo!
She

Ro Fers disse...

Puxa! Belas fotos, pelo o q vi, a minha vontade d ir a Buenos Aires ,aumentou....
Espero mto em brev, ter essa chance...

Postar um comentário

pitaqueiros