domingo, 29 de agosto de 2010

O Oportunista.



Eu não sou de fazer muitas criticas a questão do “sistema” no qual estamos inseridos até por entender que essa bandeira só pode ser levantada por quem está efetivamente buscando fazer algo. Mas essa semana que passou, fiquei muito irado com um fato e realmente conclui que esse país não é sério e o nosso judiciário também não é sério.

Esta semana passada, fui convocado para ser preposto da empresa em uma audiência. Para quem não sabe o preposto é quem vai representando a empresa em uma audiência junto ao judiciário e em alguma ação.

Hoje existe o juizado especial de pequenas causas que serve para “desburocratizar” o sistema.

Enfim lá fui, eu o advogado da empresa para uma cidade a 60 kilometros de distância. Lá encontramos a advogada do banco e o preposto (que também era parte no processo). Na audiência um advogado indicado para ser “mediador” mais um escrivão e um advogado substituto. E do outro lado estava o cidadão que moveu a ação e seu advogado. Foram 7 pessoas, mais toda estrutura do juizado para atender ao “direito” daquele sujeito.

O pleito inicial era de R$ 497,00, isso mesmo! Quatrocentos e noventa e sete reais!

Para entender: Ele pagou um despachante em campinas (que não foi parte arrolada na ação, senão seriam mais duas pessoas naquele circo) e ele encaminhou o dinheiro para um despachante na cidade do cidadão, mas esse despachante local fechou e sumiu com a grana que recebeu. Era um picareta!

Por conta disso houve a demora do documento ficar pronto até apurar os fatos. O cliente entrou em contato com o despachante de origem e este se prontificou a encaminhar (e pagar novamente os R$ 497,00) para outro despachante daquela cidade e sabe o que ele ouviu?????

-Eu agora quero receber “perdas e danos”!



Sete pessoas envolvidas entre advogados e funcionários públicos e das empresas, custo com viagem e estrutura que somam muito mais dos que o valor pleiteado, mas tudo em vão. Sabe por quê? Porque o “cidadão” não queria somente resolver o problema, mas sim tirar uma “vantagem”. Ele aproveitou o fato do despachante da cidade dele ter sumido com a grana e agora quer tirar proveito.

A audiência não deu em nada porque foi solicitado para localizar o despachante (que obvio não vai aparecer).

Mas quem é o culpado disso? O próprio sistema que aceita uma vergonha dessas. Esse espaço aberto que é para “preservar” o direto de alguns e deixa que oportunistas tentem lucrar algum!
E o pior é que não existe um limite, um controle ou algum tipo de punição para esses "esperctomen" que não visam reparações legítimas ou a busca de seus direitos. Mas sim querem usar a brecha do sistema para tirar proveito.

Eu saí da audiência envergonhado.

15 comentários:

Recolore disse...

No próprio sistemas a muitas brechas ,para ir se adiando tudo!!
Fazer o quê?
Abraço,
Rosana

Marcelo Moraes disse...

Marcos, só levei a sério o que diziam, que "A justiça não é justa (aí completo: para todos)", quando passei por isso também, em audiência, com o meu ex-patrão. O desonesto está nas ruas, ainda ileso, enquanto todos os ex-funcionários recomeçaram suas vidas após o roubo por ele cometido. Acredito na justiça de Deus, até o momento, pois a dos homens, continua falha,muito falha!

Um abraço.

Cris Medeiros disse...

Você sabe que lido bem de perto com isso e os juizados já estão criando esquemas para dificultar a vida desses aproveitadores... Tem muita, mas muita gente mesmo, que já nem quer mais trabalhar, mas ficar provocando situações para entrar com um processo no juizado... Lamentável, esse é o nosso povo!

Beijocas

BAU DO FAEL disse...

Passa o tempo, passam os anos, e o o povo não perde a mania de querer se dar bem as custas dos outros.

Tenho fé que as novas gerações tenham perdido essa mania...que tenham mais carater e moral para não tentar ludibriar o sistema e tirar vantagens ilicitas.

Juiz que rouba fios de cobre, advogados que sustentam os luxos de traficantes nos presidios...que os jovens sintam vergonha disso, e tentem mudar custe o que custar...

abração.

Luiz Carlos Schons disse...

Parabens pelo seu relato e pela forma de encarar as realidades de nosso Pais ,os Despachantes no Brasil estão lutando por uma regulamentação ,atraves do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas e seus respectivos Conselhos Regionais nos Estados o processo se iniciou em 2002, mas sofre atrazos porque contraria muitos intereces tanto da parte de profissionais como da parte do ´própio Sistema,que não quer perder velhas prerrogativas,

Atitude: substantivo feminino disse...

O que mais vejo é gente tentando achar essa brecha.. Brasileiro tem mania de esperto. Sempre.
Sempre quer levar vantagem.
As pessoas tem todo o direito de reclamar, reclamamos pouco até..mas tem gente que não quer o justo,ao contrário, quer se dar bem, e isso também me constrange. Eu teria saído como vc...com vergonha.

Lobo disse...

Eu fecho os olhos.

Um tio meu, uma vez, tentou se aproveitar de uma situação para arrancar dinheiro de um clube. Além de perder a ação, ainda ele e a família toda foi proibida de por os pés lá de novo.

Esperto é o que não falta por ai... Eles tem mais é que se estreparem mesmo.

Abração Marcos

Fermina Daza disse...

Complicado, Marcos...Esse é um daqueles assuntos que dá muita prosa. Tá cheio de "esperctomen" em outros setores do Brasil e isso acaba sendo, na verdade, uma teia de aranha bem grande.

Beijinhos,
Fe

Arsênico disse...

Até onde chega a podridão humana néah? Ser pobre tudo béim... mas ser miserável como este "ser"... é de cair o cool da bunda e arrastar no asfalto os 60Km's de volta!

***

aBraço!

;-S

Anônimo disse...

É realmente lamentável a perda de tempo e dinheiro [e muito mais] por tão pouco, por egoísmo, e como conseguiu um advogado? Ele teria uma porcentagem desses 400? Nossa... Sem comentários. Bjo!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Querido Marcos, esta é apenas uma das facetas de nossas estruturas organizacionais públicas ... tudo podre e sem a menor perspectiva de mudanças ... tudo é construído para favorecer os picaretas ... e, nós, cidadãos, permanecemos inertes e dizendo amém a todas estas mazelas. Passei toda uma vida profissional dentro do sistema, dando murro em ponta de faca, acreditando q lutava por uma causa q ao final seria a vencedora ... ao final só me restou a resignação de que eu fui mais um dos inúmeros otários úteis ao sistema ... a cada luta q eu comprava, na verdade só servia e era útil ao sistema e à sua perpetuação ... muito triste ... Hoje, inteiramente incrédulo qto a qualquer mudança macro ... hoje luto tão somente pelas mudanças micro ... cada um se mudando, penso q o todo um dia muda ... enfim ...

Parabéns querido por esta postagem rica e reflexiva ...

bjux

;-)

Madame Mim disse...

Marcos,
Na verdade o perdas e danos ai é a velha e conhecida vingança, olho por olho - dente por dente e não justiça.
Esta semana mesmo, conversando com um defensor publico aqui de Campinas, ele me disse que o que mais há em seu setor é gente praticando atos de vingança e não de justiça. Mas para quem processa, acredita que é justiça!
Na verdade muitos homens precisam hoje mais de informação e de espiritualidade cristã do que justiça...
Bjs e boa semana

Unknown disse...

Olá... é a Liliane que trabalhava com vc... e que geralmente era chamada para ser preposta, mais um que vê e pensa igual, ficava louca quando tinha que ir nas audiências perder um bom tempo de trabalho para chegar lá e passar raiva. Um grande beijo e grandes saudades...

Ps: Atualiza mais o blog é assim que ando te vendo rsrs

Edilson Cravo disse...

O que precisa ser moralizado primeiro o homem ou a justiça? Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? A Justiça representa de certa forma o estado vergonhoso da sociedade. Estamos em ruínas. Linda semana querido e um abraço.

Anônimo disse...

a mania das pessoas de tirar proveito dos outros continua a mesma..

Postar um comentário

pitaqueiros