segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fantoches


Conviver com muitas pessoas no trabalho ou na vida social faz com que você acabe aprendendo como as pessoas usam de artimanha para conseguir as coisas.

Isso não é uma peculiaridade do ser humano, até quando temos uma criação, um cachorro ou gato, percebemos como esses bichinhos dominam nossas vidas. Eles são espertos e ensinam "truques" para seus donos. Mas quem gosta de bicho até sabe que esta sendo manipulado.

Agora incrível é quando as pessoas fazem isso e acham que não são percebidas. É uma construção de pequenos movimentos estratégicos, frases com um efeito, que na realidade quer dizer exatamente o contrário. É como construir um castelo de Lego. E o interessante é que acabamos vendo a pessoa fazer isso e deixamos para não desmotivá-la até porque a primeira reação seria negar que está construindo um cenário para conseguir seu objetivo.

Em treinamento de vendas eu ensino as pessoas a usar de toda a psicologia e estratégia para criar um cenário para conseguir o efetivo fechamento do negócio. Fazer o outro acreditar que está liderando a situação. Assim, é bastante fácil para mim perceber quando alguém quer fazer o mesmo comigo.

Têm pessoas que conseguem construir durante semanas as vezes até meses um cenário para conseguir determinada coisa. Porque não querem ser objetivas o que muitas vezes encurtaria um caminho enorme caso fossem objetivas ou no mínimo estariam sendo sinceras com o proximo.

Existem alguns comentários que são feitos justamente para puxar um determinado assunto e se você reagir de forma diferente, ou seja diferente da "maneira esperada" você surpreende aquele que quer armar um determinado cenário ou fazer você dizer algo que efetivamente não está afim.

Por exemplo: Se alguém chega para você e diz "-Olha eu cumprimentei aquele negro, você viu como eu não sou racista?" ou "-Eu até que não sou feio, viu aquela menina me paquerando?" ou "-Eu não fumo e não bebo, você vê como eu sou saudável?" ou tantos outros exemplos de frases que praticamente forçam você a dizer o que a pessoa quer ouvir simplesmente para massagear o ego dela. O que dizer nesses casos? Se você reagir diferente elas já saem vitimas. E se acham merecedoras de retratação.

No fundo todos nós agimos um pouco como manipuladores só que algumas pessoas fogem do bom senso. Aceitar que falou algo inapropriado é um ato de humildade. Trabalhar em um ambiente onde existem dezenas de pessoas articulando situações para se dar bem é uma coisa que estressa e faz você refletir se vale a pena estar nesse meio.

Assim ou acabamos sendo fantoches ou controlando as linhas. E você?

11 comentários:

Cris Medeiros disse...

Oi querido! Vocè tocou num assunto que penso muito e até fiz um post parecido com o seu quando disse que detestava que subestimassem minha inteligência. É exatamente isso, de gente que acha que basta chegar pra você e dizer uma besteira qualquer que não teremos inteligência pra discernir aquilo, nos tratam como criançinhas bobinhas. E eu simplesmente detesto isso, mas te digo que não manifesto de cara o que sinto por essas pessoas, eu deixo elas pensarem que são muito espertas, que estão me manipulando, enganando, para no momento certo dar o troco e quando dou o troco eu sou cruel...

Eu tive um relacionamento com uma pessoa que era extremamente manipulador, quando digo extremamente, é porque era algo quase doentio e esse cara não conseguia me manipular sem que eu soubesse, eu cedia, com ele pensando que estava me enganando, mas eu cedia quando achava necessário, vendo toda a manipulação dele, e confesso que foi uma relação cansativa...

Vendedores então, nossa, esses não tem quase chance comigo, porque não tenho envolvimento emocional com eles, então olho tudo aquilo até com um certo tédio... rs

Não é dizer que sou a pessoa mais esperta do mundo, obviamente já fui enganada das maneiras mais toscas. Mas exatamente por passar por isso que acho que aprendi um tanto a perceber as segundas intenções. A vida serve pra isso, pra nos ensinar. Não digo que estou imune hoje em dia, porque ninguém é imune a nada na vida! Mas tenho boas defesas!

Beijocas

Unknown disse...

MEDA de você. Estaria me manipulando pra eu elogiar o texto? Eita... e agora?

David® disse...

apesar da manipulação (parecer) ter um carater pejorativo, todos nós a praticamos. Será mesmo q existe o manipulador e o manipulado?
pra mim, o problema realmente está na maneira como usamos nossos "super poderes"..rs..para o bem ou para o mal.
abração

Isadora disse...

Marcos, meu amigo, é impressionante como vemos o que você descreveu o tempo todo e não acontece apenas nas coorporações (o que talvez seja mais fácil aceitar), agora na vida social não aceito, mesmo! Já basta o que vejo e não posso fazer nada, na vida pessoal, os manipuladores sem bom senso passam longe de mim.
Um beijo

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Fantoches só são apreciáveis no teatro ... seja qual for a opção ... manipulados ou manipuladores ... não existe algo mais desprezível mesmo ...

bjux

;-)

Anônimo disse...

nossa... acabei de escrever algo que critica isso também.

concordo plenamente!

BAU DO FAEL disse...

Não sei se em determinados casos as pessoas usam de artimanhas para conseguir um elogio...existem meios que convivemos que isso é evidente, mas se pensarmos nos mais intimos, não acho que seja uma forma de manipulação...

O que sei é que existem pessoas que tem bloqueios em relação a elogiar o outro, um colega de trabalho, uma tarefa bem feita. Muitas vezes se cala pra não inflar o ego alheio...então é mais facil criticar do que elogiar...não acredito que isso tire um pedaço...até pq se a pessoa espera um elogio, e recebe uma critica, ela não será construtiva, irá magoar mais do que faze-la refletir...como digo, existem dezenas de formas de fazer alguem entender algo...a agressão verbal, a critica seriam os ultimos recursos.

Isso tb é uma forma de manipulação pq faz com que as pessoas em volta sempre queiram fazer algo a mais pra agradar...

Complicado lidar com o ser humano...

abraço

Lobo disse...

Eu sou um boneco. Tenho condições de manipular os fios se eu quiser, mas acho uma atitude tão inescrupulosa que prefiro me deixar controlar. Assim a consciência pesa menos.

Abração Marcos!

Anônimo disse...

Amanhã venho aqui dar um pitaco com calma.

Lucí disse...

Olá...

Ótimo assunto. Acho que eu tenho as duas faces, tbm sei manipular, mas sei bem qdo estou fazendo isso e tbm com quem faço, o problema é aqueles que dissimulam o tempo todo e acham que ninguém percebe e que o mundo deve girar em torno do umbiguinho deles, trabalho diretamente com uma menina assim, qdo ela fala algo, pergunta e ouve o que nao quer, ela acha que a pessoa fez a cara feia e arma o circo... e os palhaços dança conforme a música (já que ela é a superior de muira gente.

Bjoss..

Cris Medeiros disse...

Eu tomei a liberdade de indicar seu blog em um post que fiz!

Beijocas

Postar um comentário

pitaqueiros