quinta-feira, 16 de setembro de 2010

São Paulo


Quando eu era criança muito pouco eu considerava ou avaliava da cidade em que eu estava morando. Pois as coisas importantes que te cercam são os parques, as escolas e a casa de parentes e amigos. Fora isso sua vida esta limitada. Você não está preocupado com centro de compras, centros comerciais e se a cidade é muito grande ou não.

Mudei para Piracicaba com 6 anos e posso dizer que apesar de não ser uma cidade muito pequena era uma cidade muito provinciana. Eu vivia na rua brincando, as pessoas costumavam colocar as cadeiras nas portas das casa a noite e ficar vendo o movimento e na realidade fazendo um social.

Minha família nunca fez isso! Meu pai era um homem culto e minha mãe também, logo eles tinham uma visão bem mais abrangente do que a maioria das famílias, que vezes nunca haviam saído da cidade.

Meu pai viajava muito por todo Brasil e às vezes para fora. E tinha reuniões freqüentes em São Paulo e Rio.

Eu tinha uma vida muito gostosa, uma infância muito ativa e me diverti muito, mas logo fui crescendo e algumas coisas da infância já não me atraiam mais. Normal para todas as crianças. Mas eu tinha sonhos altos, tudo era muito legal, mas algo rolava dentro de mim que começava a me fazer sentir como uma carta fora do baralho.

Quando tinha 13 anos meu pai tinha uma reunião em São Paulo e me levou junto para conhecer a cidade. Eu achei aquilo bárbaro! E lá fomos nós para São Paulo. Saímos cedo para pegar o ônibus na rodoviária. A viagem durou cerca de 2 horas e pouco.


Logo que o dia clareava o ônibus vindo de Piracicaba entrou pela Marginal Tiête e seguiu rumo a estação da Luz. (Rodoviária antiga de São Paulo). Eu fique encantado conforme íamos passando pelos prédios e conforme passávamos pelo agito da cidade grande. Descemos da condução e seguimos do metrô da Luz até a estação Liberdade.

Durante o dia meu pai ficou em reunião e eu fiquei rodando pelas vizinhanças, claro que morrendo de medo de me perder.

Ao final da tarde partimos de volta para Piracicaba. Lembro-me como se fosse hoje eu falando para mim mesmo:

- Eu um dia irei morar nessa cidade eu nasci para esta vida e não para a proposta de vida de Piracicaba.
Devo confessar que aquela viagem mudou minha vida. Dois anos depois mudamos para Campinas, que já me aproximava bem mais de São Paulo. No ano seguinte fui morar fora do Brasil e quando voltei terminei meus estudos e fui para São Paulo fazer faculdade.



Adoro São Paulo, é algo realmente difícil de explicar, mas a cidade é incrível para as pessoas que tem essa tendência urbana.

11 comentários:

Anônimo disse...

Hum... acho bonito ter um amor desses por um lugar. Nunca fui a SP, então não posso nem comentar.

Já morei em interior também. E hoje moro em cidade grande. Confesso que gosto das duas vidas... a agitação e facilidade da cidade e a tranquilidade do interior.

Na verdade, gostaria de morar tipo... há uns 30, 40 min da cidade... numa casa enorme, cheia de verde ao redor e de frente pra um lago ou rio. Seria perfeito. :D

::::FER:::: disse...

Hummmmmmm, lembrei de quando passei em frente é meu salão hj em dia eu apontei o dedo e disse:" Um dia vou ter salão nesse local"... demorou, mas hj tenho meu salão no lugar que sempre quis!


:::FER:::

Cris Medeiros disse...

Gosto muito de cidades grandes, sempre gostei, nunca me senti atraída por essa coisa da traquilidade das cidades pequena... Eu gosto mesmo é do agito, de ver as multidões, de carro passando, comércio por perto. Por isso que atualmente moro quase dentro do comércio do meu bairro. Quanto mais isolada dos grandes centros me encontro, mais vou murchando e vou entrando em depressão mesmo. É algo estranho!

Agora descobri porque você tem tanta facilidade com viagens, você cresceu vendo seus pais viajarem, talvez isso tenha influenciando um tanto! Claro que não foi o fator determinante, mas certamente um fator facilitador...

Sou carioca e moro no Rio de Janeiro, mas sinceramente não me identifico muito com isso aqui, gosto mais do jeito de ser de Sampa, acho que como a cidade não tem praia, investiram mais em outras áreas, até mesmo para o lazer... Aqui no Rio tudo é focado em praia, e isso me irrita um tanto!

Beijocas

Unknown disse...

E ocê mora aqui, então?? Vam' se ver no próximo café-com-bolinhos dos amigos blogueiros! :-)

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

querido amigo Marcos ... sei bem o que é isto ... tenho uma fascinação incrível por São Paulo ... TESÃO absoluto ... não sei se algum dia irei morar aí mas com certeza não abro mão de passear por aí pelo menos a cada 02 meses ...

bjux

;-)

Três Egos disse...

São Paulo é uma cidade excelente para quem gosta. Eu, paulistano nato, estou acostumado com toda aquela agitação. No entanto, ainda prefiro morar numa cidade menor e ir para São Paulo em feriados e finais de semana, não tem um lugar com tanta diversidade para sair igual São Paulo. Fato!

Lembrei dos meus amigos aqui do interior que falaram que iam me chamar quando andassem de metrô porque morrem de medo de se perder. Eu não sei como uma pessoa pode se perder no metrô de São Paulo, mas, enfim, para mim é algo bem natural.

Abraço!

Anônimo disse...

Que bela história, e com um final feliz, gosto muito de SP também, adoro andar pela cidade, acho que as pessoas que já viveram fora dela a valorizam mais... []ss

Lobo disse...

Eu sou justamente o contrário. Não me acostumo com o ritmo urbano. Nasci pra ser interiorano mesmo. Gosto do silêncio, da calmaria, do marasmo... XD

Abração Marcos!

disse...

Olá! Vim para aqui através do blog da Dama de Cinzas...

Eu moro em São Paulo e tenho uma relação de amor e ódio com este lugar kkkkk Explico, detesto ter que encarar o trânsito infernal daqui. Demoro de 1h a 2h e meia pra chegar a locais que sem trânsito demoraria, em média, 20 min. Além do trânsito, os ônibus da região que eu moro dão volta pelo bairro inteiro, logo explica-se o longo tempo... Por isso, tenho que acoedar dedissímo. Mas por outro lado, gosto muito das opções variadas de entretenimento que esta cidade oferece.

Gostei do blog!
Beijos

She disse...

Oie, passando por aqui, mas volto com calma porque quero te ler, faço questão, pois adoro os seus posts!
Beijo, beijo!
She

Fermina Daza disse...

Como uma paulistana, devo dizer que adorei seus elogios à cidade. Gostei das fotos também.

Adoro aqui. Gosto de viajar, mas não me vejo sem essa multidão de prédios, pessoas, carros, barulho, noites...São Paulo é uma multidão que me completa!

Viva Sampa!

Beijinhos

Postar um comentário

pitaqueiros