segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Vamos combinar que?


É interessante como de tempos em tempos surgem algumas frases ou palavras, ou chavões que dominam as conversas. Não sei de onde vem e nem quem as criam, mas elas pegam e infestam o nosso cotidiano. E quando menos percebemos, até quem não gosta está falando e repetindo.

Não sou avesso a falar de acordo com o que está sendo usado no popular mas, tem horas que esses “populismos” da língua vão ao extremo e em uma conversar com 2 sentenças elas são repetidas a exaustão.

O chavão do momento que virou um vício de linguagem é falar “vamos combinar que” antes de você declarar algo!

Porque temos que “combinar” algo? Eu não quero ficar combinando as coisas. Eu não acho que antes de todas as declarações você deva chegar e dizer... –“Vamos combinar que tomar chuva é um saco” ou –“Vamos combinar que horário de verão é legal!” ou –“Vamos combinar que carne de panela é bom.”

Sabe, esse tal de “vamos combinar que” está entrando para o rol dos: “A nível de” – “Tipo assim” – “Enquanto pessoa” – “Primeiramente”.
Enfim, ficar combinando as coisas não é legal, é melhor você ter opinião própria e se a outra pessoa achar por bem concordar com você então beleza, está combinado.


18 comentários:

Fermina Daza disse...

Hahahaha! "Vamos combinar que" vc teve uma bela sacada! ;)

Cris Medeiros disse...

Eu amo quem tem o dom da palavra, quem se expressa bem, de forma objetiva, sem tantas repetição de palavras, gírias, chavões...

Eu uso alguns desses chavões, me puno, mas não de forma exagerada. Um dia desses vi a entrevista de um cara muito bonito que tudo que dizia colocava "tipo" na frente.

- Tipo ela é legal. Tipo deixa a gente a vontade. Tipo chega na hora...

Tipo, tipo, tipo. Gente que agoniaaaaaa! Por isso te dou razão!

Agora, vamos combinar que horário de verão é uma porcaria... ahahah

Beijocas

BAU DO FAEL disse...

Ahhh Marco Pólo, vamos combinar que vc agora foi um tanto ranzinza..pô carne de panela é ótima...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Já te vejo na frisa do teatro dos Muppets daqui uns anos...rs rs rs...reclamando de tudo.

bom post o seu....abração.

Isadora disse...

Meu amigo estou rundo do seu post. Concordo com a sua crítica, mas a forma como você expôs foi ótima.
Em empresa, então, é engraçado vermos como determinadas expressões tornam-se jargões e todos utilizam.
Um beijo

Arsênico disse...

Vamos combinar que (hahaha!) realmente esses populismos quando exagerados são insuportáveis!

Tempos atrás minha irmã estava com a mania de dizer "diacho"... até que pesquisei no dicionário... e a palavra significa "diabo"... ela parou de repetí-la freneticamente na hora! hahaha!

***

aBraço!

;D

Edilson Cravo disse...

Realmente tem uns termos que matam mesmoooo...rs
"Tipo assim" é de doer, mas o que me diria de pessoas que adoram a palavras: feedback, proatividade,layout e as colocam o tempo inteiro nas conversas. Afeeee, meus sais aromáticos..hahahahaha. Abraços e linda semana.

Flávia Batista disse...

Oi Marcos!!!
quanto tempo, hein?!!
Tava com saudade de vir aqui já.
Olha só, esses chavões são meio chatos mesmo. Eu não combino nada com ninguém também... hauahuahuahuahaua

mas confesso que falo muito "tipo assim".
sou podre com isso!
Tudo pra mim é "tipo".
afffff...

bjins

Anônimo disse...

É, Marcos,
A linguagem é assim mesmo. Ela envelhece, por isso é dinâmica e precisa se renovar constantemente a fim de melhor adaptar-se às necessidades de comunicação. O problema é que tem um tipo de linguagem que envelhece muiiitoo depressa, vertiginosamente. Sabe qual? As gírias. Elas funcionam como a moda: vêm e vão muito depressa. Assim como estão no pódio, já estão fora do circuito. Ainda bem, pois empobrecem o vocabulário e cansam nossos ouvidos. Mas, vamos combinar, sem as gírias você não teria escrito esse post tão legal,kkkkkkk.:))
Bjsssssss

Anônimo disse...

HAUShaushua.... é bem verdade isso, eu estou preocupado com os chavões do twitter #oremos p ex..... não posso com isso! rs ^^bjuu!

Lobo disse...

Aaaaaahhh, eu confesso que exagero no "Tipo assim". Síndrome de surfista hahaha

Mas "vamos combinar que", eu raramente escuto...

Abração Marcos!

Três Egos disse...

vamos combinar que tipo assim é uma putafaltadesacanagem... rsrsrs

abraço!

SAL disse...

adoreeeeeeeeei!!

não nego q sou bem adepta as girias e trejeitos da linguagem!

acredito que toda forma de comunicação (inclusive a q faz uso do portugues errado "pobrema", exemplo) é valida! o importante é q a comunicação seja feita! isso é viver em harmonia com a diversidade!

bjo marcããão!!!

Mulher de Fases disse...

Marcos,
Indiquei seu blog para responder um desafio que recebi.
Apareça lá no Mulher de Fases para copiar as perguntas e ainda criar mais uma .
Bjsss

Márcia disse...

Hum...Marcos!!! "Com certeza" "vamos combinar"!... "primeiramente" "tenha fé" que "tipo assim" "enquanto pessoa" " a nivel de" chatice não se aguenta mais mesmo.....rsrsrs...nos deixam de saco cheio...rsrsrsrs

A Pimentiinha disse...

MarcããããOOO

rs
nunca mais tinha vindo aki e quando eu venho já me deparo com uma coisa que tbm morro de odio!
Detesto o 'vamos combinar' afffffffffffffff
creimdeuspái!
Além disso, eu tbm detesto repetição de palavras... rs
Saudades do seu blog!
um xêro violeta!

BAU DO FAEL disse...

Vamas combinar que ta na hora de escvrever outro post...preguiçoso!!!

abç

She disse...

Ui! Vamos combinar que eu falo assim.... rsrs
Bjo, bjo!
She

Atitude: substantivo feminino. disse...

Vamocombiná que vc está extremamente cri-cri?!
rsrrsss

Postar um comentário

pitaqueiros