sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Luz, Câmeras, Ação!


Minha cabeça deve estar lesada. Só pode ser essa a justificativa por não escrever esses dias. Eu já cheguei a pensar que poderia ter uma coluna diária sobre os assuntos do cotidiano mas escrever com compromisso é diferente. Passa a ser obrigação e ai você fica no stress.

Meu respeito aos colunistas que escrevem diariamente em jornais, sites e outros, pois você tem que estar totalmente antenado para não escrever muita bobagem. Tudo bem que tem gente que escreve bobagem, mas não duram muito na midia.

Outro profissional que também merece meu total respeito são os atores e atrizes de teatro e tv. Não somente os famosos mas esses que fazem comerciais de TV que na realidade não estão o tempo todo na midia. As vezes vão fazer somente um free lance.

A maioria das pessoas que me acompanha no blog sabe que eu trabalho com carros. E já faz 6 anos que eu faço os comercias da loja ou melhor, que faço a divulgação no shop tour e tv local de programas de venda de carro. Eu não faço oferta, faço o Institucional.

Por conta dessa familiaridade com as cameras e por ser uma figura já conhecida, a agencia de marketing resolveu fazer um comercial nos cinemas e tv aberta da região, com este rostinho lindo que Deus me deu (bazinga!).

Lá fui eu todo pimpão sexta passada gravar 55 segundos. Não poderia ser 60 segundos e nem 53 segundos, teriam que ser cravados 55 segundos. Olha eu não sou piloto de formula 1 que controla "décimos" de segundo. Cenário escolhido, roteiro escolhido e 3 atores profissionais para interagir comigo e ai começou a epopéia.

Cronometro em mãos, cameras, luz e uma equipe de 10 pessoas. O calor comia solto, e comecei o que imaginei que seria resolvido em 30 minutos no MÁXIMO. Repeti a fala uma, duas, dez, cincoenta, 100 vezes, 200 vezes... cinco horas depois, conseguimos escolher a melhor tomada.

Eu fiquei um bagaço, depois de 3 horas já estava no limite, sabe o que é você repetir a mesma frase com sorriso no rosto e manter a animação, dificil! O suor escorria tinha que parar, secar, ficar no mesmo local, ergue mais o braço, ergue menos o braço, olha mais para esquerda, olha para direita, sorria, mantenha o ritmo, Luz - Câmera - Ação, olha.... não foi fácil. Quase me ocorreu jogar tudo para cima. Mas o pessoal falou que era normal! Para mim, não tem nada de normal.

Ficou a lição, e hoje quando vejo um comercial de 30 segundos ou 60 segundos ou um ator de teatro com uma fala enorme sem erros e na tv uma fala gigante que você percebe que não tem corte... olha, meu maior respeito a esses herois.

16 comentários:

Lobo disse...

Ahauahauahua é drama!

Que nem na sessão de fotos da formatura: fazer a mesma foto 50 vezes estampando o MESMO sorriso no rosto é impossível! ahauahauahau

Abração Marcos!

Cris Medeiros disse...

Parabéns por exercer seu lado ator... rs...

Eu adoro cameras, mas não gosto do que a fama faz na vida das pessoas. Por isso adoro vídeos amadores, fins uns pro meu trabalho uma época, um programinha que todos assistiam e diziam gostar...

Tinha vontade de fazer um vlog, mas minha bendita voz não deixaria... rs

Então... agora você pode saber o quanto é difícil ser ator, ficar gravando e repetindo aquilo n vezes. As pessoas só veem o lado bonito da coisa... rs

Beijocas

Unknown disse...

E cadê o vídeo pra gente conferir o rostinho bonito e a performance?? Eu queeeero!!

E sim, a gente tende a não valorizar o trabalho dos outros quando não conhecemos a canseira que dá, né? :-) Pré-conceitos...

Beijo e bom feriadão!

Fermina Daza disse...

Uau!!

E onde podemos ver o resultado desses 55 segundos na televisão? Vc postará aqui o vídeo, né?!

p.s.: Também mudei muito minha opinião sobre esses profissionais assim que comecei a conviver com um. É realmente uma tarefa árdua!

Beijinhos,
Bom Feridado.

Edilson Cravo disse...

Superconcordo. Uma vez fui fazer um vídeo para o programa Fama e foi um martírio...rs. Basta saber que a câmera está ligada e a gente fica em pânico e esquece totalmente a naturalidade...rs
Lindo fim de semana. Abraços.

Isadora disse...

Então quer dizer que você empresta o seu rosto para os comerciais? É uma bela iniciativa. Eu sou publicitária e trabalho na área de mídia e sei bem o que é isso: 3o" e 60". Nada fácil!
Que bom que você gostou da iniciativa e vai participar. Acho sinceramente que é uma iniciativa pequena, mais de valor simbólico. Levar um pouco de boa leitura para algumas pessoas é uma ideia muito bacana.
Depois me conta como foi. Vou colocar um texto para lembrar o pessoal.
Um beijo

She disse...

hahahaaha adorei Marcos, realmente não deve ser nada fácil, mas que dizer então... Que agora temos um amigo ator?!?!
Muito bom!
Beijo, beijo!
She

PS: Qto ao seu comment no meu Cantinho concordo contigo em número, gênero e grau... rs

Anônimo disse...

Uau, parabéns Marcos!!
Isso que vc falou e a pura verdade. Meu genro faz alguns comerciais para o Banrisul e, quando termina ele fica um bagaço. A primeira vez que ele gravou, foi bem assim, se apavorou. Agora já está um pouco mais acostumado, mas ainda reclama bastante.
Bjsssssss

Lua Nova disse...

É como dar uma entrevista de surpresa, o reporter te pega no meio da rua e quer que vc fale sobre alguma coisa. É muito difícil. Sai bobagem, a cara fica esquisita, o olhar se perde tentando se achar, é muito difícil. E a gente fica em casa dizendo: "olha a cara desse boboca, não sabe nem falar." Tá, vai lá fazer, vai.
Olha, to aqui pra agradecer uma receita sensacional que vc deu no blog do Edu, lembra?
Brie no rechout com mel e laminas de amendoas... Jesus, deve ser muito bom. Vou experimentar.
Gostei do teu blog e vou ficar.
Vai conhecer o meu, tá?
Beijokas.
Seguindo...

Flávia Batista disse...

Éeee, Marcos. isso é TV!
Não é fácil.
Eu sincveramnente não sei dizer o que [é pior se é a tensão das gravações ao vivo ou a repetição e perfeccionismo das gravações. Ambos sãop mega estressantes.
Fico feliz de ser uma profissional de "por tra´s das câmeras" hahahahhahhahahhaa

Bastaram algumas gravações na época de faculdade para ver que video não era o meu forte. Eu até curto, mas tem que ter saco demais para gravar.

bjsss

::::FER:::: disse...

ahhhhhh fiquei curioso quero ver esse comercial... parabens!


:::FER:::

Wanderley Elian Lima disse...

OláMarcos
Ser famoso não é fácil. Depois você me dá um autógrafo? rsrsrs
Abração

BAU DO FAEL disse...

A Agencia não mandou uma copia pra vc? Cade cade?

You Tube já...

é...eu sei bem como é dificil ser um astro de TV, minha história na dramaturgia não me deixa mentir...

BAZINGA!!!!

rs rs rs rs..

abração.

Três Egos disse...

Meu Deus, ainda bem que não fui me meter com teatro ou coisa do tipo. Sabe que um dia lá no passado remoto eu pensei em fazer teatro. Ainda bem que desisti... rsrsrs

Depois dessa (e da sua beleza! bazinga?!) pode até ser galã da novela das 21h... :P

Abraço!

Anônimo disse...

Uiaaa, quero ver o resultado desse trabalho!!! Nem imaginava que fosse TÃAAO assim, parece tudo tão natural ^^ bjuu!

Arsênico disse...

E olha que meu sonho era ser ator... mas já que Deus não me presenteou com um corpo bonito... Paciência!

***

;-D

Postar um comentário

pitaqueiros