sábado, 10 de julho de 2010

É de GRITAR MESMO!



Feriado de 9 de julho em São Paulo, quem é de fora pode pesquisar na Internet para saber, porque vai ficar melhor explicado do que eu tentar fazer aqui e também este não é o motivo do Post de hoje.

Aproveitei o dia de folga para poder visitar o museu paulista (atual) conhecido como museu do Ipiranga. O palácio da família real e onde morava Dom Pedro. Pobre! O museu é pobre! Sempre tive vontade de conhecer o museu do Ipiranga e nunca tinha tido a oportunidade. E criei uma expectativa que foi frustrada ontem.

Não quero fazer comparativos com outros museus que já visitei, mas pela história do nosso país ser tão recente e o local onde está o palácio ser tão imponente o que encontrei lá dentro deixou muito a desejar. Mas imagino que deve ter sido saqueado e “expropriado” por tantos corruptos que dirigiram o nosso país desde a época do Império. Mas nada me assusta mais com um país que não preza pela memória.

Gostaria de ter visto as coisas bonitas da época do Império, roupas, moveis, jóias, livros etc. Eu encontrei resto de obra, cacos velhos, móveis que deviam de estar no sótão do palácio. Uma vergonha, uma pobreza. Se fechassem o palácio só para apreciar o lado de fora já seria suficiente, mas visualizar a miséria lá dentro é de dar vergonha.

O que me impressionou bastante (que foi pouca coisa) foi o quadro do Pedro Américo retratando o “grito” de “Independência ou Morte”. Um quadro maravilhoso de 7m x 4 m que fica no salão principal e estamos proibidos de tirar fotos. Eu quis tirar uma foto, mas o vigia proibiu por questões de “segurança”. Sabe medo de alguém roubar aquele quadro “tão pequeno”, ou então quem sabe alguém tentar plagiar o mesmo.

O quadro impressiona, mas não vamos ser tão ingênuos de acreditar que as coisas aconteceram como ali retratadas. Os cavalos as roupas e tudo mais. É como querer acreditar que o quadro da Santa Ceia aconteceu exatamente daquele jeito.

Mas como não poderia deixar de ser, a máxima que rola no meio jurídico, de dizer que nada se cria e tudo se copia, aconteceu com o que mais me impressionou no museu. Descobri o quadro “Friedland” de Ernest Messonier, pintado em 1875. Que retrata uma cena de Napoleão na vitoria da batalha de Friedland 1802. Será que a cena é coincidência? Não precisa ser muito esperto para perceber as semelhanças. Inclusive Pedro Américo foi acusado de plágio. (abaixo)




Então quando ouvimos as pessoas falarem que este país não é sério dá até para entender o por que! São as pequenas e grandes coisas que fazem a diferença. O que eu vi ou melhor deixei de ver é de Gritar no Ipiranga. Mas recomendo que quem tiver a oportunidade que faça uma visita ao Museo Paulista para conferir o que disse. Fica aqui meu Pitaco.

13 comentários:

BAU DO FAEL disse...

Na verdade o Palácio vale pela construção inacabada, pelos detalhes arquitetônicos, pelo jardim refeito e pela bela vista que se tem dele e nele...mas como tudo nesse pais, a pobreza de espirito do brasileiro impede que se tenha história a ser mostrada. Tudo é saqueado, deturpado e ainda esperam que centenas de pessoas que visitam o local acreditam que os moveis são da Marquesa de Santos, ou seja lá de quem.
O Museu imperial de Petropolis pelo menos tem pertences verdadeiros ( na minha inocencia eu creio que sim) da familia real.
Mas é tão ridiculo falar em familia real brasileira que até da pra entender o engodo dos museus...
Pelo entendimento do povo Brasileiro rei é Pelé e Roberto Carlos, rainha é Xuxa e princera é a ex do Chuiquinho Scarpa...

Abraço

Isadora disse...

Marcos é uma pena que tenhamos tanto a contar e que ao chegar em um lugar que poderia retratar nossa história, mostrar costumes, material mesmo de uma época pouco encontramos.
Aqui no RJ também não é diferente. A Quinta da Boa Vista moradia da família real é descuidada e não demosntra em nada o que poderia.
Uma pena!
Um beijo

Edilson Cravo disse...

Infelizmente muitos museus estão abertos as moscas porque a população está mais interessada em churrasco,cerveja e futebol.Uma triste realidade de um povo que não valoriza a própria história( será que por isso votamos tão mal?rs)
Abraços querido.

Lobo disse...

Museus históricos nem me enchem muito os olhos... só observar não me atrai muito. Gosto mais dos museus de ciências. Talvez porque eu entenda um pouco mais do contexto. Quem sabe, se eu soubesse um pouco mais de história...

Mas independente disto, o descaso do Brasil com a preservação destes espaços é nítida.

Abraços Marcos!

Cris Medeiros disse...

Eu estou aí com o Lobo Cinzento! Dificilmente alguém vai me ver num museu histórico... Eu sou a única pessoa no mundo todo que detesta História... eheheh...

Mas museu de ciência acho bem legal, fui a um em POA, super legal...

Beijocas

Mulher de Fases disse...

Marcos,
Sou suspeita para falar...sei que nossos museus são mal cuidados,mas amo visitar qualquer 'biboca' que conte uma história.
Vivo parando em fazendas do interior onde sempre há alguma pequena exposição de antigos costumes locais e consigo ver beleza em tudo!
Seja pela decoração, pela arquitetura, sei lá...sei que me bate uma nostalgia.
Imagino a vida na época.As pessoas, os hábitos...
Realmente não dá para comparar com museus do exterior,mas temos por aqui uma beleza peculiar.Para enxergar precisamos entrar numa outra sintonia.
Nunca vou esperando muito,mas sempre espero respirar a atmosfera da época...mesmo que cheia de mofo e ácaros.
Amo o museu de Petrópolis,amo o museu da Quinta, os museus do Centro do Rio, os museus das chácaras do ciclo do café...Amo qualquer coisa que conte uma história,seja ela qual for...ver pra mim já é escutar os sons do passado.
Abços

Atitude: substantivo feminino. disse...

Oi Marcos! Nunca estive no museu da Independência em SP. Olha aqui no Rio é a mesma merda. Os que recebem incentivos privados estão em condições melhores..geralmente são os ligados a tecnologia ou cultura popupal. O museu histórico daqui sobrevive as custas de eventos. O Museu da Quinta é um lixo. TOTAL LIXO assim como toda a Quinta da boa vista, local de puteiro e crimes. Odeio.
Completamente abandonado..aí qd tem feriado, eles fazem uns shows para a pobreza ir sabe..de graça..chamam cantores famosos e fica tudo bem..como se ir lá fosse o máximo. Um bando de gente que nem sabe o que está fazendo alí e que suja tudo cagando para o valor histórico do lugar. Em Petrópolis é diferente porque a cidade vive disso e o museu de lá sim, vale a pena. Se quer ver algo da família imperial, vá a Petrópolis porque aqui no Rio tu só vai ver lixo.

Flávia Batista disse...

Oi Marcos,

nunca fui no Museu do Ipiranga e é uma pena que o museu seja pobre.

Sobre o que são retratados nos quadros, só lembra meu professor de história do 3° ano que vivia dizendo pra gente: não acreditem no que vcs veem nos quadros.

Bjss

Três Egos disse...

Oi!

Visitei o Museu apenas uma vez em uma excursão de escola quando tinha por volta dos 12 anos. Deu para perceber que não restou muita coisa na minha memória... rs. Claro que lembro muito bem apenas do quadro do grito e de um balcão que vende coisas, lembro até que comprei um VHS na época para guardar de lembrança (e talvez pq eu era nerd e quis fazer o melhor trabalho da sala... rs).

Grande abraço!

D. Martins disse...

É Marcão. Quando conheci o museu do Ipiranga também me decepcionei, concordo com o comentário do Rafa em genero, numero e grau. Tanto da parte que vale, mas principalmente com a falta tato e a grande pobreza de espirito dos brasileiros. Muitos, não todos.

Mas realmente são poucas coisas que impressionam e encantam, museu do Ipiranga. Talvez o que mais impressione é como não se dá valor a nossa história e cultura, no país.

Ah, Fica minha dica, não sei se tu conhece, mas a pinacoteca, faz refletir em obras muito bacanas, com vários periodos marcantes e estilos na história da arte.

Abração!!!

She disse...

Oie passando rapidinho pra te deixar beijos e desejar uma ótima semana, depois volto com calma pra te ler, beijo, beijo!
She

SAL disse...

Meu amigo pitaqueirooooo!!!

Sou como a "Mulher de Fases" qdo o assunto é passado! Adoro qualquer tipo de figuração que conte historia!

Mas realmente, é lamentavel não haver valorização (e apoio financeiro) pra esse tipo de cultura e lazer.

Bjo

Fermina Daza disse...

Hahaha! Nunca fui ao Museu do Ipiranga, mas por saber que vc se trata de uma pessa viajada, o seu pitaco vale muito! haha
A respeito de quadros "cópias",o Brasil é recordista nessa arte sabia? Tem é um montão de obra, supostamente com função de registro, que a gente cola dos gringos por ai...

Bjones,

Postar um comentário

pitaqueiros