quinta-feira, 22 de abril de 2010

Acredite em Você!


Quem leu o post sobre o mendigo sabe que eu tinha o hábito de todos os dias pela manhã ir até um “Café” próximo a minha empresa para tomar um café feito na hora. Claro que quando você cria um hábito desses, você conhece o vizinho, a moça do caixa a atendente e após algum tempo nem precisava mais fazer o pedido que o café já “aparecia” na minha frente.

Certo dia eu estou parado ali, vendo o movimento e bebericando o cafezinho, quando subitamente um rapaz por volta dos seus 23 ou 24 anos, boa apresentação, e com bastante eloqüência me abordou dizendo: “-Desculpe senhor mas sei que o senhor é o dono da empresa ai na frente e gostaria de pedir ao senhor que me desse uma oportunidade de trabalho, pois sempre quis trabalhar nessa área.”

Claro que fui pego de surpresa por aquela situação e meio sem jeito perguntei: “-Onde você trabalha? E o que faz você pensar que estamos contratando?” Ele disse: “-Eu nem sei se o senhor esta contratando, mas resolvi perguntar. Eu trabalho no baú da felicidade vendendo carnes, saio alguns dias com a turma da Kombi e outros dias, eu fico de plantão na loja.”

Confesso que fiquei um pouco assustado pela abordagem e pelo fato do rapaz ter tanta informação a meu respeito. Logo informei a ele que se caso tivesse alguma oportunidade eu entraria em contato. Peguei o telefone do rapaz em um guardanapo me despedi dele e fui embora.

Fiquei com aquilo na cabeça e coincidentemente, naquela tarde um funcionário da área comercial pediu a conta. Na hora me veio aquele rapaz para a vaga. Ele não tinha experiência, não tinha formação universitária, não conhecia do produto, mas ele teve algo que me chamou atenção à iniciativa. Voltei ao café e perguntei daquele rapaz para dona do estabelecimento e ela me disse: “-Marcos, esse moço trabalha ali no baú, e pediu para que a hora que você estivesse aqui para eu ligar para ele e chamá-lo, pois ele quer iniciar na sua área” Percebi que além da iniciativa ele teve uma grande idéia, que fez a vida dele mudar. Naquele mesmo dia chamei o rapaz para vaga. Coloquei-o no carro e passei por todos os clientes da região dele, apresentei e mostrei como que as coisas funcionavam. Inacreditável como ele aprendeu rápido.

Esse moço foi um dos meus melhores funcionários, batia as metas, comprou um carro, apartamento e casou-se. Após 2 anos recebeu uma proposta irrecusável de uma concorrente internacional e pediu a conta, recebeu todo meu apoio para seguir para esse novo desafio. Sempre tinha notícias dele que estava indo muito bem na nova empreitada.

Continuei com minha empresa por mais alguns anos de bons frutos, até o dia que fui “obrigado” a vendê-la para o meu maior cliente e fiquei por mais um ano como gerente deles e ao termino desse período me dispensaram.

Eu me senti muito mal, pois ficar sem trabalho após mais de 10 anos fazendo a mesma coisa, você estranha... Lembrem-se sou ariano ligado!!! No primeiro dia que fiquei parado meu telefone toca! Atendo e quem é do outro lado? Meu ex funcionário dizendo: “-Marcão, como estão às coisas, cara, estou te ligando porque assumi a gerencia regional da empresa que estou e estou procurando alguém para trabalhar aqui.... tem alguém para indicar? ? ? ? ?”

Nem preciso contar que ele me contratou para trabalhar para ele. Não fique muito tempo com ele, mas essa contratação foi fundamental para minha estabilidade emocional!
Aprendi algumas lições: 1)Tome a iniciativa para as coisas. 2) Acredite nas suas idéias. 3) Sempre respeite as pessoas que vem a sua porta te pedir ajuda, pois o mundo gira e você não sabe quem vai estender-lhe a mão no futuro. Fora essas, muitas outras!

14 comentários:

Anônimo disse...

E o fundamental nisso tudo, que se aplica a qualquer profissão, é manter um ciclo de amizades. A gente nunca sabe o que o dia seguinte nos reservará. Dificilmente perco contato com colegas (e alguns amigos) de trabalho, e sempre sou lembrado por eles, de alguma maneira. Inclusive quando vem por email ou telefone a seguinte frase: "Me manda o teu Currículo, o quanto antes pra mim"...

Realmente, ficar sem trabalho é uma das sensações mais desagradáveis, depois das dores de cabeça, dente e de barriga kkkkk

Um abraço.
Marcelo.

Madame Mim disse...

Andrino,
Além de palavras, sei que na pratica realmente estende a mão ...ja o fez comigo...
Também acreditou que faria um bom trabalho, mesmo não sabendo o que era um cabo de velas...
Bom poder te ler ...rsrr
Bjs
Ah, emmbora seja meu unico seguidor, sinto-me orgulhosa que leia meus devaneios...
Obrigada pela força!

Luis Fabiano Teixeira disse...

Oi Marcos, obrigado pela dica, vou, sim, ao Rio e sem dúvida irei me encantar! Por falar nisso, seu blog é muito bom também, cheio de dicas para o mercado corporativo. Vou ficar de olho aqui pq preciso muito desses preciosos direcionamentos, como essa história do rapaz que o abordou. Que virada não? Bem, sou ariano também e sei o que é isso. Abraço!

Vanessa Souza disse...

Só esperar não ajuda...

BAU DO FAEL disse...

Engraçado Marcos, ontem na livraria Cultura a Isabela me mostrou um livro de Leonardo Boff, e dentro tinha um pequena apresentação da obra, um trecho. Não vou me recordar bem para poder explicar mas no montante falava sobre dar oportunidades a estranhos, ou receber estranhos de braços abertos. Na passagem, eram dois deuses gregos, Hermes e outro não me lembro, que disfarçados de mendigos pediam abrigo. Ninguem os deu exceto um casal de velhinhos que os tratou com tanta dignidade e respeito como se fossem reis. Impressionados com isso, os deuses lhes gratificaram com um desejo que lhes fizessem felizes, ambos já em idade avançada pediram que mesmo após a morte pudessem continuar juntos, o que foi concedido. Numa bela manhã o senhor se transformou numa frondosa arvore que prporcionava sombras e logo depois nele foi entrelaçado uma planta ( não me lembro o nome) que exalava um perfume delicioso. E assim os dois viveram, abraçados pela eternidade e fazendo o bem para forasteiros que ali paravam para descansar.

Me estendi...rs rs rs...desculpe, mas é que me lembrei disso...a mesangem era que o forasterio é um Deus que bate a sua porta sem que saiba.Vai de vc saber recebe-lo.

Abração...

Ps.: Tá ficando craque nos posts hein!!!.

Cris Medeiros disse...

Que legal sua história! Vc é uma pessoa do bem e por isso colheu os frutos mais tarde! Todos nós deveríamos dispensar um pouco do nosso tempo pra tentar ajudar alguém! Gostei demais de ler esse post!

Beijocas

Três Egos disse...

Olá Marcos!

Olha como a vida é, não é mesmo? Adorei o post e textos assim nos fazem aprender que não podemos nunca olhar por cima, não somos mais que ninguém, somos apenas diferentes. E o mundo dá voltas e voltas que a gente, muitas vezes, fica perdido. Mas se fizermos as coisa certas nos achamos.

Grande abraço!

Robson Schneider disse...

Acredito que a Gente colhe o que planta Marcos. E de fato você tem colhido das boas sementes que planta...
Grande abraço !

Ps: A propósito... o cara é o mesmo hahahahahaha
fui no blog dele dar uma pesquisada e sai correndo hehehee

SAL disse...

Essas experiências suas... também me ensinaram três coisas. A primeira é confiar nos meus instintos – e me agarrar àquela decisão tomada num piscar de olhos. Tento então gastar o tempo em que pensava no “e se...” planejando como vou assumir – e bancar – a tal escolha feita. A segunda é que nunca terei certeza de que estou fazendo a coisa certa: a vida é risco, e tudo o que posso fazer é me esforçar para que funcione. E a terceira é que, se tudo der errado, posso mudar de ideia – até porque, quanto mais escolhas duras eu faço, mais fáceis são as próximas!

A vida é mesmo um boomerangue. E requer atenção por isso.

Bjo

. disse...

Vim aqui agradecer sua visita e acabei me deparando com essa incrivel lição de vida.
Abraços!

Lia disse...

Três grandes lições.
Um beijo :)

Palazo disse...

Uma história daquelas para inspirar qualquer um a jamais desistir de seus sonhos, de ir atrás...

Um amigo meu conseguiu algo parecido. Operador de fábrica e estudante de Administração, decidiu fazer uma entrevista com o diretor de produção alegando um trabalho para a faculdade. A entrevista tinha o intuito de se mostrar, carimbar o nome na cabeça do diretor para futuras oportunidades. Dito e feito, hoje é supervisor financeiro e o futuro é promissor.

Abraços

David® disse...

ter iniciativa é mto importante e ter coragem é fundamental...mas melhor de tudo foi ele não ter "vergonha na cara" e foi lá e pediu a chance pra vc..isso, como diz a propaganda, não tem preço!!!

Lu disse...

Muito bom o post, adorei !!!

Eu sei que isso nao tem nada a ver, mas ao ler as coisas que voce escreve aqui eu sinto muito orgulho de ter o mesmo sangue que voce e poder falar pras pessoas 'aquele é meu tio, ele é da minha familia'

:D

Postar um comentário

pitaqueiros