quinta-feira, 15 de abril de 2010

O MENDIGO.



Já fazia alguns anos que eu trabalhava no centro da cidade com as portas da empresa saindo diretamente para rua, muito bem localizada no coração da cidade. Todos os dias era a mesma rotina, chegava na metade da manhã eu caminhava até um Café próximo da empresa para tomar um delicioso café coado na hora.

Estava me preparando para sair quando percebi que um mendigo, indigente, morador de rua ou seja, uma pessoa bem pobre com visível grau de embriaguês se encaminhava até mim e me abordou já com o chavão: "- Desculpe Doutor" (doutor é usado para todas as pessoas como forma de demonstrar respeito e valorizar o outro) bem, vamos lá... Ele disse "-Desculpe doutor mas apesar ser preto e pobre eu não sou ladrão..." Já percebi que vinha aquela ladainha toda e eu já emendei..."-Peraí, peraí... eu não falei nada pra você e você já está assumindo que eu vou achar que você é ladrão??? Pois saiba o senhor que para mim, o fato de uma pessoa ser negra e pobre não a coloca no rol de "ladrões", para mim, têm muitos ladrões no governo, na polícia em empresas. Então não vou admitir que o senhor ache que eu irei discriminá-lo por conta da sua raça e situação financeira"

Como que olhando para uma terceira pessoa, meio para o além e meio cambaleando o pobre coitado falou: "- Que dura heim! eu só queria um trocado"

Eu fiquei meio desconcertado pois percebi que havia me empolgado com a "parlatoria" toda e resolvi perguntar: "Tá bom, tá bom, quem foi que falou para você que o fato de uma pessoa ser negra e pobre as outras pessoas já irão presumir que seja ladrão??"

Ele nem pestanejou para falar: "- A mídia doutor, a mídia!". Fiquei pasmo! Peguei um trocado e dei ao desafortunado, que seguiu cambaleando pela rua.

Essa história é real e fique chocado com o poder de influência que a mídia exerce nas pessoas das mais diversas classes sociais e acima de tudo, com a total consciência daquele homem com relação aos preconceitos que ele sofre de toda sociedade, mesmo estando embriagado. Devo confessar que fiquei constrangido e envergonhado da vida construir mundos tão juntos e ao mesmo tempo tão distantantes.

Bem, nunca mais esqueci da lição daquele homem e hoje, se me perguntam sobre determinado assunto... "-quem foi que disse isso?? eu respondo: "A mídia!"

13 comentários:

tiagomaçon disse...

concordo que a midia é culpada de muito lixo na cabeça das pessoas, mas acredito que é falta de formação intelectual colocar a culpa na midia, pois esta apenas reflete o que a maioria quer ouvir, ou pior apena reflete como um espelho o que é uma sociedade.

abrazzz ja to te seguindo!

Robson Schneider disse...

Pois é marcos.A tal da massificação pode ser mais maligno do que se pensa... Todos somos contaminados até mesmo sem perceber.

BAU DO FAEL disse...

meu comentário apagou sozinho...

bem...vou falar de novo...rs

- então, a história foi mais engraçada qdo aconteceu, hoje virou um drama, pq realmente a midia é podre.

Da uma olhada no post do "Te dou um Dado?"...e veja o poder da midia. Vá direto no link que deixei.

http://tedouumdado.virgula.uol.com.br/2010/04/15/secao-policial/

abração...bom fds

Cris Medeiros disse...

Eu já acho que a mídia fica em segundo lugar, em primeiro vem o dia-a-dia, com sua hipocrisia. As pessoas negras percebem que estão sendo discriminadas, assim como qualquer outro discriminado percebe, mesmo que isso não seja de forma aberta. E de tanto ver as situações veladas, sem poder se defender, é que essas pessoas vão sucumbindo e a autoestima vai indo pro lixo!

É difícil...

Beijocas

Andrea Pagano disse...

Me lembro de uma cena em Sâo Paulo..namorava um cara de olhos azuis, sua filha de olhos verdes e eu também olhos bem claros dentro do carro e paramos no farol ...veio aquela menina mulata, magrinha ...e pediu um trocado, ele falou que não, mas perguntou seu nome ...sua idade etc ..ela respondeu e completou: Tio vc sabia que eu sou igual a vcs?Meu cabelo é loiro, mas ó tá tingido, meus olhos são assim azuis, mas to usando lente de olho marrom ...e minha pele tá escura porque eu tomei sol ....
Ele respondeu: Eu sei ...
Bem não preciso dizer que foi horrivel ...ficamos muito tempo calados, interpretando aquelas palavras ...
Certamente é a mídia!

SAL disse...

tô incrível aqui com a situação... muito pelo fato de você ter questionado o mendigo (sinceramente, essa interação é bem complicada, principalmente se você estar sozinho, e ele já falou previamente em assalto)... mais ainda, por ele ter respodido da forma que respondeu!

o fato também que me chama atenção é o fato do mendigo reconhecer o preconceito contra ele... aí, eu como sou uma pessoa ruim, já iria achar que ele (independente de ser mendigo) tava querendo pedir piedade (o que eu já desconfio!), até porque alguém que está na na rua, pedindo ajuda, é uma cena bem autoexplicativa!

uma outra questão é... quem é essa mídia nojenta e culpada pela propagação dos preconceitos, e responsabilizada pelos malefícios de um mundo???

se a gente parar pra pensar direitinho... a mídia, somos NÓS! (mas isso já é assunto de um oooutro post né?!)

bjo

Allys Men disse...

a mídia... "...quem poderá nos defender?"

antes pudessem!

Anônimo disse...

Não culpo a mídia no geral, afinal, todos sabemos que a TV em si exerce um poder sobre as pessoas, então, para se usar deste artifício - usando a cor da pele e o estereótipo por ele adotado - fica fácil manipular alguém na rua. Já presenciei um chileno com estas cenas de precisar de dinheiro, não ter emprego e precisar de um trocado (com um filho no colo e outro no carrinho), segurando um pedaço de papelão com tudo isso escrito e só chorando... Uma tia que me acompanhava comoveu-se e entregou-lhe cinco reais, contra a minha vontade. Seguimos em sentidos opostos e eu logo olhei para trás e o mesmo enxugava as lágrimas e ria como quem acabava de receber mais um prêmio pela boa interpretação. Minha tia deixou de me criticar desde aquele dia e aprendeu esta lição. Isso já me parece ser a "mídia do senso comum" mesmo.

Obrigado pela visita em meu blog. Já estou por aqui também! rss

Abraço
Marcelo.

Francisco disse...

O "Quarto Poder", tem poderes que nem os outros três imaginam... rs

Um abraço!

Lia disse...

Tudo culpa da mídia.
Beijo

Unknown disse...

Confesso que tenho medo do poder que a mídia tem. Mas não sei julgar se ela passa o que quer e muda nosso comportamento ou se nós que somos os responsáveis por ela ser assim, veiculando apenas o que interessa a maioria.

Olha as novelas da Globo e vê se tem alguma empregada branca (que não seja p***) ou um rico que seja negro (sem ser o vilão)...

Prefiro ler um livro.

Vanessa Souza disse...

A vida como ela é...

Lu disse...

Eu ja tinha ouvido voce contar essa história e pessoalmente é MUUUUUUUUITO mais engraçada !

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH ADORO

Postar um comentário

pitaqueiros