quarta-feira, 28 de abril de 2010

VALE QUANTO PESA


"- Preciso de um aumento de salário". Não falou nem bom dia e já foi mandando essa no meu peito! Eu calmamente (respirei fundo na minha mente) pedi: "- Por favor W. queira sentar-se e vamos conversar".


"- Desculpe ir direto ao assunto mas é que não dá mais, eu preciso de um salário mais compatível com minhas tarefas". Nossa não acreditava que o W. estava falando aquilo e perguntei": "- Mas o que aconteceu, suas tarefas aumentaram? Você está trabalhando fora do horário? Porque você me pede um aumento?"


O funcionário, meio atordoado começa a falar sem parar e sem total coerência...: "- Pressão, estou tendo muita pressão, muita cobrança o tempo todo, as pessoas me ligam e perguntam as coisas, "onde está isso? Onde está aquilo?"" "- Eu preciso de um aumento para poder fazer mais do que eu faço."


Bem, não quiz entrar nas questões mais pessoais do funcionário, mas perguntei: "- Mas W. não é essa a sua função aqui na empresa? Prestar contas dessas coisas?"


W. sem me encarar responde: "- É minha função, mas antes me ligavam 2 a 3 vezes por dia e hoje já me ligaram 5 vezes! Eu preciso ganhar mais para desenvolver melhor!"


Bem, a conversa foi mais ou menos essa ai acima.


W. achava que se ganhasse mais conseguiria suportar mais a pressão. E isso é um engano
É muito dificil passar para algumas pessoas questões e dicas dentro do mundo corporativo. Pedir um aumento salarial é uma questão delicada e envolve muitos detalhes e um pedido feito na hora errada pode gerar uma situação embaraçosa.


Mas o que eu tenho para falar não é a respeito de pedir um aumento mas da postura de trabalho. O diálogo acima (verídico) tem um detalhe escondido nas palavras do funcionário que pediu o aumento, que é onde a maioria das pessoas erram em suas vidas profissionais. Quer dizer, principalmente os mais jovens ou os inexperiêntes. Observem a frase dele: "- Eu preciso de um aumento para poder fazer mais do que eu faço!"


Esse é um dos maiores erros de um profissional. Nós nunca devemos trabalhar mais por que ganhamos mais ou trabalhar menos porque achamos que ganhamos pouco, a não ser que você colha algodão...rs...rs.


O fato é que tudo que fazemos devemos dar o melhor de nós, independente do nosso pagamento. Pois somos pagos pela totalidade das nossas competências e não pela proporcionalidade do valor de nosso trabalho.


Essa postura não é uma atitude que temos que ter somente junto ao trabalho, mas sim com relação a nossa vida. E a resposta vem....

11 comentários:

Robson Schneider disse...

hehehe as vezes demora mas vem...
Abraço marcos

Cris Medeiros disse...

Olha eu sou funcionária pública e você já sabe como somos vistos pela sociedade. Não tiro a razão do povo, já que tem muita gente indolente mesmo, nessa área... Mas eu quero falar da seção onde trabalho, que é algo "sui generis". Lá todos fazem seu trabalho da melhor forma possível, reclamamos poucos e estamos sem um aumento que preste há mais ou menos uns 3 anos... Então acho que você tem razão sim sobre sermos pagos para trabalhar pela totalidade das nossas competências...

Beijocas

BAU DO FAEL disse...

eu tinha feito um comentário ontem, e vc não postou ele..

que coisa hein..

abração

Madame Mim disse...

Andrino,
Essa pessoa não te conhece mesmo!rsrsrs
Entrar na sua sala e nem te falar bom dia e já te cobrando deste jeito?? Sem inteligência, lisura e perspicácia nas palavras?? Nenhum ariano suporta ... já perdeu 50% de chance de conseguir ... acho até que vai ter desconto em folha!!! kkkkkkk
(A foto é o que eu estou vendo mesmo ou é montagem???)
Bjs

Vanessa Souza disse...

Saias justas do mundo corporativo...

Quem recebe, acha injusto.

Quem paga, também.

David® disse...

HAHAHA
Ele chegou na voadora né? tipo Chuck Norris!
Enfim, inexperiência e falta de bom senso dá nisso.

Edilson Cravo disse...

Marcos:

Com certeza.As pessoas esquecem que precisamos entrar na vida com os nossos 50% e não entrar com 5% e esperar que o mundo se encarregue de nos dar os 95 restantes...rs.OTIMO TEXTO.Abraço grande.

Três Egos disse...

Mais uma dica profissional... rs. Prometo não fazer nunca isto quando começar a trabalhar e prometo lembrar disto se alguém quiser aumento de mim...rs.

Abraço!

Flavia disse...

Oi Marcos
Obrigada pelo post no 3x30!!
Um beijo meu e do baby

Lia disse...

Acredito eu que qualquer coisa que se faça devemos dar o nosso melhor sempre.
Se tivermos isso em mente a recompensa sempre vem.
Um beijo.

She disse...

hahaha sensacional o texto com a ilustração...rs Bjo, bjo!

Postar um comentário

pitaqueiros