segunda-feira, 19 de abril de 2010

Roleta da Vida.


Hoje eu acordei com o firme propósito de escrever um post divertido e que contasse alguma das muitas histórias divertidas que ajudaram a construir a minha vida e assim poder compartilhar um pouco com os blogueiros que aqui freqüentam. Mas eu não estou com a veia cômica aguçada! Por conta disso vou contar uma lição de vida.

Quando era mais jovem tive a oportunidade de ir fazer intercambio fora do Brasil. Todo mundo sabe como funciona o esquema. Você fica na casa de 4 famílias durante um ano e recebe um outro aqui na sua casa.

Meu pai que foi o homem mais digno que eu conheci na vida, fez um esforço sobre humano para poder pagar a cara passagem para Austrália, naquela época não existia internet, os telefonemas eram muito caros e cartas eram o único meio de comunicação com os familiares. Eu recebia uma mesada de A$50,00 (cinqüenta dólares australianos) para cartas e pequenas despesas. Ou seja, quando você tem 16 anos é mais do que suficiente. (não para os jovens de 16 anos hoje)

Na cidade que eu estava tinha acabado de inaugurar um cassino e eu fui conhecer o mesmo e levei 10 dólares... Joguei nos caça níqueis e ganhei mais uns dólares e sai naquela noite com mais de 40 dólares. Um sucesso! Tava me sentindo o fodão.... Resolvi voltar no final de semana seguinte com os 40 dolares e mais a minha mesada de 50 “bucks”... lindo isso, 90 dólares para poder ganhar uns 300 dólares pelo menos. Fui para roleta e comecei a jogar... Cheguei a mais de A$ 400 dólares e estava me sentindo “rico”. Na real.. empolguei-me mas vou encurtar o fato!! O que acontece com os gananciosos... PERDI TUDO!

Cara... Fiquei mal, não dormi a noite, chorei com raiva de mim mesmo! Como eu poderia ter sido tão idiota e burro! Fiquei inconformado, sou ariano e me cobro demais às coisas.... Então resolvi me castigar. Iria ficar um mês sem mandar cartas e sem comprar lanche na escola, para eu aprender a lição e não brincar com coisa séria. Eu tinha uma “reservinha” no banco, mas não iria usar daquele dinheiro. Não contei nada para ninguém, pois estava envergonhado.

Todos os dias eu ia pegar cartas da família e dos amigos na caixa de correio, mas os correios entraram em greve e todos os dias por dias a fio encontrava a caixinha vazia.

Um belo dia eu abro a caixa de correio e vejo uma carta "to Marcos", na realidade era um cartão. Dentro do cartão que era de uma paisagem local dizia o seguinte: “Nós aqui da Família Ross, não queremos que você seja nunca um perdedor” e dentro encontrei A$ 90,00 o mesmo valor que eu havia perdido no cassino. Fiquei muito emocionado e aprendi duas grandes lições.

1) Jogar em cassino só quando você tem dinheiro de sobra e pode se dar ao luxo de perder.
2) Nunca perca a oportunidade de surpreender alguém, pois com um pequeno gesto você pode mudar a vida dessa pessoa. (foi o que aconteceu comigo)

N.A.( a família que eu estava descobriu o que havia acontecido por um amigo meu de escola)

15 comentários:

Cris Medeiros disse...

Boa história! Queria ter lembranças melhor de família... enfim...

Quanto a jogos acho que tenho uma certa aversão, sempre acho que vou jogar dinheiro fora... rs...

Beijocas

BAU DO FAEL disse...

Belissima história...Talvez um jovem de 16 anos até viva com uma mesada de 50,00 hoje, dependendo da sua estrutura familiar, da sua capacidade de ver o mundo de uma ótica diferente da maioria...talvez oq não se encontre mais é uma familia que tenha por um estranho um gesto tão benevolente...Por isso que em Friends, eu gostava tanto do Ross....rs rs rs rs...

abração

Anônimo disse...

:*
hehe

SAL disse...

Q legaaaaaaaal, Marcão!! Me emocionei aqui!! Muito melhor que qualquer comédia, essa sua história!!!

Achei o máximo o gesto da familia Ross... de verdade!!! Acho que são atitudes como essas que me fazem acreditar nas pessoas... Mais ainda, o cartão que eles fizeram, valeu por qualquer "lição de moral barata" que alguém pudesse te dar!!! E isso certamente, engrandeceu o seu ser, da melhor forma!!!

Bjo

Andrrea Pagano disse...

Linda história!
O melhor disso tudo, foi o que a familia fez por vc! Foi maravilhoso, pois te resgataram de um sentimento de frustação e derrota ...(sei disso pois sou ariana também!)
Me lembrou o filme "les miserables" com o Liam Neeson... vc já assistiu? ..Bjs

Nina disse...

Ah...Achei seu blog lá no 3 x 30, muito legal, viu?
Voltarei!

Desarranjo Sintético disse...

Bah, que show a história e o melhor é que teve final feliz, mas melhor ainda que vocÊ aprendeu a lição, tem tanta gente hoje em dia que não aprende nunca! Comigo aconteceu algo semelhante, eu tava estagiando, e acabou o estágio pq não tive dinheiro para continuar a facul, então fui trabalhando mais um mês para ver se achava alguam alternativa como uma bolsa ou algo assim pq queria muito continuar, mas não consegui, e daí trabalhei um mês de graça. Contei para alguém que espalhou pelo setor e no dia da minha despedida, com direito a cartões assinados pelo pessoal e tudo, me deram um envelope com o valor do meu salário. Foi lindo. Nossa quase chorei agora rsrsrs.
Abraço.

Fábio.

David® disse...

o legal foi perceber q vc teve a sensibilidade pra ver q errou e fez algo (o "castigo") pra aprender a não cometer o mesmo erro..outros pensariam em voltar lá pra reaver todo o dinheiro perdido

dand disse...

Oi Marcos..tudo bem? Desculpe meu sumiço, mas semana de prova, find semana namorando fora de casa e balada já viu né?
Olha, adorei a sua lição de vida, de coração..E sim, as vezes no surpreendemos com pessoas que menos esperamos, e outras aprendemos tanto com determinadas situações que ficamos orgulhosos de nós mesmos né? Mui bonito isso..

Pois é, dos posts para os livros..mas quando eu criei meu blog, já era com esta intenção...encontrar um tema para meu livro...acabou que o tema tem a ver com minha vida, e não com posts meus nem de outros blogs hehehe, mas me sinto muito mais motivado agora..pois já tenho uma rotina de escrita. E já sei como usar as palavras pra cativar o leitor..Aprendi e estou aprendendo tudo por aqui, e esta era meu objetivo.

Agora vou lá...
Grande abraço pra ti..
Dand^^.

Anna Vitória disse...

Poxa, muito boa essa sua história.
Acho incrível como gestos pequenos tem tanto poder sobre a gente, né? E as vezes a gente faz coisas pras pessoas e nem sabe o quanto aquilo vai ser importante pra elas.

Mile Corrêa disse...

Que legal, Marcos! Adorei a história!
E principalmente o fato de você está compartilhando as lições que aprendeu
com a vida! É sempre bom compartilhar
essas experiencias, né?
Beeijo

Lia disse...

Adorei ^^
Quem dera se cada pessoa tivesse um pequeno gesto assim pra ajudar as outras.
Pequenos gestos fazem toda diferença sim.
Beijo grande !

Anônimo disse...

Olá Marcos...
Essa e muitas outras histórias q vc tem são maravilhosas.
Amei dar uma passadinha por aqui.
Bjs.
Anônima.

Robson Schneider disse...

Chamo isso de "graça" e o mais legal é que ela se manifesta quando esperamos o contrario...
Bela experiência Marcos!
Abração

Lu disse...

ahahahahaha

eu ri quando terminei de ler o post !

Postar um comentário

pitaqueiros