segunda-feira, 5 de abril de 2010

PROCURA-SE


Por contingencia do destino tenho feito muitos processos seletivos para a empresa que trabalho. Não bastasse fazer a descrição do cargo no site de emprego ou anuncio e também fazer a descrição do cargo dentro da exigência legal, sim digo exigencia legal, pois hoje é proibido pedir mais de 6 meses de experiência (nem que seja pra ser astronauta), não podemos colocar a idade limite, nem que seja para ser office boy... Entendo o desespero das pessoas para trabalhar, mas quando estamos procurando alguém que "tenha experiência em faturamento", isso significa conhecer de emissão de notas fiscais... e porque o cara que fez "senai" é soldador nos ultimos dois empregos, se acha com "perfil para o cargo??

Peço um "auxiliar de pátio" e o cara que fez pós graduação em logistica me manda o curriculo dele!


Sabe, se as pessoas que estão procurando emprego soubessem, que quem faz a seleção tem bronca de receber um CV tão fora do perfil... nunca mandariam um email para a vaga errada.


Olha, se você está procurando emprego, tenha o bom senso de candidatar-se a vaga para qual tenha o minimo de possibilidade de trabalhar.


Mas o que queria dizer mesmo é que tem muita gente mal preparada, procurando um "emprego" e não uma carreira. Culpa basica da politica educacional que proibia (não sei se ainda é assim) reprovar os alunos no ensino fundamental. Culpa dos cursos de 2 anos que dizem ser "faculdade" disso ou daquilo. Culpa da falta de compromisso dos professores que são desrespeitados e começam a achar isso normal.


Poderia escrever e escrever sobre esse assunto, mas fica aqui o meu pitaco!

8 comentários:

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Olá!

Rapaz, obrigado pelo comentário! Só tem um 'porém': por descuido, desapareceu. Perdoe-me, mas teria como reescrevê-lo? Se desejar, evidentemente...

Abraço!

===

Cris Medeiros disse...

Bom ler a opinião de quem está do outro lado da questão...

Beijocas

BAU DO FAEL disse...

e aí Marivaldo..rs rs rs....

Vamos la...os professores continuam não podendo reprovar alunos..pra não causar traumas. Bom era vc fazer um curso técnico, como na minha época, e ter uma profissão antes de entrar pra faculdade.

Qto aos candidatos que pleiteiam vagas que não condizem com a experiencia...rs rs rs, desespero pra trampar..só isso.

abração...e corre mais os blogs do pessoal...ok

SAL disse...

Eita! Assunto polêmico esse...

eu acho que muitas vezes o candidato, escolhe enviar o curriculo para um vaga que não seja relacionada com a sua formação justamente pelo mercado, que o obriga a uma recolocação.

um exemplo, tenho um amigo arquiteto que andou procurando emprego de administrador (ou assistente de administrador), porque? porque ele é um otimo arquiteto projetista, mas já trabalhou como administrador de obras (e gostou)... o mercado para projetos é muito restrito e instável, e o setor administrativo absorve mais pessoas.

eu acho que quando há boa de vontade por parte de quem procura emprego, e felling por parte de quem contrata, é possível encaixar perfis que aparentemente não se enquadrem, em funções que não requerem tantos pré-requisitos.

bjo

Marcos disse...

Sal, concordo com voce! Se a pessoa ja tem uma formação, experiencia ou mesmo q não tenha mas, mas deixe claro que a sua pretensão eh mudar de area, mas com perfil e áreas relacionadas!

O que não da eh para quimico querer vaga de psicologo, como eu recebi aqui!

O que não da pra aguentar eh a bandalheira, falta de bom senso, e quem vai selecionar tem que ler 1250 cv`s para vaga especifica.

Polemico o assunto, mas o bom senso e o criterio soh ajuda o candidato.

Bjs

SAL disse...

Ahhhhhhhhhhhh!!! Agora entendi o seu caso...
O meu pitaco era falando sobre casos em geral, de vagas que podem absorver outros candidatos!
Nesse caso, faltou um minimo de bom senso mesmo!

:)

Bjo

David® disse...

posso mandar meu cv pra vc? quero ser "do lar" e estou procurando um marido rico, de família abastada e q tenha apto em Paris. Tenho ótimas qualificações..rs

brincadeiras a parte, ótimo blog. parabéns!
abs

David® disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

pitaqueiros