terça-feira, 4 de maio de 2010

AMIGOS OU AMIZADE!


Engraçado como existem diferentes tipos de amigos, amizades e relacionamentos com pessoas de todos os tipos, origens e histórias que cruzam nossas vidas.

Quando se é criança, você entra na escola e vai para o "recreio", encontra um outro menino e pergunta, "-você gosta de carrinhos?" Ele te responde que sim, você replica: "-Nossa eu também, quer ser meu amigo?" E a partir dai você tem um novo amigo. Um ou outro desses amigos vão continuar na adolecência.

Quando você é adolecente, as amizades vêm em "grupos", se você gosta de uma banda, frequenta um clube, vai a igreja. Lá seus amigos vem por afinidades. Os encontros são grupos e dificilmente você fica isolado com uma pessoa só. O telefone bomba!

Quando fica mais velho, 20 e poucos anos (jovem), você se divide, nos amigos que vem da adolecência, com os novos amigos de novos lugares que está frequentando (faculdade e trabalho) e ai você tem varios grupos distintos de amigos, que não se misturam. Você funciona com um um elo entre essas tribos. Mas nada muito profundo, muito volume e pouca qualidade nas amizades.

Quando passa dos 30 anos, as amizades mais antigas são "aposentadas" e somente um ou dois você carrega com você. Agora você está envolvido mais com trabalho e amizades "profissionais", as baladas vão diminuindo e se você está namorando ou se casa... bem ai é tudo em casal! Casais para jantar, casais para sair para dançar, casais para viajar. E você ou ela acaba TENDO que ser o melhor amigo do marido da amiga dela e vice versa.

Quando você fica um pouco mais velho, procura aqueles amigos que eram da sua adolecência ou juventude que deixou para trás e percebe que aquelas amizades eram incondicionais. Fazer novos amigos nessa fase é bastante dificil. Muitos são pais dos amigos dos filhos (ou seja não foi você que escolheu). Você fica mais criterioso, fechado. Pode até se relacionar com muita gente, mas somente uma ou duas pessoas você realmente vai considerar AMIGO!

Porque isso?? Como vai ser mais para frente?? As pessoas não querem mais investir em amigos. Parece até que a cota de "amigos" está esgotada. Lembro de um churrasco que fui (após muita insistência) com os amigos de uma amiga da minha esposa. Os homens se juntaram em um lugar, as mulheres em outro e eu não estava "inserido" no grupo, pois não conhecia ninguém... fiquei um sabado inteiro conversando com a mãe da dona da festa (divertidissima alias) mas um grupo já completo, sem espaço para novos entrantes.

Enfim, tenho ótimos amigos, bons amigos, amigos e colegas, mas realmente é dificil fazer novos!


15 comentários:

Robson Schneider disse...

Ei Marcos!
Vc tem razão quando fala sobre buscar as antigas amizades depois dos 30.Isso é fato.
Mas sabe, tenho descoberto excelentes amigos no mundo virtual.Alguns aos quais falo muita coisa que não falo pra pessoas que convivem comigo pessoalmente.Dizer que é porque não nos conhecem de fato? creio que não, o estrago que a internet pode fazer em poucos minutos,caso a pessoa não seja confiável, desbanca qualquer fofoqueira das antigas hahahaha
Abração

Robson Schneider disse...

Esqueci do abraço hehehe

Cris Medeiros disse...

Você tem total razão! Mas pense que assim você analisou isso, eu tb já tinha pensado a respeito, muitas outras pessoas também estão vendo essa situação e ficam incomodadas com isso do mesmo jeito... Daí surge a oportunidade...

O bom do mundo é que tem gente pra tudo, pra absolutamente tudo, então a vida sempre pode nos surpreeender!

Beijocas

BAU DO FAEL disse...

Depois de uma certa idade, no meu ponto de vista, a dificuldade de se fazer novos amigos é pelo fato de não ter mais tanta paciencia em querer entender aquela pessoa. Qdo se é mais jovem, as manias e os defeitos são colocadas de lado, desde que fulano curta o mesmo som que vc.
Os amigos da infancia e adolescencia são os que conhecem sua essência, esses te descobriram ainda cru para vida, então resgata-los, é buscar um pouco daquilo que vc era. E o bom, é escutar que após tantos anos, vc não mudou nada...isso é prazeroso.
Concordo com o Robson que o mundo virtual tras grandes amizades, mas o problema é que muitas delas permanecem na janelinha de um msn...apenas.

Abração.

Madame Mim disse...

Também tem o fato, de que os campineiros são um tanto quanto difícies para amizade, poucos abrem sua casa e sua vida (um dia desses vou até fazer um "post" sobre os campineiros), constatei isso na minha adolescencia e agora depois dos 30, após passar mais de dez anos em SP...
Mas, fico muito feliz com a possibilidade que a internet nos dá de agora, esta assim compartilhando dos seus e dos meus sentimentos, mesmo que através destas "janelinhas"...
Abraço bem gostoso de amiga!

Edilson Cravo disse...

Conservar as verdadeiras amizades é uma das artes mais difíceis.Existem muitas questões a serem discutidas,mas o que mais me inquieta é o seguinte:"eu me dedico bastante, mas e quando o outro não o faz?".Será que seria preciso criar um aparelho para mensurar o tamanho das amizades?rsss.Linda semana.

Vanessa Souza disse...

Também acho que há funções diferentes para "amigos" diferentes.

Amigo que gosta de livros e cinema.
Amigo de balada.
Amigo para viajar.

E aquele que agrega tudo, o melhor.

David® disse...

Demorei a aceitar o fato de que amigos não são para sempre. Eles vêem, trazem algo pra sua vida e depois da missão cumprida, vão embora. Os meus que ainda permanecem têm a missão de me aguentar até ficar velho e (mais) chato...rs
bjão

Lia disse...

E alguns amigos de qualquer fase que se leva pra vida toda,outros nem tanto.
Um beijo.

Anna Vitória disse...

Essa coisa de amizade que vai passando com o tempo é uma coisa muito estranha e muito triste que acontece. Não existe sensação pior do que perceber uma amizade morrer, ou virar coisa de ligação de aniversário, sabe? E no mundo de hoje, nem isso. Se for um scrap já é lucro!
Percebo isso pelos meus pais, que tem poucos amigos amigos mesmo, a maior parte são aqueles por conveniência.
E não existe nada pior que conciliar turmas distintas ou amigos e namorado, é a coisa mais complicada do mundo.
Me dói o coração de pensar que um dia posso não ser tão amiga dos meus amigos como sou hoje, porque, poxa, ando com a mesma turma há onze anos!!!

David® disse...

VOLTEI só pra dizer algo q lembrei e não poderia ter esquecido...no Conta Comigo o personagem principal cita uma frase q tem a ver com o q vc disse antes.
"Eu nunca mais tive amigos como aqueles de quando eu tinha doze anos. Jesus, mas afinal, quem tem?"

bom final de semana Marcos

PS: com relação a barba, a dona patroa não sabe o q tá perdendo...rs

She disse...

Olá, olá! Passando para retribuir a sua visita ao meu Cantinho e te dar as boas-vindas! Eu adorei aqui e amei o seu texto e a forma que vc colocou o fato das amizades de acordo com as idades, ficou perfeito! Muito bom!
Bjo, bjo!

Francisco disse...

Infelizmente, na fase adulta, algumas amizades se mantém por interesses; sejam pessoais ou profissionais. É claro, que nem todas, mas o mundo louco em que vivemos direcionam algumas amizades dessa forma.
Na infância e adolescência, salvo excessões, as amizades são mais sinceras e despojadas de interesses, e algumas permanecem para sempre, ainda que separadas por contingências da vida.
Sobre amigos virtuais, quero postar algo em breve.
Aquele abraço!

Mulher de Fases disse...

Maravilha de texto!Vc tocou num ponto que constantemente questiono.
Os meus/minhas amigas com os quais tenho laços mais fortes são os da infância.Conservo-os até hj...parece laço de sangue.Vc cresce junto, descobre coisas na mesma época, conhece a família toda...é marcante.
Com o tempo os outros amigos me parecem mais colegas pq não há um estreitamento e tb questiono-me pq...será que é pq perdemos aquela pureza infantil?
Adotro fazer cursos,das mais diversas modalidades, não só pela sede de aprender,mas tb como desculpa para novas amizades, novos círculos...mas é complicado.
Acho que na vida adulta só fiz mais uns 4 ou 5 amigos.
Triste constatação e foi muito bom vc ter tocado na ferida!
Vamos refletir pq nos fechamos a essa coisa tão gostosa que é a amizade?

Três Egos disse...

Olha só, tenho meus vinte e poucos anos e me encaixei em tudo que disse nos seu post. Hoje em dia conservo alguns amigos da época do colégio, fiz alguns colegas na faculdade e agora que estou descobrindo meus verdadeiros amigos na faculdade.

Abraço

Postar um comentário

pitaqueiros