sábado, 29 de maio de 2010

PROFISSIONAIS!


Todos nós sabemos que a formação de profissionais é fundamental para o crescimento de um país. O jovem quando sai da escola, digo, do ensino fundamental se quiser desenvolver uma carreira, logo já pensa em cursar uma faculdade.

Devo confessar que não é fácil fazer uma faculdade em qualquer lugar do mundo. Pois se engana quem acha que países de primeiro mundo facilitam muito as coisas para os jovens. (Raro algumas excessões onde os governos praticamente encaminham o jovem a ter uma formação acadêmica).

Conheço como é o processo no Brasil, Mexico, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra, Alemanha e Suiça. E as exigências são muito parecidas e em alguns dos paises acima absurdamente pior que no Brasil.

Criaram agora um curso "universitário" de 2 anos. Na boa, quem fez um curso regular sabe que 2 anos não vai formar um bom profissional. Se o de 4 ou 5 anos já deixa muito a desejar. Sem contar que não foi só o curso de 2 anos que foi criado, junto com ele veio o relaxo o descaso e a falta de comprometimento dos alunos.

Os alunos entram e saem a hora que quiserem, falam ao telefone, usam note book com internet durante a aula (para falar no msn ou ver emails) e o professor fica se sujeitando a falar para uma platéia de alienados. (Isso porque a "escola" é uma máquina de fazer dinheiro)

Muitos países incentivam, em nome do crescimento e da falta de mão de obra, que os jovens façam cursos profissionalizantes. Pois o tempo que ele "perderia" fazendo 5 anos de faculdade, o outro que já está no mercado de trabalho, consegue uma condição financeira muito melhor que aquele universitário. Ou seja, quando um aluno sai da faculdade para o mercado de trabalho, duro e começando uma carreira o outro já está há 5 anos ganhando dinheiro. (óbvio que não estou falando de Brasil).

Agora a realidade que mais me deixa indignado nesse países no mercado de trabalho é o dos: Pedreiros, encanadores, pintores e eletricistas (e vamos incluir os pseudos marceneiros). Pergunto a você que está lendo agora. Você já precisou de algum desses profissionais? Como foi sua experiência? Eu já construi 3 casas e reformei outras 2 e sei o que estou falando.

Eu não quero criticar os bons (que são atualmente 3 no Brasil inteiro), mas porque aceitamos que existam "profissionais" trabalhando sem a mnima qualificação profissional? Você aceitaria um técnico para mexer no seu computador que nunca fez um curso de aperfeiçoamento? Ou um dentista sem um curso de odontologia? Contratar um profissional de marketing que nunca entrou numa sala de aula? ´Fazer uma cirurgia com um cara que não é médico, mas na realidade ele assistiu há várias cirurgias que um amigo dele fez. Então porque não exige-se uma formação profissionalizante para essas áreas? Porque aqui o cara vê o outro "pedreiro" trabalhando e em 2 meses já está pegando um "bico" por ai. (Puro estelionado profissional).

Detalhe, não há código de defesa do consumidor que consiga fazer um pedreiro refazer um serviço "porco" ou reembolsar vodê do prejuízo que teve com ele.

Hoje algumas autoridades estão muito preocupadas com o exercício ilegal de algumas profissões, mas este país está sendo construido por falsos profissionais.

A única coisa que me faz enteder a lógica de ser omisso referente a exigir uma qualificação dessas pessoas, antes que elas entrem na sua casa e façam um estrago e deixem você estressado e com prejuízo, é que nossos próprios políticos, legisladores e administradores, presidente e tantos outros também não tem qualquer tipo de educação formal.

Isso tem que acabar, pronto falei!

19 comentários:

Marcelo Moraes disse...

Como diz o ditado: "O exemplo tem que vir de cima também!" Mas como vimos, quem está "lá em cima", mostra outros exemplos à sua população.

Abraço.

Mulher de Fases disse...

Marcos,
Vc falou tudo que tá engasgado a tempos na minha garganta.Já escrevi sobre isso a cerca de 2 anos no meu blog.
Pessoas totalmente desqualificadas portadoras dos mais diversos tipos de diploma...a educação é uma vergonha!!!!
Tenho uma amiga próxima, que dá aulas numa universidade e que foi proibida de reprovar alunos que ela considerou desqualificados para o período seguinte.Alunos de Comunicação que mal sabiam escrever!!!Como ela dependia do salário teve que engolir em seco e passar um trabalho complementar para ajudar os tais 'alunos'.Agora me diz,esse país é sério?Acontece o mesmo nos colégios.Pagou ,passou e aí?Fiz um curso onde a grande maioria da minha sala era de mestrandos e doutorandos.Confesso que comecei o curso temerosa, me sentindo pequenininha pois só tenho pós graduação.Ao longo do curso fiquei indignada com o nível dos meu colegas pseudo intelectuais.
Medo...tenho muito medo de cair numa cilada e me consultar com profissionais desse gabarito para resolver qquer coisa.Precisamos averiguar profundamente com quem estamos lidando!
Abços

Cris Medeiros disse...

Que visão legal sobre a questão! Concordo totalmente e nunca tinha pensado sobre isso! Estranho porque penso demais sobre tudo e já precisei tanto de pedreiros e similares...

Beijocas

BAU DO FAEL disse...

o estelionato profissional que vc menciona não está só no exemplo dado, há o estelionato intelectual. Pseudo profissionais que roubam suas ideias, mas não as desenvolve, pq claro, não partiu deles...causando um estrago maior, pq ao explicar ou passar adiante um projeto mau feito, mau acabado e feio, ele queima toda e qualquer intenção de se fazer um bom trabalho...Falo por experiencia propria, pq não existe um profissional mais mau carater do que o arquitetos (os que não tem vocação para profissão, deixando claro)que não conseguem ter boas ideias, e passam uma vida roubando ou copiando os outros...

abração...

Muito valido seu post.

Flávia Batista disse...

OI Marcos...

hummm, quer dizer que por vc, as mulheres sairiam de vestido bandage mais por aí, né?! hehhehehehehehhehe. Danadinho!

Sobre o post, concordo com vc, a educação é muito precária, seja em que nível for. Sobre estes profissionais que não precisam de "formação" para atuar, acho que o problema está na fiscalização. Como n tem nenhum orgão que regule os serviços dele, fica desse jeito, uma bela porcaria...

acho que o melhor que se pode fazer é buscar indicação de profissionais recomendados por amigos e conhecidos... é a unica forma de se precaver.

bjsss

Vanessa Souza disse...

Detalhe, não há código de defesa do consumidor que consiga fazer um pedreiro refazer um serviço "porco" ou reembolsar vodê do prejuízo que teve com ele.


rsssss.

Edilson Cravo disse...

Realmente oq percebemos é uma verdadeira indústria dos diplomas, onde não importa a capacitação do profissional, mas sim o fato de ele possuir o curso superior. Os cursos, em contrapartida, visnado apenas o lucro formam tais profissionais mal e porcamente. Mto dificil exigir qualificação num país de um contingente de ignorantes, começando pelos governantes, q dependendo do cargo mal têm o 2º grau. Vergonha TOTAL. Abraço, querido.

Fermina Daza disse...

Olá, Marcos

Pouts, vc tocou num tema que mexe comigo: educação. Seja ela fundamental ou profissional, esse assunto é complicadíssimo. Esses cursos de 2 anos são, pra mim, um forma camuflada (política em sua raíz, claro) pra dizer que o povo está sendo educado. A verdade é que não está. Nunca esteve. Até mesmo nos cursos de 5 anos, citado por vc, não temos uma base profissional de boa qualidade, visto que as universidades particulares colocam qualquer um lá dentro. Sem contar que o jovem, já lá nos primeiros anos de escola, não tem o mínimo necessário de estudo pra optar ou mesmo analisar tudo isso. Educação é um ciclo de problemas onde TUDO, na minha opinião, está errado.

Fui professora de português durante 3 anos, e já mudei de área. NÃO DÁ!

Gostei do texto crítico. Muito bom!

Beijones,

She disse...

Clap, clap! (palmas) Adorei a colocação e a ideia do post! É isso mesmo, o que é lamentável! Concordo totalmente contigo!
E amei tb a escolha da foto!
Bjo, bjo!
She

Elaine Gaspareto disse...

Marcos,
Muito obrigada por acompanhar meu blog; seja mesmo muito benvindo sempre!
Passei por aqui rapidinho mas gostei logo de cara. Vi um selo na sidebar falando sobre adoção de cachorros e logo percebi que a gente tinha algo em comum. Tenho 4 viralatas lindos e fofos rsrs que eu amo demais da conta.
Beijos e boa noite

Robson Schneider disse...

Excelente post Marcos.Gosto da maturidade com a qual escreve suas idéias.
O tema abordado é de fato preocupante, especialmente quando envolve saude e segurança.
Grande abraço!

Francisco disse...

Ótimo post, Marcos!
Se houvesse interesse do governo, em dar uma melhor formação em nível fundamental, e investisse em cusros de capacitação profissional, não teríamos os pedreiros e encanadores que vc mencionou.
Num país em que mais vale um diploma de curso superior, seja lá qual for o curso, do que um bom curso técnico, pouca coisa pode-se esperar.
Valeu!
Um abração.

Três Egos disse...

E por isto eu tenho cada vez mais medo de qualquer profissional que eu encontre na rua.Como você disse, maus profissionais estão em todo lugar, em qualquer profissão. E o governo? Eles também estão ganhando dinheiro sem nenhuma qualificação, para quê então arrumar toda está lambança?! Rídiculo!

Abraços...!!!

Madame Mim disse...

Marcos,
Cheguei a publicar um post sobre os inumeros e-mails que mandei quando o ano estava ainda começando! Para reclamar do serviço porco feito no AP novinho, havia sido entregue há pouco tempo...e não foi só da renomada contrutora, que aliás até hoje nos deve alguns reparos, mas da empresa que nos vendeu os armários que são de péssima qualidade, da decoradora que nos vendeu o papel de parede que manchou...e até mesmo da maternidade...enfim estamos cercados de profissionais que sem qualificação nenhuma jogam suas economias e seus sonhos ralo abaixo!

E o que podemos fazer? Essa é a grande questão!

Eu reclamo, mando e-mails e até susto cheque, até que tomem atitudes. Acho que com isso eles pensem mellhor em contratar profissionais capacitados, porque é só mexendo no bolso deles é que tomam uma atitude!

Bjs

Bill Falcão disse...

Falou bem. Não sei lá fora, mas, no Brasil, Educação é um fiasco. Uma vez, um otorrino, diplomado, claro, disse que eu tinha amigdalite. Só que eu tirei as amígdalas com cinco anos!
E por aí vai. Na minha área, Jornalismo, também é uma vergonha. Os caras insistem que é preciso ter diploma, mas não sabem escrever e ninguém lê nem bula de remédio.
Aquele abraço!

Atitude: substantivo feminino. disse...

"Hoje algumas autoridades estão muito preocupadas com o exercício ilegal de algumas profissões, mas este país está sendo construido por falsos profissionais." - Eu particularmente sou a favor de cursos mais rápidos para inclusão no mercado. Acho que determinados cursos não necessitam de todo embasamento científico que o academicismo gera.
Com relação ao parágrafo que destaquei acima: perfeito. Também sempre me perguntei isso!
Como assim permitimos que pessoas entrem em nossas casas, mexam em nossas coisas, cuidem de nossas crianças sem nenhuma garantia??? Prestam serviços de merda, todos fora de prazo, nunca entregam nada certo, se reclamamos somos praticamente ameaçados...juro que não entendo.
Quem são os marceneiros, porteiros, diaristas, estofadores, encanadores, pintores que trabalham para a gente?
Pesquiso e peço referências mas mesmo assim ainda caio em furada.
Esse mercado dos autônomos é muito mal gerido.

Rapha disse...

Nossa, mas que revolta... USAHsuiHASuiAS... Tipo, eu concordei muito em alguns pontos contigo, mas discordei em alguns. Eu já vi pedreiros não formados fazerem excelentes trabalhos e tecnicos de informática formados fazerem merda. Não tenho nem uma opinião bem formada quanto a isso, mas acho que há exceções.

Bjooos!

Lobo disse...

É realmente preocupante esta situação... mas também temos que atentar que em muitos casos o que acontece é sem vergonhice, de pessoas que não querem gastar dinheiro contratando profissionais qualificados e opta pelos "pedreiros".

Mas que somos vítimas em muitos casos, somos...

Abraços Marcos!

Madame Mim disse...

Marcos,
Respondi sua pergunta no blog Devaneios com uma proposta ..rsrsr
Depois passe lá para ver OK?
Bjs

Postar um comentário

pitaqueiros