terça-feira, 25 de maio de 2010

INTERCÂMBIO.



Quando eu abri o portão de casa chegando da escola, minha mãe veio ao meu encontro com uma carta na mão e lágrimas nos olhos.

Minha mãe é uma mulher incrível, eu a admiro não somente pelo fato dela ser minha mãe, mas porque ela tem um história de vida incrível. Mãe de sete filhos (eu sou o sétimo), acompanhou meu pai em sua carreira e vocação e passou por muitas privações na vida em prol dos filhos. E agora lá estava ela com a carta na mão. E assustado perguntei:

"-Mãe o que esta acontecendo a senhora está chorando?" Olhando para mim, entregou-me a carta e disse: "-Você conseguiu, aqui nesta carta está informando que você foi aceito para fazer o intercâmbio e vai ficar um ano fora do Brasil!"

Eu quase nem acreditei, abri a carta correndo e li, e reli varias e varias vezes e quase não acreditava no que estava acontecendo. Minha cabeça foi a um milhão, pensando em tudo! Eu sabia que a passagem para Australia ficaria mais de cinco mil dolares.

Eu estava tentando ser aprovado para conseguir aquela vaga e ir em intercâmbio para austrália, já fazia um ano e teria que ser pelo Rotary, que além de ser mais conceitudo não cobrava nada por mes, seria somente a passagem. Tinha feito as entrevistas, mas muitos filhos de rotarianos acabavam tendo preferencias. Fui falar com varios rotarianos para me apoiarem (eu nem sabia que isso era o que chamamos hoje de marketing pessoal), mas tinha que aguardar a resposta.

Minha mãe estava chorando pois sabia que ali seria o fim de um ciclo. As nossas vidas são feitas de ciclos e assim que fechamos um ciclo, abrimos um outro e assim por diante. E eu aos 16 anos ir para um país tão longe era motivo de preocupação.

Vencida aquela etapa ainda tinha a questão da conversa com meu pai, pois aquele gasto não estava no orçamento e lá fui eu falar com ele. Quando cheguei perto dele e me olhou e disse: "- Você quer mesmo ir fazer esse intercâmbio?" Eu respondi que sim pois já fazia muitos anos que sonhava com aquilo. Ai ele continuou.

"-Filho, você fez tudo sozinho, correu atrás das pessoas para te indicar, fez as entrevistas e nunca veio pedir a minha ajuda! Agora eu acho mais do que justo eu fazer a minha parte e pagar a sua viagem!" Nossa eu nem acreditei de tanta alegria.

Realmente, aquela viagem seria um fim de um ciclo e o início de outro. O ano que eu fiquei fora me fez ser uma pessoa melhor. Aprendi a conviver com pessoas de habitos e cultura diferentes, me fez aprender a ter limites, conheci muitos lugares, fiz muitos amigos, senti muita saudades de casa e aprendi a valorizar o que eu tenho aqui, aprendi um outro idioma enfim, se todos os jovens tivessem a oportunidade dessa experiencia o mundo seria outro.

Recomende aos jovens que se motivem para fazer um intercâmbio pois a experiência será unica na vida dessa pessoa.

11 comentários:

Cris Medeiros disse...

Austrália me dá arrepios, tem tantas aranhas venenosas, e eu morro de medo de aranha, fobia total... rs...

Mas deve ser uma experiência bem interessante! Não me vejo fazendo isso aos meus 16 anos, porque aos 16 anos eu só levava surra do meu pai e bronca da minha mãe, ninguém me escutava... rs

Beijocas

Flávia Batista disse...

Oi Marcos!!!

pois acredite se quiser, eu passo mais tempo sem maquiagem, que com. Como acabo tendo que usar muito - pois trabalho muito em eventos e saio muito nos fins de semana, tento poupar a pele durante a semana. Mas, uma coisa da qual não abro mão, é o batom! Eu sem batom, me sinto nua! hehehhehehehe

Sm, sobre o seu post, imagino como deve ser legal fazer intercâmio. Quando eu fiz 15 anos, eu ia viajar pros States, só que no dia do meu niver foi o ataque ao World Trade center, aí meus pais não me deixaram mais ir...

Hoje, ainda penso em fazer intercâmbio. Não algo tão demorado como um ano, mas quero aproveitar para estudar. T^po pensando em ir para Montreal ano que vem, aproveito e faço intercâmbio de inglês e francês ao mesmo tempo e ainda me esforço pra fazer algum curso na área de comunicação. Deus queira que eu consiga!!!

bjsss

Robson Schneider disse...

Toda experiencia com outras culturas enriquecem muito né? isso é fato.


Ps: rindo de seu comentario no meu ultimo post ... - Vou por só a cabecinha... hahahahahahahaha

[Farelos e Sílabas] disse...

===

E a experiência, ao final, não terá sido a grande conquista do sonho?

Sei que há muitos tesouros a serem colhidos, mas nada substitui o prazer de uma realização, seja qual for!

Meu bom rapaz, sou-te grato pela(s) ida(s) lá no Farelos!

Abração em ti!

===

Anônimo disse...

Às vezes não só viajando para fora do país, mas para fora do próprio estado. Muitas coisas também aprendemos por aqui, simplesmente pela distância que gera uma série de conflitos e desafios em nossas vidas. Que bom que teve esta oportunidade...

Um abraço.
Marcelo.

Lia disse...

É isso aí... :)
Parabéns pela determinação.
=*

BAU DO FAEL disse...

Bem, para quem conhece sua mãe sabe o qto deve ter sido dificil pra ela ficar 1 ano sem o caçula, numa terra distante. Australia na época que fez intercambio seria o mesmo que ir a marte hoje...totalmente inospito.

Um dia fale do seu pai aqui, seria interessante vc compartilhar com todos as histórias dele...sempre digo, foi a melhor pessoa que conheci nessa vida..

Eu sei que a viagem te fez bem, e dela soube criar frutos que colhe até hoje...e olha que faz tempo isso...rs

abração...

Madame Mim disse...

Tenho muita vontade de conhecer sua mãe, por alguns motivos...mas dois deles são: Um dia vc me disse que ela é uma senhorinha muito vaidosa e que sempre está bem arrumada e eu acho isso maravilhoso, a pessoa não perder a vaidade e manter a dignidade seja em que idade estiver...E outro, porque gosto de conhecer pessoas que investem, incentivam seus filhos a estudarem, dentro ou fora do país. Porque, posso não ter certeza de muitas coisas, posso não ter tido oportunidades e nem vivido muitas coisas, para dar como certo muitos conceitos ai debatidos, mas de uma coisa eu tenho a maior certeza, estudo e educação são os maiores tesouros, que podemos dar ou proporcionar aos nossos filhos!
Mesmo te conhecendo há menos de quatro anos, pude ver que o que vc é não é fruto de tão somente sua formação acadêmica, mas sim de toda educação e dedicação, que teve de seus pais.
Bjs

Vanessa Souza disse...

Essas mães maravilhosas...

A Revoluçao Feita por Nós disse...

Oi...estava passeando pelos blogs e vi o teu. Legal...parabens!

Marion Crane disse...

Vou fazer o meu daqui um mees!! =D

Postar um comentário

pitaqueiros