segunda-feira, 17 de maio de 2010

A CANARINHA.


Eu não sou de assistir futebol, acompanhar formula 1, voley ou qualquer esporte. Não coleciono nada, criação para mim resume-se a uma cachorrinha. Não que eu seja contra quem faça ou curta, simplesmente não é minha praia. Respeito quem tem times e curte essa atividade mas não serve para mim.

Mas a história não é essa, a história começa com um móvel que eu comprei para reformar. Era uma aparador com espelho bisotado, daqueles antigos, todo entalhado a mão, quase que um achado mas, precisava de ser restaurado. Claro que aquela peça não poderia ser tratada por um cara "meia boca". Minha casa é bem moderna mas um móvel desses quebra a rigidez do contemporâneo.

Pergunta de cá pergunta de lá... me indicaram o "Chileno". Não entendo porque as pessoas quando vêm de algum lugar os "amigos" já vão dando apelidos tão originais como: O Bahiano, o carioca, o Paraíba... e para os estrangeiros... o Chileno! Eu não curto esse tipo de apelidos... Bem, o Chileno, Errr, ele veio do chile e trabalha com restauração de móveis. Conseguir um espaço na agenda dele era quase como ganhar um ingresso para assistir "Beyonce" na primeira fila. Eu ligava direto para ele mas ele nunca podia "pegar" meu móvel para reformar, até que um dia liguei e ele disse... "- Mãrcos pûde trázeér su móvel que yo voy reformá-lo". Nem preciso falar que fiquei super feliz por entregar aquele móvel em mãos tão competentes.

Contratei um carreto e no dia seguinte a "peça" já estava lá. Prazo e preço não eram negociados. Ele cobrava o quanto queria e entregava quando queria. Isso fez com que eu frequentasse muito a oficina dele, até para fazer uma "pressão". Um dia em uma dessas idas até lá percebi que ele tinha uma gaiola grande e redonda coberta. E não aguentei a curiosidade e perguntei:

"-Chileno o que você tem nessa gaiola?" Ele com aquele sotaque típico disse: "-Son uns cânârinhus que yo estoy criându." Nossa, achei aquilo a coisa mais legal e fui ver. Os filhotinhos todos juntos e mais uns 4 canarinhos ali dentro. Foi quando percebi numa gaiolinha minuscula, sabe aquela que é uma arapuca. Bem, lá dentro tinha um passarinho amarelinho e não entendi o porque aquele passarinho estava ali. "-Chileno, o que esse passarinho tá fazendo aqui nessa gaiolinha minuscila??? Putz cara ele não tem nem puleiro e não dá para voar, porque ele tá ali?? Ele vai morrer!!" Já fui falando meio que indignado e ele respondeu:

"-Esse éh uma canarinha Marcos... num prêsta prá nada... num cânta, tá ai prá morrê mesmu." Tive que me controlar pra não surtar! Ele achou que estava justificando algo para mim. Como disse no começo, eu não curto esportes, criações, coleções.... mas eu tenho uma coisa.... quando tenho que assistir a um jogo, sempre torço para o time mais fraco. Ou para o cara que tá apanhando no boxe. Acho que gosto de ver aquele que ninguém acredita, "Dar a volta por cima" e calar a boca dos outros.

"-Chileno, vou levar ela embora então." Bem, ele nem se esforçou para responder. "-É um favor!." Sai dali e fui a uma clinica veterinaria na própria rua e comprei, ração, vitamina e a melhor e maior gaiola que tinha lá. Muito maior que a dele com 4 passarinhos. E voltei pimpão para o ateliêr do Chileno.

Desci a gaiola e falei para ele: "-Essa canarinha aqui chileno, vai ter vida de rainha, vai morar nesse palácio sozinha e não é porque ela não canta que não vai ter as regalias de canário cantador." Sabe, eu não aguento essas discriminações. Essa prática é feita com mulheres, por isso abonimo qualquer tipo de agressão a mulher. (Eu quase sai no começo do filme "Monster -Desejo Assassino".)

Levei a canarinha para casa e logo arrumei um namorado para ela... Ela teve mais de 12 filhotes e TODOS sem excessão eram machos e cantadores. O chileno só esqueceu que para ter canários machos eles vêm de uma fêmea. OBS- Não gosto de aves em gaiolas, sou CONTRA, mas essa era de cativeiro e soltá-la seria sentenciá-la a morte.

19 comentários:

tiagomaçon disse...

rs, tb não gosto de criações, não mesmo, tenho uma cachorra e um gata, mas não sou o melhor para cuidar, até meus bichinhos virtuais morriam ... mas detesto mau´s tratos com animais, isso não pode... fez bem... gostei...

BAU DO FAEL disse...

Olha só...outra história que não conhecia.

Pergunta, cade esse móvel que eu nunca vi? rs rs rs.

Aquele pobre passarinho que ta na sua mãe, com as pernas necrosadas, é a pobre passarinha fadada a morte, ou algum de seus filhos que tb já está velhinho?

Agora a unica coisa parecida com coleção é uma cachorrinha, vc apelou...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Por que não contou dos carrinhos hot wheels?

abração.

. disse...

Era tudo fachada do chileno pilantra. Ele na verdade criava os passarinhos para depois frita-los e servi-los no jantar. Ao menos voce salvou a bichinha desse triste fim..

abraços!

Marcos disse...

Errr... o movél é o primeiro no hall de entrada da casa.

Aquele é o namorado dela... que hj tá velhinho...

Criação é a filó...

Hot wheels... são 10 em um saco plastico!

Arsênico disse...

ãiM coLéga... você corta meu coração cara! Sério... eu tenho pavor de maus-tratos a quem quer que seja... você é um herói garoto... Parabéns... e além de proporcionar uma Big Gaiola pra Canarinha... ainda lhe arrumou um parceiro sexual!!! Seu lugar está garantido no céu... NEM QUE SEJA O CÉU DOS PASSARINHOS! hahaha!!!

***

xD

Lobo disse...

Ai, para, não tenho saco pra coleções...

Mas não aguento ver bichos em cativeiros cerrados. Se é pra criar em cativeiro, que seja direito, com espaço, alimentação, cuidados, e tudo direitinho. Acho o cúmulo alguém pegar algum bicho para criar quando não tem como dar tempo nem cuidado, ou trata com descaso...

Até hoje de vez em quando abro gaiolas por ai quando os donos não estão olhando... ahauahahhauauhauahau

Abraços Marcos!

Vanessa Souza disse...

Aves presas me deprimem.

Atitude: substantivo feminino. disse...

Sabia...imaginei logo pelo início do post, com aquele sotaque no melhor estilo "la grantia soy jo" que ia dar algo errado. Achei que tinha dado merda no móvel, mas pelo visto não foi, né?
Vc TINHA que ter ido no tal chileno tá vendo?! É o destino. Se vc não tivesse ido não teria achado a canária. Não teria salvado ela!
Mas ele fazia por crueldade??? Fiquei com ódio dele. Ainda bem que vc apareceu. Detesto maus tratos com os animais. Será que esle está ilegal no Brasil? Eu poderia denunciá-lo...MMMmmuuuAAAhhhhh (isso foi uma risada malígna)

Thiago de Assumpção disse...

hhahahahaha...
adorei a historia...

Lia disse...

Suas atitudes sempre surpreendem.
Um beijo

Robson Schneider disse...

Marcos com o primeiro paragrafo desse post voce pode ser considerado meu melhor amigo de infancia hahahaha
Super abraço!

Fermina Daza disse...

Nossa! Estou ainda aqui absorta pensando sobre o que vc disse de torcer para o mais fraco só pra vê-lo dar a volta por cima. Eu sempre me surpreendo com as pessoas pelos blogs. Achei fantástico!

E como está sua canarinha? rsrs

Beijos,

Madame Mim disse...

Ahhh vc é um fofo! Rsrsrs
Ainda bem que estava no lugar certo e hora certa . Lembrei de uma com um filhote de beija-flor..A Marta te contou que uma vez na Sculpture um beija flor filhote havia sido abandonado na árvore, não sabíamos se a mãe morreu ou se não voltou, o fato que ele estava lá sozinho no ninho...Então fizemos de tudo para pega-lo, imagina super alto na árvore, ai depois de muito custo, o manobrista (Gilberto) tirou ele lá de cima, peguei e levei-o à veterinária com pet-shop mais próxima...A funcionária desinformada fez eu comprar uma ração para filhotes xpto com vitaminas ...etc . O pobre engasgava com aquela farinha, claro!!!Err, beija flor se alimenta de nectar e não farinha! E eu no desespero nem tinha pensado ...coitado, entalado de comida não própria, ai a Marta me salvou me levando à um pet shop na avenida Moraes Sales, onde vcs costumavam fazer compras para a Filó...
Ai o cara me vendeu o "nectar"..alimentação correta ...ufa e salvamos o beija flor!
Bjs, saudades de tí!

Flávia Batista disse...

Oi Marcos!!!!

Amei o post. Muito mesmo. Já percebi que você é o tipo de pessoa que gosta de ajudar o outro e achei lindo você dizer que sempre torce pelos mais fracos. Eu sou meio assim também. Só que mais que torcer pelo outro é que eu gosto de ver quem é desacreditado calar a boca das pessoas.

Sobre passarinhos, eu crio atualmente 5 periquitos australianos. Eles já foram 32. E uma vez uma amiga minha chegou na minha casa dizendo que ia soltá-los, porque eles tinham asas era pra voar. Quase bati nessa menina. quem não cria pássaro, pensa que é só soltá-lo que ele vai voar e pronto. Não é assim. Se o bichinho já nasce em cativeiro, ele não vai sobreviver muito tempo, por isso prefiro criar um passarinho durante oito anos - como os meus já tem - em vez de soltá-los e eles morrerem em alguns dias.

Cada dia gosto mais daqui!

beijooosss

Anônimo disse...

Criei canários desde os meus 9, 10 anos e até uns cinco anos atrás (Além de outras espécies também). Comecei quando ganhei um de um amigo da família que criava, e dalí para frente, fui me especializando na empreitada. Por motivos contrários aos meus, não pude continuar, mas tive uma história ligada a estes bichos que deixei registrada neste post: Saudades. Só quem cria estes animais tem a noção do que é ter um ser tão pequeno no tamanho, mas que tem o poder de serem grandes aos nossos olhos.

Abraço.
Marcelo.

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Há quanto tempo não vinha aqui!...

E dei de cara com algo que se assemelha a algumas convicções minhas. Também sou um incentivador dos fracos e oprimidos. Também sou contra toda forma de supressão de liberdade.

E a última frase foi um misto de sensibilidade e realidade prática. É isso aí!

Abraço! :)

===

Mulher de Fases disse...

Linda história...me emocionei!Fiquei feliz com o desfecho que deste para a canarinha, quase um conto de fadas do mundo animal!
Dá-lhe Marcos!

Silvana Alves disse...

linda sua atitude viu!! parabéns, vc é um encanto.

Anna Vitória disse...

Muito bacana sua atitude! Eu também fico muito indignada com essas coisas, já não curto bichinho engailado, se ainda é mal tratado...

Postar um comentário

pitaqueiros