domingo, 23 de maio de 2010

FUTEBOL, PAIXÃO NACIONAL????


Sempre que chega a época da copa do mundo, meu interesse por futebol surge e acaba como um ráio. Isso mesmo, na mesma velocidade que vem ele vai. Melhor eu explicar isso.


Tenho uma tremenda antipatia pelo "culto" feito ao futebol no Brasil. Acho uma forma extremamente exagerada como os meios de comunicação estressam o assunto, de forma a você muitas vezes pensar, "Será que eu estou errado? Será que as pessoas amam tanto futebol ao ponto justificar essa informação massiva na TV ?" Ou será pura falta de explorar outras atividades esportivas? Ou por ter puros interesses financeiros acobertados pela "paixão nacional".


Sabe, tudo bem que eu nunca fui fã de futebol. E também não é pelo fato de não saber jogar. Acho até legal a forma como os times competem, mas o que sou contra é o fato de ter futebol enfiado guéla abaixo.


Os repórteres fazem entrevistas nas ruas testando os conhecimentos das pessoas, perguntando em qual posição é de "tal" jogador, o que é cabeça de área, volante e quantos nomes as pessoas conseguem lembrar de jogadores o que é 442 e 443, centro avante. Caramba!


A coisa não é querer esclarecer dúvidas e sim, falar de uma forma subliminar: "você não entende de futebol, faz um favor? Fica sentado e calado ali naquele cantinho por favor".


A globo é campeã em manipular esse "endeusamento". Todo dia tem um jornal de esportes, dedicado 90% do tempo ao futebol. Todos os jornais tem "os gols" ou as informações de esportes (entenda esportes = futebol), quarta feira a noite... Futebol. Domingo a tarde.... Futebol!


Você acaba até se sentindo excluido e que "está fazendo algo errado... ou está indo contra o rumo". Agora, o pior é quando você chega na casa de um amigo e ele te fala: "Cara assinei o canal de esportes e posso acompanhar os jogos (de futebol) da europa" Caramba! Não bastasse ter que aguentar o que tem na TV aberta o cara vai buscar o que esta acontecendo na europa?? (tenho que rever os amigos...rs)


Tudo tem limites e sinceramente acho que o assunto futebol extrapola a todos. Sabe o que é interessante, as propagandas de cerveja sempre querem ligar, futebol a cerveja! Olha que coisa mais legal, ficar assistindo futebol tomando cerveja!


A copa do mundo é legal, as competições e a interação entrer os povos, a competicão. Tenho certeza que vou acompanhar os jogos do Brasil por uma questão até de ser levado na onda. Mas hoje, domingo... dia 23 de maio, nem sei quantos dias falta para o início da copa do mundo, JÁ ESTOU DE SACO CHEIO DE FUTEBOL E COPA DO MUNDO.

26 comentários:

Cris Medeiros disse...

ehehehe! Faço minha as suas palavras! Não entendo essa importância exagerada que dão ao futebol, principalmente aqui no Brasil. É como se fosse algo que mudasse a nossa vida de alguma forma, e não mura po**a nenhuma!

Confesso que até ficar com uma paixãozinho light pelo Fred do Fluminense, eu simplesmente odiava futebol. E para um cara namorar comigo era pré-requisito não ser doente por futebol. E confesso que ainda é. Gostar tudo bem, mas ser igual ao meu chefe, por exemplo, que fica falando daquilo o dia todo. Vixe!

Natualmente a mídia descobriu esse ponto fraco da população e estimula essa idolatria pra gerar dinheiro, tudo é dinheiro nesse meio, só quem se ferra mesmo é o torcedor pobre que fica dando seu dinheiro suado para acompanhar esses times...

Hoje em dia, por conta do Fred, eu consigo ver os jogos do Fluminense, mas minha opinião sobre essa doença Futebol, continua a mesma... rs

Amei o post!

Cris Medeiros disse...

Ahhh esqueci de dizer que seus os jogadores fossem para o campo pelados, como na foto do seu post. Ahhhhh! Eu assistiria todos os jogos... ahahahah!

Bjks

Marcelo Moraes disse...

Já demonstrei a minha "paixão" por este esporte lá no blog, então...

O único evento esportivo que, realmente, vale acompanhar uma competição, é a Olimpíada, pois aí sim, o futebol não vira rei aos olhos dos outros e ele perde a pose rapidinho frente a uma ginástica olímpica, por exemplo.

Não perderei meu tempo com nada ligado a esta copa.#prontofalei.

Um abraço.

Fermina Daza disse...

Ah, puxa, me identifico bastante com vc. Claro que por eu ser mulher eu não ser tão apegada em futebol é mais óbvio. Mas, veja, apesar de ter jogado futebol grande parte da minha vida e ter tido um irmão que quase virou jogador de futebol, além, ainda, de ter uma família que fala de futebol do café ao jantar, eu andei pregando o desapego!

Sou uma palmeirense fajuta. Nem sei mais dizer o nome de um jogadorzinho se quer do meu time. Nem torcer contra o Corinthians eu faço mais! E são sempre os fogos de artifício que me avisam quando os jogos começam na TV.

Estou pra ir mais a fundo em tudo que vc falou e dizer que grande parte dos problemas políticos e sociais do Brasil são mascarados pelo futebol. O pessoal fica totalmente alheio ao mundo quando começava um campeonato.

Muito bom texto. Uma crítica construtiva. Se eu ainda desse aulas, com certeza recomendaria o texto aos meus alunos.

Beeeijos,

Robson Schneider disse...

Olá meu melhor amigo de infância!! hehehehe

JÁ ESTOU DE SACO CHEIO DE FUTEBOL E COPA DO MUNDO.(2)

Marcos disse...

Vou só fazer uma parte... Hoje acordei sem inspiração para escrever e pensava que o assunto seria "pobre", mas vejo que tenho irmão de infância no assunto...rs...rs.. e me lembrei de algo a respeito do futebol!

PÃO E CIRCO para o povo... e a Dilma vem com tudo!

Unknown disse...

Concordo plenamente.
Em época de copa me sinto fora do mundo, deslocado.
Tudo é futebol. Tudo é verde amarelo. ¬¬'

Nina disse...

Eita, Marcos...

Eu adoro futebol. Emociono-me até com os comerciais que usam o tema... Vou a Estádio, tuito jogos. Estou ansiosamente esperando a Copa do Mundo, com meu álbum virtual da Copa completo, o real faltando várias figurinhas ainda, e sei que faltam 19 dias para o torneio começar, no dia 11 de junho. Conheço as regras, entendo de tática e adoro assistir a um jogo bebendo com os amigos.

Pronto! Agora pode me esganar, rs...

Madame Mim disse...

Marcos,
Também nunca gostei de futebol, principalmente por causa da idolatria e da violencia que gera entre os torcedores ...É como uma droga mesmo, as pessoas não tem limites e acham que aquilo é a melhor coisa para se sentir...
E os jogadores??? Parece que nem ganham milhões para fazerem aquilo, como comentei outro dia, gols parecem esmolas aos expectadores em sofrimento...lamentável...
E na copa, piora com certeza, as pessoas parecem que eloquecem de vez, se pintam e pulam na frente da televisão como se aquilo fosse caso de vida e morte!
Mas, infelizmente somos a minoria. E como na copa há uma exploração do mundo publicitário absurda, ai enjoamos ou enojamos, antes mesmo da bola rolar.
É o que vc comentou no meu ultimo post...o exagero pode ser letal...Over Copa!

Bjs

BAU DO FAEL disse...

Quando criança era obrigado a sair da sala e ir pra quelquer canto da casa pq meu pai e irmão assitiam tudo oq dizia respeito a futebol...jogos de varzea (isso significa, da 20° divisão), alem dos programas relacionados ao assunto e tudo mais.

Queriam que entrasse de mãos dadas com jogadores da Ponte Preta aqui em Campinas antes dos jogos...

Uma das vezes que me levaram a força no campo comi pipoca estragada e tive uma intoxicação alimentar...Graças a Deus pq assim meu pai desistiu de me levar, dizendo que ia no campo só pra comer.

Não sei oq é estar "impedido", "volante" e outros termos ligados aos jogos...sabe pq?

PQ ODEIO FUTEBOL...

abração.

Três Egos disse...

Também não sou nem um pouco fã de futebol. Quando era criança eu até assistia a copa com minha família, mas lembro que nem a última copa eu assisti. Claro que fui considerado um alienado e tal, mas fazer o quê? Gosto é gosto. E olha que eu tinha todo o histórico para ser viciado em futebol, afinal, meu pai e meu irmão não perdem nenhum jogo, principalmente de quarta-feira que, se não bastasse a TV, eles ligam o rádio tb para ver o que está rolando no outro jogo. Enfim, meus tios e primos chegam até a ligar um para o outro qdo tal time perde ou não. E eu lá, escutando uma música ou fazendo qualquer outra coisa. Futebol realmente não é comigo! E a única pergunta que eu sei responder sobre futebol é quando perguntam para que time eu torço, mas para aí meu diálogo porque eu nem sei qual foi a última vez que o São Paulo jogou... hehehehehe

Abraço!

Marion Crane disse...

hahaha! Ninguém da minha familia é ligado em futebol... ninguem. Nem meu avô, nem meu pai, nem nenhum dos meus tios. Copa do mundo aqui em casa é divertida no dia de sair mais cedo do trabalho pra ver o jogo e por tomar incontaveis litros de cerveja!

Atitude: substantivo feminino. disse...

Eu gosto de ver jogos. Não só da Copa mas jogos de futebol de uma maneira geral. Sou Flamenguista...torço muito...agora...se começar a jogar mal...na boa..eu começo a torcer contra! Porra os caras são pagos para só fazerem isso, não ferra!!! Não tenho essa de amor incondicional..jogou mal, torço contra.

Thiago de Assumpção disse...

Dois... eu também já estou de saco cheio da copa...

Lia disse...

Detesto futebol =*

Edilson Cravo disse...

O mais engraçado é que antes de começar a Copa já tô exausto de tudo isso...rs. Linda semana..abraço grande.

Flávia Batista disse...

Oi Marcos!!!

Aaaaai, eu também já cansei de tanto futebol. O Brasil pára quando tem Copa do Mundo, a única coisa que gosto é que tudo acaba em festa!!! hauhauahuahua e como eu adoro festas, eis a parte que me interessa.

beijosss

Anônimo disse...

futebol + mulher = homens
o brasil é machista

oi... visitando seu blog... mto bom, vou dar uma lida nos outros posts... beijos em vc

Anônimo disse...

Acho que escrevi um comentário e ele não caiu...
Tentando de novo..

Vanessa Souza disse...

Eu não compartilho dessa paixão.

Arsênico disse...

hahaha!!! Faço das suas palavras as minhas...

Também nunca fui fã de futebol... mas na Copa do Mundo a gente se deixa levar pela emoção de talvez ser mais uma vez o melhor do mundo em alguma coisa...

Também acho o cúmulo a pessoa assinar TV só pra ter mais canais de futebol... com possibilidades de vários ângulos e o escambal!!!

***

xD

A Pimentiinha disse...

1ª vez aki...

"Na Europa futebol é entretenimento entre classes, no Brasil é o analgésico do povo!"

simples assim! rs

bjOs

...e se der, dá uma passadinha no 'meu mundinho'

Criis

Mulher de Fases disse...

Marcos,
Atenção, atenção...Tem um selinho lá no meu blog que pertence a vc.
Presenteei alguns amigos blogueiros com um selo e gostaria que vc participasse.
Vai lá no meu blog e leia o que deve ser feito!
Parabéns!!!
Abços

Lobo disse...

Pelo menos ele vem pra você XD.

Eu não consigo nem fingir interesse. Sempre sou o ranzinza mal humorado sem espírito esportivo quando chega época de copa...

Abraços Marcos!

Bill Falcão disse...

Só consigo torcer pro Cruzeiro, meu time de infância, Marcos! Detesto essa época de Copa do Mundo. Gente que nunca ligou pra futebol passa a torcer fanaticamente, porque a televisão mandou. E a TV ganha oceanos de grana com isso. Tudo é comércio. E os comentaristas profissionais ainda dizem que o Brasil tinha que ganhar TODAS as copas, como se não existisse futebol no resto do mundo.
De minha parte, espero que a taça fique com a Alemanha, a Itália e até a Argentina, hehehe!!!
Aquele abraço!

She disse...

hahahahaha realmente há exageros...bjo, bjo!

Postar um comentário

pitaqueiros